Apresentações Orais



A (RE)CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO FORMATIVA
Carmem Lídia Pires Martinez, Lizete Maria Orquiza de Carvalho

A ARGUMENTAÇÃO EM DISCUSSÕES SÓCIO-CIENTÍFICAS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO
Wildson L.P. dos Santos, Eduardo Fleury Mortimer, Philip H. Scott

A CONSTRUÇÃO DE UM ZOOLÓGICO VIRTUAL POR ALUNOS DE 12 A 14 ANOS
Ellen Suzi C. Lima Constantino, Michele Cavalcanti L. Dias, Rejane Martins Novais Barbosa, Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino Jr.

A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA TABELA PERIÓDICA COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM
Ellen S. C. L. Constantino, Micheline C. L. Dias, Marcelo B. C. Leão

A CRÔNICA DA DISCIPLINA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Elisabeth Barolli. Marisa Franzoni, Alberto Villani, Denise de Freitas

A EVOLUÇÃO DE UM GRUPO DE APRENDIZAGEM NUM CURSO DE FÍSICA DE ENSINO MÉDIO
Marcelo Alves Barros, Elisabeth Barolli, Alberto Villani

A FALTA QUE UMA "BOA" INTERAÇÃO COGNITIVA FAZ AO PROFESSOR DE QUÍMICA
Mara S. Cesário da Mota, Rosália M. R. de Aragão

A FÍSICA ESCOLAR IDENTIFICADA POR TRABALHADORES INDUSTRIAIS EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS
Nilson Marcos Dias Garcia

A HISTÓRIA DAS LEIS DE MENDEL NA PERSPECTIVA FLECKIANA
Raquel Crossara Maia Leite, Nadir Ferrari, Demétrio Delizoicov

A LINGUAGEM E O ENSINO DE FÍSICA NA ESCOLA FUNDAMENTAL
M.C. Barbosa Lima, A.M. Pessoa de Carvalho

A NATUREZA DE MODELOS NA VISÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Rosária S. Justi

A RECONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS COMO UMA FERRAMENTA HEURÍSTICA NO ENSINO DA FÍSICA
Alexandre Medeiros, Francisco Nairon Monteiro Jr

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PRÁTICOS NO LABORATÓRIO ESCOLAR
A. Tarciso Borges, Oto Nerio Borges, Marcus Vinícius Duarte Silva, Alessandro Damásio Trani Gomes

ALBABETIZAÇÃO CIENTÍFICA-TECNOLÓGICA PARA QUÊ?
Décio Auler, Demétrio Delizoicov

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE MEIO AMBIENTE, A ESPÉCIE HUMANA, CIDADANIA E ESCOLA: IMPLICAÇÕES NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Daisi Teresinha Chapani, Ana Maria Lombardi Daibem

ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E O ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA
Marcelo Eichler, Shirley M. Silva, José C. Del Pino

ANALISANDO AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO RELIGIOSA: II. O USO DE CASOS HISTÓRICOS DE CIENTISTAS COM CRENÇAS RELIGIOSAS COMO FERRAMENTAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Cláudia Sepúlveda, Charbel Niño El-Hani

ANALISANDO AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO RELIGIOSA: I. PROFESSORES DE CIÊNCIAS PODEM EVITAR O FISICALISMO?
Charbel N. El-Hani, Cládia Sepúlveda

ANÁLISE DO PROCESSO DE RE-ELABORAÇÃO DISCURSIVA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA UM TEXTO DIDÁTICO
Isabel Martins, Mariana Cassab, Marcelo Borges Rocha

ANÁLISE DOS TRABALHOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL APRESENTADOS NOS ENCONTROS DE BIÓLOGOS DO CRB-1 DE 1996 A 2001
Taciana Neto Leme

APRENDER A ENSINAR: A REFLEXÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
Marcos Daniel Longuini, Roberto Nardi

ARGUMENTAÇÃO: ANÁLISES A PARTIR DE UM PRINCÍPIO DE PESQUISA VIVENCIADO EM SALA DE AULA
Valderez M. R. Lima, Roque Moraes, Maurivan G. Ramos

AS CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. PERSPECTIVAS ATUAIS
Elizabeth Fernandes de Macedo

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS
Henrique João Breuckmann, Dinamar Lemos Reynaldo, Marlene Salete Koch Lins

AS FORMAS E A CONSTRUÇÃO DA (INTER)SUBJETIVIDADE EM UM GRUPO DE PROFESSORES: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA E SEUS DISCURSOS
Juarez Melgaço Valadares, Alberto Villani

AS RELAÇÕES AFETIVAS NA SALA DE AULA COMO FATORES MOTIVACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA
Ana L. B. de Paula, Ana M. de Oliveira Cunha

AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE E SUA ABORDAGEM EM LIVROS PARADIDÁTICOS
Márcia S. Anjo Reis, Graça Aparecida Cicillini

ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NUMA LICENCIATURA EM FÍSICA
Luiz Eduardo Pedroso, Maria J. P. M. de Almeida

ATIVIDADES EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DE TECNOLOGIA
Jurandyr C.N.L. Neto, Dirceu da Silva

AULA DE CIÊNCIAS SOB UM OLHAR VYGOTSKYANO E BAKHTINIANO: SERÁ QUE GOLFINHO E BALEIA É PEIXE?
Daniela Lopes Scarpa, Silvia Luzia Frateschi Trivelato

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES INFORMAIS DIANTE DA INICIAÇÃO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO BÁSICO  NO RIO GRANDE DO SUL, MATO GROSSO E RORAIMA: UMA ANÁLISE DO VALOR FORMATIVO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS
Edson Roberto Oaigen, Patricia N. dos Santos, Ricardo B. Morais

AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PRODUZIDOS DE FORMA INTEGRADA EM ATIVIDADES DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA
José Cláudio Del Pino, Ana Grace Pellenz, Marcelo Eichler

AVALIANDO PRÁTICAS DIDÁTICAS DE UTILIZAÇÃO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Taniamara V. Chaves, Joviane Mezzomo, Eduardo A. Terrazzan

AVANÇANDO A PARTIR DAS PRÓPRIAS PEGADAS: DESENVOLVIMENTO CURRICULAR COM EDUCAÇÃO DE PROFESSORES
Roque Moraes, Cristina Silveira de Faria, Ronaldo Mancuso

COMO ALUNOS E PROFESSORES ENTENDEM O PROPÓSITO DE UMA ATIVIDADE DE LABORATÓRIO
Eliane Ferreira Sá, Oto Borges

COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA ABORDAM A QUESTÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL?
Cristiane P. Andrade, Válter Forastieri, Charbel Niño El-Hani

COMO OS PROFESSORES CONCEBEM O ENSINO DE CIÊNCIAS IDEAL
Marina Assis, Oto Borges

COMO OS PROFESSORES CONCEBEM OS OBJETIVOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves, Oto Borges

COMPREENSÕES DE ESTUDANTES DE FÍSICA DE ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA ASTRONOMIA
Alexandre Medeiros, Maria Amélia Monteiro

COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL EM SALAS DE AULA
Flávia Maria Teixeira dos Santos, Eduardo Fleury Mortimer

CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE FÍSICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA E SUA TRANSFORMAÇÃO POR UMA ABORDAGEM CONTEXTUAL DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Elder Sales Teixeira, Charbel Niño El-Hani , Olival Freire Jr.

CONCEPÇÕES DE LICENCIADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Regina M. Rabello Borges, Karine Rabello Borges

CONCEPÇÕES SOBRE O CONCEITO DE SAÚDE E DOENÇA POR ESTUDANTES DE SAÚDE PÚBLICA
Márcia Regina Pfuetzenreiter, José Francisco Custódio F., Raica Koepsel

CONHECIMENTO ESCOLAR E EXPLICAÇÕES TELEOLÓGICAS – UM DESAFIO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Carmem M. C. Martins, Oto Borges

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS, DE ACORDO COM UMA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA
Eder Pires de Camargo

CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE DISCURSO PARA A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO DE IMAGENS EM AULAS DE FÍSICA
Henrique César da Silva, Maria J. P. de Almeida

CONTRIBUIÇÕES DE UM FORMADOR DE ÁREA CIENTÍFICA ESPECÍFICA PARA A FUTURA AÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA
Lenice Heloísa de Arruda Silva

DA RECEITA AO MODELO: COMO ARTICULAR CONTEÚDOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DOCENTE?
Silvia Nogueira Chaves

DESVENDANDO DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA RELACIONADAS AO GÊNERO DO ALUNO – UMA APLICAÇÃO DE MODELAGEM MULTINÍVEL AO SAEB 99
Luciana Arruda

DIFERENTES CONTEXTOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DOS PARÂMETROS NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO: INTEGRAÇÃO COM BASE NO MERCADO
Alice Casimiro Lopes, Maria Margarida Gomes, Inilcéa dos Santos Lima

DILEMAS, CONSCIENTIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL ENTRE PROFESSORES EM ESPECIALIZAÇÃO
Luciana Resende Allain

DIMENSÕES DOS MODELOS PEDAGÓGICOS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DO FENÔMENO DA FOTOSSÍNTESE
Fátima Alves, Sonia Krapas

DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS: ABORDAGEM HISTÓRICA NAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS NO 1981-1995
Marcia S. Ferreira

DO SABER CIENTÍFICO AO SABER APRESENTADO: ESTUDO DE DUAS EXPOSIÇÕES DO MAST
Maria Esther Valente, Sibele Cazelli, Fátima Alves, Guaracira Gouvêa, Martha Marandino, Douglas Falcão

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NECESSÁRIO À SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA CIÊNCIA
Viviane Galvão Villani

EDUCAÇÃO CONTINUADA ‘IN LOCUS’: ENCONTROS EM DESENCONTROS
Nora Ney Santos Barcelos, Alberto Villani

EDUCAÇÃO, AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS CONCEPÇÕES HISTÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA SOCIEDADE ATUAL
Edson Roberto Oaigen, Beloni Domingues, Claudete Matias, Daniela Von Rohr, Giana Somavilla, Marlise Luiz da Silveira, Camila Migliavacca

ENSINANDO CIÊNCIAS NATURAIS NUMA PERSPECTIVA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA
Daniela Corrêa da Rosa, Eduardo Adolfo Terrazzan

ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MARCAS DA DIFERENÇA
Terezinha Valim Oliver Gonçalves

ENSINO DE CIÊNCIAS EM AMBIENTES VIRTUAIS: A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE AS DIFERENÇAS NA SUA PRÁTICA INTRODUZIDAS PELO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
Margareth Mayer, Heloisa Bastos, Sílvio Costa, Jeane Numeriano

ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PEDAGOGIA DO CORPO HUMANO
Ortenila Sopelsa

ENTRE O SONHO E A REALIDADE: COMPARANDO CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE 1ª A 4ª SÉRIES SOBRE ENSIO DE CIÊNCIAS COM A PROPOSTA DOS PCNS
Maria Angela V. de Almeida, Heloisa F.B.N. Bastos, Eneri S.C. de Albuquerque, Margareth Mayer

ESTUDO PILOTO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DA CADEIA ALIMENTAR
Maria Cristina Leal

EVOLUÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA SOBRE METODOLOGIA: ANÁLISE DE UM CASO
Verno Krüger

EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE GERMINAÇÃO EM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS – Um estudo no 6° ano de escolaridade
Maria da Conceição Duarte, Maria F. Gonçalves

EVOLUÇÃO DOS CURRÍCULOS NOS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA COM ENFOQUE SOBRE O ENSINO DE SAÚDE PÚBLICA
Márcia R. Pfuetzenreiter, Arden Zylbersztajn, Fernando D. de Avila-Pires

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA E A INTERDISCIPLINARIDADE
Jose de Pinho Alves Filho, Terezinha de Fátima Pinheiro, Maurício Pietrocola

FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE
Sergio de Mello Arruda, Alberto Villani

HISTÓRIA DA QUÍMICA E SUA APROPRIAÇÃO PELO CURRÍCULO ESCRITO - A NOÇÃO DE VALÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA
Waldmir Nascimento de Araujo Neto, Joana Mara Teixeira dos Santos

INDÚSTRIA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: COMO SE CONSTRÓI ESTA RELAÇÃO?
Maira Ferreira

INTEGRANDO A MATEMÁTICA AO TEMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Carmen Kaiber da Silva, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald

INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CONHECENDO OBSTÁCULOS
Alice H. C. Pierson, Marcos Rogério Neves

INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO: O CASO DOS SEMIOQUÍMICOS
Analice de A. Lima, Cristiano de A. Marcelino Jr., Edilson A. da Silva Jr., Gilvaneide F. de Oliveira, Juliana Paulino, Zélia Jófili

INVESTIGAÇÃO NARRATIVA: UMA POSSIBILIDADE PARA A PESQUISA EM ENSINO SEGUNDO O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE
Irene Carniatto, Rosália M.R. de Aragão

INVESTIGANDO A PERCEPÇÃO SOBRE DESNVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CANOAS
Arno Bayer, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Maria Eloisa Farias

LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UM PROBLEMA NO SIGNIFICADO DAS PALAVRAS
Andréa S. D. Ferraz, Jaqueline S. Duarte, Francislene M. Cunha, Cláudio B. Filho, Maria S. P. de Arruda

MODELOS DE ATMOSFERA APRESENTADOS POR ESTUDANTES BRASILEIROS
Henri Araújo Lebouef, A. Tarciso Borges

MUDANÇA DO CLIMA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
Márcia Cristina Espiñeira Dias

NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM VISITA A UM MUSEU INTERATIVO COM SEUS ALUNOS
Regina Maria Rabello Borges, Ana Clair Rodrigues Bertoletti, Berenice Álvares. Rosito, Plínio Fasolo, Ronaldo Mancuso, Valderez Marina do Rosário Lima

O CASO DO JOÃOZINHO DA MARÉ E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE FUTURAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDOS DE CASO E APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DOCENTE
Silvia Regina Q.A. Zuliani

O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO: LEI E TABELA PERIÓDICA. UMA REFLEXÃO PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM QUÍMICA
Luiz S. das Neves, Isauro B. Nuñez, Betânia L. Ramalho, Gleba C. L. da Silveira, Ana Lúcia P. Diniz

O DIÁRIO DE AULA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RELEXIVOS: RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES ESTAGIÁRIOS DE BIOLOGIA/GEOLOGIA
Maria Helena Santos Silva, Maria da Conceição Duarte

O DISCURSO DE ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM QUÍMICA: ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE PESQUISA
Salete Linhares Queiróz, Maria José P.M. de Almeida

O ENSINO DE ELETRICIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DO COMPUTADOR
K. C. Mantovani, D. Schiel

O LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. SELECIONÁ-LOS: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Isauro Beltrán Nuñez, Betânia Leite Ramalho, Ilka Karine Pinheiro da Silva, Ana Paula Nogueira Campos, Sebastião Franco da Silva

O PENSAMENTO DO PROFESSOR: O TRABALHO COM PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Sebastião Franco da Silva, Isauro Beltrán Núñez, Betânea Leite Ramalho

O PROFESSOR ARTISTA-REFLEXIVO DE FÍSICA, A PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA E A MODELAGEM ANALÓGICA
Glória Queiroz, Luiz A. Guimarães, Marcelo C. F. Boa

O QUE HÁ DO OUTRO LADO DO MURO? UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Sirlei Sebastiana Polidoro Campos

O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE O QUE PENSAM OS ALUNOS . UMA PESQUISA EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE FORMAÇÃO NO CASO DAS CONCEPÇÕES SOBRE A FORMA DA TERRA
João Batista Siqueira Harres, Lígia Bergesh Rocha, Tatiane Henz

O REPERTÓRIO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AO ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL FUNDAMENTAL
Nilma S. da Silva, Arnaldo Vaz

O USO DA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL NA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Ileana Maria Greca, Marco Antonio Moreira

O USO DE ANALOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO POR PROFESSORES DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Daniela Frigo Ferraz, Eduardo Adolfo Terrazzan

O USO DE UM VÍDEO NO ESTUDO DO FENÔMENO DE REFRAÇÃO DA LUZ
Dalva A. Vergara, Bernardo Buchweitz

OBJEÇÕES EM RELAÇÃO A PROPOSTAS CONSTRUTIVISTAS PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DE REFERENCIAIS TEÓRICOS NORTEADORES DA PESQUISA E DO ENSINO
Fernando Bastos, Roberto Nardi, Renato Eugênio da Silva Diniz

OS DIFERENTES SABERES NA AÇÃO DE MONITORES EM ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DE OBJETOS TÉCNICOS
Silvania Sousa do Nascimento, Dominique Davous, Annick Weil-Barais

OS ESPAÇOS OCUPADOS PELAS IMAGENS CANÔNICAS DA BIOOGIA EM SALA DE AULA EM SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
Claudia Avellar Freitas

OS LUGARES DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA IDENTIFICAÇÃO DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Antonio Carlos Rodrigues Amorim, Maria Clotilde de Corrêa Curado, André Pietsch Lima

OS RAIOS NO IMAGINÁRIO POPULAR
Alexandre Medeiros, Cleide de Farias Medeiros

OS TEXTOS NOS MUSEUS DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DO DISCURSO EM BIOEXPOSIÇÕES
Martha Marandino

PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL COM TEMAS DE GEOCIÊNCIAS
Maurício Compiani, Silvia F. M. Figueirôa, Pedro W. Gonçalves, Vívian B. Newerla, Adriano Nogueira,  Alexandre Altomani, Gabriela Finco, Fernanda K. M. da Silva, Maria José L. de Souza, Nancy N. G. Sugahara,  Heronilda de Alcântara, Ana Mara F. Picciuto , Santa B. da Silva Neta, Luzia M. G. Teixeira, Maria da Glória Lourenço, Maria do Socorro O. Carvalho,  Inês dos S. Vieira, Genir F. B. dos Santos, Genoefa T. dal Bó Marquezini, Helena Ceolin, Denise Y. S. Sumaio

PENSAMENTO MATEMÁTICO CONTÍNUO E DISCRETO EM SALA DE AULA
Samuel Jurkiewicz, Clicia Valladares Peixoto Friedmann

PERFIL CONCEITUAL E/OU PERFIL SUBJETIVO?
Alberto Villani, Sergio de Mello Arruda, Carlos Eduardo Laburu

PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: AS RESISTÊNCIAS COMO SINALIZAÇÃO PARA APRENDIZAGEM SOBRE SER PROFESSOR
Maria do Carmo Galiazi, Fábio Peres Gonçalves, Renata Lindeman

PESQUISAR EM AULA: ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS
Maria do Carmo Galiazi, Roque Moraes

PLANEJAMENTO DA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA
A. Tarciso Borges, Oto  Borges, Arnaldo Vaz

POSSIBILIDADES E DIFICULDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA CÉLULA: MODELO MENTAL E REPRESENTAÇÃO VISUAL
Yara Lygia Nogueira Sáes Cerri, Margarete Fátima Costa Nadalini, Lenice H.A. Silva

PRÁTICAS DE ENSINO PEDAGOGICAMENTE DIFERENCIADAS SOBRE O CONHECIMENTO DO CORPO HUMANO
Rosália M. R. de Aragão

PRÁTICAS DE INTERPRETAÇÃO MEDIADAS POR EXPERIMENTOS E SIMULAÇÕES
Adelson F. Moreira, Oto Borges

PROBLEMAS CONCEITUAIS SOBRE SERPENTES E ACIDENTES OFÍDICOS EM LIVROS E OUTROS MATERIAIS DIDÁTICOS
Maria de F. Neves, Giuseppe Puorto, Roberto Nardi

PROBLEMAS DE LINGUAGEM NA CONCEITUAÇÃO DA PALAVRA MASSA
Cleide de Farias Medeiros, Alexandre Medeiros, Severino Bezerra Filho

PROFESSOR/A DE CIÊNCIAS E DE QUÍMICA: A BUSCA DE UMA IDENTIDADE
Cesar V. M. Lopes, Diogo  O. Souza, José Claudio Del Pino

RECONHECENDO O DESENVOLVIMENTO DO ‘CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO’
Mirian Pacheco Silva, Washington L.P. Carvalho

REDES E FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES EM CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA
Fábio da Purificação de Bastos

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA REALIZADO EM NOSSAS ESCOLAS
Paulo Marcelo M. Teixeira

REPENSAR O ENSINO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: EXAMINANDO A TRAJETÓRIA DE UM ESTUDANTE EM UM CURSO DE FÍSICA TÉRMICA
Orlando Aguiar Jr., João Filocre

REPRODUÇÃO HUMANA: ABORDAGEM HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA
Iône Inês Pinsson Slongo, Demétrio Delizoicov

SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CARACTERIZANDO ALGUNS EXEMPLOS E BUSCANDO SUAS ORIGENS
Renato Eugênio da Silva Diniz, Luciana Maria Campos Lunardi, Fernando Bastos

SITUAÇÃO DE ESTUDO COMO POSSIBILIDADE CONCRETA DE AÇÕES COLETIVAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO - AR ATMOSFÉRICO
Otavio Aloisio Maldaner, Lenir B. Zanon, Milton Auth, Sandra E. Nonenmacher, Alessandro Callai Bazzan, Sandra G. Pascoal

TECNOLOGIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: RECONTEXTUALIZAÇÃO NO “NOVO ENSINO MÉDIO”
Rozana Gomes de Abreu

TUTORIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS – UM MODELO PAUTADO NA RACIONALIDADE PRÁTICA
Maria Inês Freitas Petrucci dos Santos Rosa, Abrahão Gomes Medeiros, Eunice Kimie Higa Shimabukuro

UM DIÁLOGO COM TRABALHOS SOBRE EXPERIMENTAÇÃO NAS CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria José P.M. de Almeida, Benigno Barreto Filho

UM PROJETO DE PESQUISA NO APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES
Jesuína Lopes de Almeida Pacca

UMA PROPOSTA DE PERFIL CONCEITUAL PARA O CONCEITO DE CALOR
Edenia Maria Ribeiro do Amaral, Eduardo Fleury Mortimer

UMA PROPOSTA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Regina Helena Munhoz, Lizete Maria Orquiza de Carvalho

UMA REFLEXÃO SOBRE PRÁTICA E AÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE FÍSICA
Doralice Bortoloci Ferreira, Alberto Villani