Apresentações Orais
A (RE)CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA
PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO FORMATIVA
Carmem Lídia Pires Martinez, Lizete Maria Orquiza de Carvalho
A ARGUMENTAÇÃO EM DISCUSSÕES
SÓCIO-CIENTÍFICAS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO
DE CASO
Wildson L.P. dos Santos, Eduardo Fleury Mortimer, Philip H. Scott
A CONSTRUÇÃO DE UM ZOOLÓGICO
VIRTUAL POR ALUNOS DE 12 A 14 ANOS
Ellen Suzi C. Lima Constantino, Michele Cavalcanti L. Dias, Rejane
Martins Novais Barbosa, Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino Jr.
A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA
TABELA PERIÓDICA COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM
Ellen S. C. L. Constantino, Micheline C. L. Dias, Marcelo B. C. Leão
A CRÔNICA DA DISCIPLINA: UMA EXPERIÊNCIA
NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Elisabeth Barolli. Marisa Franzoni, Alberto Villani, Denise de Freitas
A EVOLUÇÃO DE UM GRUPO DE APRENDIZAGEM
NUM CURSO DE FÍSICA DE ENSINO MÉDIO
Marcelo Alves Barros, Elisabeth Barolli, Alberto Villani
A FALTA QUE UMA "BOA" INTERAÇÃO COGNITIVA
FAZ AO PROFESSOR DE QUÍMICA
Mara S. Cesário da Mota, Rosália M. R. de Aragão
A FÍSICA ESCOLAR IDENTIFICADA POR TRABALHADORES
INDUSTRIAIS EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS
Nilson Marcos Dias Garcia
A HISTÓRIA DAS LEIS DE MENDEL NA PERSPECTIVA
FLECKIANA
Raquel Crossara Maia Leite, Nadir Ferrari, Demétrio Delizoicov
A LINGUAGEM E O ENSINO DE FÍSICA NA ESCOLA
FUNDAMENTAL
M.C. Barbosa Lima, A.M. Pessoa de Carvalho
A NATUREZA DE MODELOS NA VISÃO DE PROFESSORES
DE CIÊNCIAS
Rosária S. Justi
A RECONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS
COMO UMA FERRAMENTA HEURÍSTICA NO ENSINO DA FÍSICA
Alexandre Medeiros, Francisco Nairon Monteiro Jr
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PRÁTICOS
NO LABORATÓRIO ESCOLAR
A. Tarciso Borges, Oto Nerio Borges, Marcus Vinícius Duarte
Silva, Alessandro Damásio Trani Gomes
ALBABETIZAÇÃO CIENTÍFICA-TECNOLÓGICA
PARA QUÊ?
Décio Auler, Demétrio Delizoicov
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES
ENTRE MEIO AMBIENTE, A ESPÉCIE HUMANA, CIDADANIA E ESCOLA: IMPLICAÇÕES
NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO
AMBIENTAL
Daisi Teresinha Chapani, Ana Maria Lombardi Daibem
ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA
DA INFORMAÇÃO E O ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA
Marcelo Eichler, Shirley M. Silva, José C. Del Pino
ANALISANDO AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO
CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO RELIGIOSA: II. O USO DE CASOS
HISTÓRICOS DE CIENTISTAS COM CRENÇAS RELIGIOSAS COMO FERRAMENTAS
NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Cláudia Sepúlveda, Charbel Niño El-Hani
ANALISANDO AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO
CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO RELIGIOSA: I. PROFESSORES DE
CIÊNCIAS PODEM EVITAR O FISICALISMO?
Charbel N. El-Hani, Cládia Sepúlveda
ANÁLISE DO PROCESSO DE RE-ELABORAÇÃO
DISCURSIVA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA
UM TEXTO DIDÁTICO
Isabel Martins, Mariana Cassab, Marcelo Borges Rocha
ANÁLISE DOS TRABALHOS DE EDUCAÇÃO
AMBIENTAL APRESENTADOS NOS ENCONTROS DE BIÓLOGOS DO CRB-1 DE 1996
A 2001
Taciana Neto Leme
APRENDER A ENSINAR: A REFLEXÃO NA FORMAÇÃO
INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
Marcos Daniel Longuini, Roberto Nardi
ARGUMENTAÇÃO: ANÁLISES A
PARTIR DE UM PRINCÍPIO DE PESQUISA VIVENCIADO EM SALA DE AULA
Valderez M. R. Lima, Roque Moraes, Maurivan G. Ramos
AS CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. PERSPECTIVAS
ATUAIS
Elizabeth Fernandes de Macedo
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ÁREA
DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS
Henrique João Breuckmann, Dinamar Lemos Reynaldo, Marlene Salete
Koch Lins
AS FORMAS E A CONSTRUÇÃO DA (INTER)SUBJETIVIDADE
EM UM GRUPO DE PROFESSORES: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA E SEUS
DISCURSOS
Juarez Melgaço Valadares, Alberto Villani
AS RELAÇÕES AFETIVAS NA SALA DE AULA
COMO FATORES MOTIVACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE
BIOLOGIA
Ana L. B. de Paula, Ana M. de Oliveira Cunha
AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE
E SUA ABORDAGEM EM LIVROS PARADIDÁTICOS
Márcia S. Anjo Reis, Graça Aparecida Cicillini
ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
NUMA LICENCIATURA EM FÍSICA
Luiz Eduardo Pedroso, Maria J. P. M. de Almeida
ATIVIDADES EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DE TECNOLOGIA
Jurandyr C.N.L. Neto, Dirceu da Silva
AULA DE CIÊNCIAS SOB UM OLHAR VYGOTSKYANO
E BAKHTINIANO: SERÁ QUE GOLFINHO E BALEIA É PEIXE?
Daniela Lopes Scarpa, Silvia Luzia Frateschi Trivelato
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES INFORMAIS
DIANTE DA INICIAÇÃO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
NO ENSINO BÁSICO NO RIO GRANDE DO SUL, MATO GROSSO E RORAIMA:
UMA ANÁLISE DO VALOR FORMATIVO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS
Edson Roberto Oaigen, Patricia N. dos Santos, Ricardo B. Morais
AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
PRODUZIDOS DE FORMA INTEGRADA EM ATIVIDADES DE FORMAÇÃO INICIAL
E CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA
José Cláudio Del Pino, Ana Grace Pellenz, Marcelo Eichler
AVALIANDO PRÁTICAS DIDÁTICAS DE
UTILIZAÇÃO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Taniamara V. Chaves, Joviane Mezzomo, Eduardo A. Terrazzan
AVANÇANDO A PARTIR DAS PRÓPRIAS
PEGADAS: DESENVOLVIMENTO CURRICULAR COM EDUCAÇÃO DE PROFESSORES
Roque Moraes, Cristina Silveira de Faria, Ronaldo Mancuso
COMO ALUNOS E PROFESSORES ENTENDEM O PROPÓSITO
DE UMA ATIVIDADE DE LABORATÓRIO
Eliane Ferreira Sá, Oto Borges
COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
E BIOLOGIA ABORDAM A QUESTÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL?
Cristiane P. Andrade, Válter Forastieri, Charbel Niño
El-Hani
COMO OS PROFESSORES CONCEBEM O ENSINO DE CIÊNCIAS
IDEAL
Marina Assis, Oto Borges
COMO OS PROFESSORES CONCEBEM OS OBJETIVOS PARA
O ENSINO DE CIÊNCIAS
Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves, Oto Borges
COMPREENSÕES DE ESTUDANTES DE FÍSICA
DE ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA ASTRONOMIA
Alexandre Medeiros, Maria Amélia Monteiro
COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL EM SALAS
DE AULA
Flávia Maria Teixeira dos Santos, Eduardo Fleury Mortimer
CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE FÍSICA
SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA E SUA TRANSFORMAÇÃO POR
UMA ABORDAGEM CONTEXTUAL DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Elder Sales Teixeira, Charbel Niño El-Hani , Olival Freire Jr.
CONCEPÇÕES DE LICENCIADOS EM CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS SOBRE A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Regina M. Rabello Borges, Karine Rabello Borges
CONCEPÇÕES SOBRE O CONCEITO DE SAÚDE
E DOENÇA POR ESTUDANTES DE SAÚDE PÚBLICA
Márcia Regina Pfuetzenreiter, José Francisco Custódio
F., Raica Koepsel
CONHECIMENTO ESCOLAR E EXPLICAÇÕES
TELEOLÓGICAS – UM DESAFIO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Carmem M. C. Martins, Oto Borges
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE
FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS, DE ACORDO COM UMA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA
Eder Pires de Camargo
CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE
DE DISCURSO PARA A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO DE IMAGENS EM AULAS
DE FÍSICA
Henrique César da Silva, Maria J. P. de Almeida
CONTRIBUIÇÕES DE UM FORMADOR DE
ÁREA CIENTÍFICA ESPECÍFICA PARA A FUTURA AÇÃO
DOCENTE DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA
Lenice Heloísa de Arruda Silva
DA RECEITA AO MODELO: COMO ARTICULAR CONTEÚDOS
E ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DOCENTE?
Silvia Nogueira Chaves
DIFERENTES CONTEXTOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS
DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DOS PARÂMETROS
NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO: INTEGRAÇÃO COM BASE NO
MERCADO
Alice Casimiro Lopes, Maria Margarida Gomes, Inilcéa dos Santos
Lima
DILEMAS, CONSCIENTIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO
DA IDENTIDADE PROFISSIONAL ENTRE PROFESSORES EM ESPECIALIZAÇÃO
Luciana Resende Allain
DIMENSÕES DOS MODELOS PEDAGÓGICOS
DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DO FENÔMENO DA FOTOSSÍNTESE
Fátima Alves, Sonia Krapas
DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS: ABORDAGEM HISTÓRICA
NAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS NO 1981-1995
Marcia S. Ferreira
DO SABER CIENTÍFICO AO SABER APRESENTADO:
ESTUDO DE DUAS EXPOSIÇÕES DO MAST
Maria Esther Valente, Sibele Cazelli, Fátima Alves, Guaracira
Gouvêa, Martha Marandino, Douglas Falcão
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UM PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO NECESSÁRIO À SUPERAÇÃO
DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA CIÊNCIA
Viviane Galvão Villani
EDUCAÇÃO CONTINUADA ‘IN LOCUS’:
ENCONTROS EM DESENCONTROS
Nora Ney Santos Barcelos, Alberto Villani
EDUCAÇÃO, AMBIENTE E EDUCAÇÃO
AMBIENTAL: AS CONCEPÇÕES HISTÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS
DA SOCIEDADE ATUAL
Edson Roberto Oaigen, Beloni Domingues, Claudete Matias, Daniela Von
Rohr, Giana Somavilla, Marlise Luiz da Silveira, Camila Migliavacca
ENSINANDO CIÊNCIAS NATURAIS NUMA PERSPECTIVA
DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA
Daniela Corrêa da Rosa, Eduardo Adolfo Terrazzan
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MARCAS DA DIFERENÇA
Terezinha Valim Oliver Gonçalves
ENSINO DE CIÊNCIAS EM AMBIENTES VIRTUAIS:
A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE AS DIFERENÇAS NA SUA
PRÁTICA INTRODUZIDAS PELO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
Margareth Mayer, Heloisa Bastos, Sílvio Costa, Jeane Numeriano
ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PEDAGOGIA DO CORPO HUMANO
Ortenila Sopelsa
ENTRE O SONHO E A REALIDADE: COMPARANDO CONCEPÇÕES
DE PROFESSORES DE 1ª A 4ª SÉRIES SOBRE ENSIO DE CIÊNCIAS
COM A PROPOSTA DOS PCNS
Maria Angela V. de Almeida, Heloisa F.B.N. Bastos, Eneri S.C. de Albuquerque,
Margareth Mayer
ESTUDO PILOTO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
DA CADEIA ALIMENTAR
Maria Cristina Leal
EVOLUÇÃO DAS CONCEPÇÕES
DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA SOBRE METODOLOGIA:
ANÁLISE DE UM CASO
Verno Krüger
EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE GERMINAÇÃO
EM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS – Um estudo no 6° ano
de escolaridade
Maria da Conceição Duarte, Maria F. Gonçalves
EVOLUÇÃO DOS CURRÍCULOS NOS
CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA COM ENFOQUE SOBRE O ENSINO DE SAÚDE
PÚBLICA
Márcia R. Pfuetzenreiter, Arden Zylbersztajn, Fernando D. de
Avila-Pires
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
E A INTERDISCIPLINARIDADE
Jose de Pinho Alves Filho, Terezinha de Fátima Pinheiro, Maurício
Pietrocola
FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES
DE CIÊNCIAS NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE
Sergio de Mello Arruda, Alberto Villani
HISTÓRIA DA QUÍMICA E SUA APROPRIAÇÃO
PELO CURRÍCULO ESCRITO - A NOÇÃO DE VALÊNCIA
NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA
Waldmir Nascimento de Araujo Neto, Joana Mara Teixeira dos Santos
INDÚSTRIA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS:
COMO SE CONSTRÓI ESTA RELAÇÃO?
Maira Ferreira
INTEGRANDO A MATEMÁTICA AO TEMA DA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL
Carmen Kaiber da Silva, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald
INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CONHECENDO OBSTÁCULOS
Alice H. C. Pierson, Marcos Rogério Neves
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO:
O CASO DOS SEMIOQUÍMICOS
Analice de A. Lima, Cristiano de A. Marcelino Jr., Edilson A. da Silva
Jr., Gilvaneide F. de Oliveira, Juliana Paulino, Zélia Jófili
INVESTIGAÇÃO NARRATIVA: UMA POSSIBILIDADE
PARA A PESQUISA EM ENSINO SEGUNDO O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE
Irene Carniatto, Rosália M.R. de Aragão
INVESTIGANDO A PERCEPÇÃO SOBRE DESNVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CANOAS
Arno Bayer, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Maria Eloisa Farias
LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS NOS LIVROS
DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UM PROBLEMA NO SIGNIFICADO DAS PALAVRAS
Andréa S. D. Ferraz, Jaqueline S. Duarte, Francislene M. Cunha,
Cláudio B. Filho, Maria S. P. de Arruda
MODELOS DE ATMOSFERA APRESENTADOS POR ESTUDANTES
BRASILEIROS
Henri Araújo Lebouef, A. Tarciso Borges
MUDANÇA DO CLIMA EM LIVROS DIDÁTICOS
DE BIOLOGIA
Márcia Cristina Espiñeira Dias
NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E EDUCAÇÃO
EM CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM VISITA A
UM MUSEU INTERATIVO COM SEUS ALUNOS
Regina Maria Rabello Borges, Ana Clair Rodrigues Bertoletti, Berenice
Álvares. Rosito, Plínio Fasolo, Ronaldo Mancuso, Valderez
Marina do Rosário Lima
O CASO DO JOÃOZINHO DA MARÉ E O PROCESSO
DE APRENDIZAGEM DE FUTURAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDOS DE
CASO E APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DOCENTE
Silvia Regina Q.A. Zuliani
O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO:
LEI E TABELA PERIÓDICA. UMA REFLEXÃO PARA A FORMAÇÃO
DO LICENCIADO EM QUÍMICA
Luiz S. das Neves, Isauro B. Nuñez, Betânia L. Ramalho,
Gleba C. L. da Silveira, Ana Lúcia P. Diniz
O DIÁRIO DE AULA NA FORMAÇÃO
DE PROFESSORES RELEXIVOS: RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES
ESTAGIÁRIOS DE BIOLOGIA/GEOLOGIA
Maria Helena Santos Silva, Maria da Conceição Duarte
O DISCURSO DE ALUNOS DE INICIAÇÃO
CIENTÍFICA EM QUÍMICA: ANÁLISE DE RELATÓRIOS
DE PESQUISA
Salete Linhares Queiróz, Maria José P.M. de Almeida
O ENSINO DE ELETRICIDADE NA EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DO COMPUTADOR
K. C. Mantovani, D. Schiel
O LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.
SELECIONÁ-LOS: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Isauro Beltrán Nuñez, Betânia Leite Ramalho, Ilka
Karine Pinheiro da Silva, Ana Paula Nogueira Campos, Sebastião Franco
da Silva
O PENSAMENTO DO PROFESSOR: O TRABALHO COM PROBLEMAS
NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Sebastião Franco da Silva, Isauro Beltrán Núñez,
Betânea Leite Ramalho
O PROFESSOR ARTISTA-REFLEXIVO DE FÍSICA,
A PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA E A MODELAGEM ANALÓGICA
Glória Queiroz, Luiz A. Guimarães, Marcelo C. F. Boa
O QUE HÁ DO OUTRO LADO DO MURO? UMA ABORDAGEM
INTERDISCIPLINAR EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Sirlei Sebastiana Polidoro Campos
O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE O QUE PENSAM
OS ALUNOS . UMA PESQUISA EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE FORMAÇÃO
NO CASO DAS CONCEPÇÕES SOBRE A FORMA DA TERRA
João Batista Siqueira Harres, Lígia Bergesh Rocha, Tatiane
Henz
O REPERTÓRIO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
AO ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL FUNDAMENTAL
Nilma S. da Silva, Arnaldo Vaz
O USO DA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL NA PESQUISA
EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Ileana Maria Greca, Marco Antonio Moreira
O USO DE ANALOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO
POR PROFESSORES DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Daniela Frigo Ferraz, Eduardo Adolfo Terrazzan
O USO DE UM VÍDEO NO ESTUDO DO FENÔMENO
DE REFRAÇÃO DA LUZ
Dalva A. Vergara, Bernardo Buchweitz
OBJEÇÕES EM RELAÇÃO
A PROPOSTAS CONSTRUTIVISTAS PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS:
POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO
DE REFERENCIAIS TEÓRICOS NORTEADORES DA PESQUISA E DO ENSINO
Fernando Bastos, Roberto Nardi, Renato Eugênio da Silva Diniz
OS DIFERENTES SABERES NA AÇÃO DE
MONITORES EM ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DE OBJETOS TÉCNICOS
Silvania Sousa do Nascimento, Dominique Davous, Annick Weil-Barais
OS ESPAÇOS OCUPADOS PELAS IMAGENS CANÔNICAS
DA BIOOGIA EM SALA DE AULA EM SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
Claudia Avellar Freitas
OS LUGARES DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA IDENTIFICAÇÃO
DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Antonio Carlos Rodrigues Amorim, Maria Clotilde de Corrêa Curado,
André Pietsch Lima
OS RAIOS NO IMAGINÁRIO POPULAR
Alexandre Medeiros, Cleide de Farias Medeiros
OS TEXTOS NOS MUSEUS DE CIÊNCIAS: ANÁLISE
DO DISCURSO EM BIOEXPOSIÇÕES
Martha Marandino
PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA
PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
COM TEMAS DE GEOCIÊNCIAS
Maurício Compiani, Silvia F. M. Figueirôa, Pedro W. Gonçalves,
Vívian B. Newerla, Adriano Nogueira, Alexandre Altomani, Gabriela
Finco, Fernanda K. M. da Silva, Maria José L. de Souza, Nancy N.
G. Sugahara, Heronilda de Alcântara, Ana Mara F. Picciuto ,
Santa B. da Silva Neta, Luzia M. G. Teixeira, Maria da Glória Lourenço,
Maria do Socorro O. Carvalho, Inês dos S. Vieira, Genir F.
B. dos Santos, Genoefa T. dal Bó Marquezini, Helena Ceolin, Denise
Y. S. Sumaio
PENSAMENTO MATEMÁTICO CONTÍNUO
E DISCRETO EM SALA DE AULA
Samuel Jurkiewicz, Clicia Valladares Peixoto Friedmann
PERFIL CONCEITUAL E/OU PERFIL SUBJETIVO?
Alberto Villani, Sergio de Mello Arruda, Carlos Eduardo Laburu
PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA:
AS RESISTÊNCIAS COMO SINALIZAÇÃO PARA APRENDIZAGEM
SOBRE SER PROFESSOR
Maria do Carmo Galiazi, Fábio Peres Gonçalves, Renata
Lindeman
PESQUISAR EM AULA: ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO
NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS
Maria do Carmo Galiazi, Roque Moraes
PLANEJAMENTO DA SOLUÇÃO DE UM
PROBLEMA
A. Tarciso Borges, Oto Borges, Arnaldo Vaz
POSSIBILIDADES E DIFICULDADES DIDÁTICAS
PARA O ENSINO DA CÉLULA: MODELO MENTAL E REPRESENTAÇÃO
VISUAL
Yara Lygia Nogueira Sáes Cerri, Margarete Fátima Costa
Nadalini, Lenice H.A. Silva
PRÁTICAS DE ENSINO PEDAGOGICAMENTE DIFERENCIADAS
SOBRE O CONHECIMENTO DO CORPO HUMANO
Rosália M. R. de Aragão
PRÁTICAS DE INTERPRETAÇÃO
MEDIADAS POR EXPERIMENTOS E SIMULAÇÕES
Adelson F. Moreira, Oto Borges
PROBLEMAS CONCEITUAIS SOBRE SERPENTES E ACIDENTES
OFÍDICOS EM LIVROS E OUTROS MATERIAIS DIDÁTICOS
Maria de F. Neves, Giuseppe Puorto, Roberto Nardi
PROBLEMAS DE LINGUAGEM NA CONCEITUAÇÃO
DA PALAVRA MASSA
Cleide de Farias Medeiros, Alexandre Medeiros, Severino Bezerra Filho
PROFESSOR/A DE CIÊNCIAS E DE QUÍMICA:
A BUSCA DE UMA IDENTIDADE
Cesar V. M. Lopes, Diogo O. Souza, José Claudio Del Pino
RECONHECENDO O DESENVOLVIMENTO DO ‘CONHECIMENTO
PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO’
Mirian Pacheco Silva, Washington L.P. Carvalho
REDES E FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES
EM CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA
Fábio da Purificação de Bastos
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA
REALIZADO EM NOSSAS ESCOLAS
Paulo Marcelo M. Teixeira
REPENSAR O ENSINO A PARTIR DA AVALIAÇÃO
DA APRENDIZAGEM: EXAMINANDO A TRAJETÓRIA DE UM ESTUDANTE EM UM CURSO
DE FÍSICA TÉRMICA
Orlando Aguiar Jr., João Filocre
REPRODUÇÃO HUMANA: ABORDAGEM HISTÓRICA
NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA
Iône Inês Pinsson Slongo, Demétrio Delizoicov
SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS:
CARACTERIZANDO ALGUNS EXEMPLOS E BUSCANDO SUAS ORIGENS
Renato Eugênio da Silva Diniz, Luciana Maria Campos Lunardi,
Fernando Bastos
SITUAÇÃO DE ESTUDO COMO POSSIBILIDADE
CONCRETA DE AÇÕES COLETIVAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO
MÉDIO - AR ATMOSFÉRICO
Otavio Aloisio Maldaner, Lenir B. Zanon, Milton Auth, Sandra E. Nonenmacher,
Alessandro Callai Bazzan, Sandra G. Pascoal
TECNOLOGIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: RECONTEXTUALIZAÇÃO
NO “NOVO ENSINO MÉDIO”
Rozana Gomes de Abreu
TUTORIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DE CIÊNCIAS – UM MODELO PAUTADO NA RACIONALIDADE PRÁTICA
Maria Inês Freitas Petrucci dos Santos Rosa, Abrahão Gomes
Medeiros, Eunice Kimie Higa Shimabukuro
UM DIÁLOGO COM TRABALHOS SOBRE EXPERIMENTAÇÃO
NAS CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria José P.M. de Almeida, Benigno Barreto Filho
UM PROJETO DE PESQUISA NO APERFEIÇOAMENTO
DE PROFESSORES
Jesuína Lopes de Almeida Pacca
UMA PROPOSTA DE PERFIL CONCEITUAL PARA O CONCEITO
DE CALOR
Edenia Maria Ribeiro do Amaral, Eduardo Fleury Mortimer
UMA PROPOSTA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Regina Helena Munhoz, Lizete Maria Orquiza de Carvalho
UMA REFLEXÃO SOBRE PRÁTICA E AÇÕES
NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE FÍSICA
Doralice Bortoloci Ferreira, Alberto Villani