O ENSINO DA ELETRICIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DO COMPUTADOR



Mantovani, K. C.

Schiel, D.
Programa de Pós Graduação em Educação para Ciência - UNESP- BAURU


Resumo

    O presente trabalho, através da produção e verificação de um conjunto de materiais e métodos, é uma proposta de uso do computador, conectado à Internet, no ensino médio de Física de uma sala do Telecurso 2000 da Universidade de São Paulo visando aperfeiçoar este ensino e minimizar as dificuldades de tais alunos no conteúdo de Eletricidade.Para tanto, foi levado em conta o cotidiano do aluno como foco principal do conteúdo abordado; o reconhecimento das concepções alternativas dos alunos e o caráter de construção permanente da ciência ao abordar o aspectos histórico. O estudo mostrou que os alunos tiveram uma melhora no desenvolvimento do raciocínio e estão conseguindo formar alguns conceitos, mas a dificuldade na abstração de conceitos para a resolução de problemas ainda é muito grande e é por isso que o curso ainda continuará.

Abstract

    The present work, related to the production and verification of a set of materials and methods, is a proposal of the use of computers, connected to the Internet, in the medium level of Physics courses of a room of Telecourse 2000 of the University of São Paulo seeking to improve this teaching and to minimize the these students' difficulties in the content of Electricity. For so much, it was taken into account the daily of the student as main focus of the approached content, the recognition of the students' alternative conceptions and the character of permanent construction of the science when approaching the historical aspect. The study teld that the students had an improvement in the development of the reasoning and they are getting to form some concepts, but the difficulty in the abstraction of concepts for the resolution of problems it is still very big and it is the cause that the course will still continue.


Introdução
    
    Este trabalho é uma extensão do Programa Educ@r que visa a Educação, aplicando as tecnologias da informática na Educação à Distância para a formação de professores, qualificação na aprendizagem dos alunos através do uso da Internet como meio auxiliar no processo ensino e aprendizagem em sala de aula, interligando o sistema de ensino público. Este programa iniciou-se em 1992 com o Programa da Experimentoteca Pública Nacional. O programa também se preocupa com sua avaliação, com o impacto e as transformações decorrentes da presença da Internet, aperfeiçoando-se com a produção e avaliação de softwares na área de Educação.

    Nossa pesquisa está relacionado com a eficiência da inserção da Internet no ensino médio do Telecurso 2000, e qual a significação do conteúdo abordado em Eletricidade. Foram utilizadas estratégias e criou-se material instrucional para o Programa Educ@r com objetivo de minimizar a dificuldade no ensino da Física na Educação de Jovens e Adultos. Estes alunos estão numa fase em que o cotidiano e o conhecimento científico têm uma distância enorme, e é aqui que nosso trabalho vem veicular o conhecimento científico e o cotidiano através da observação das concepções alternativas de temas da Eletricidade e encaminhando os alunos para o conhecimento científico. Segundo Ubiratan D’Ambrósio, 2000:

    "O problema maior do ensino de Ciências e Matemática é o fato das mesmas serem apresentadas de forma desinteressante, obsoleta e inútil, e isso dói para o jovem"

    Esta situação ainda é mais crítica no ensino de Ciências para as pessoas que deixaram de estudar há algum tempo e retornam para a sala de aula para recuperarem o tempo perdido, e se perdem diante de conceitos e fatos distante de sua realidade. O referido autor ainda afirma:

    "O ensino de fatos e conceitos apresentados como verdades absolutas e incontestáveis como um corpo de conhecimentos congelados ao longo do século, não pode responder à enorme curiosidade dos jovens e nem à própria dinâmica da elaboração do conhecimento. A aquisição desse conhecimento é falsamente verificada através de provas e testes"

    E como verificar esta aquisição de conhecimento de uma forma que não seja falsa, como seriam em provas e testes? Assim, esta pesquisa de mestrado vem estudar o comportamento dos alunos no ensino de Eletricidade através do computador. Analisamos a eficiência da Internet no ensino de Eletricidade,

    Para isso, os alunos participaram de um curso presencial-virtual no Centro de Divulgação Cultural e Científica (CDCC), utilizando a página desenvolvida especialmente para este curso.


Objetivos

    Analisar a implicação do computador de curso de Eletricidade para alunos do Telecurso 2000. Estes têm uma faixa etária entre 30 e 60 anos e sentem uma enorme dificuldade na aprendizagem de disciplinas da área de Exatas. É nosso intuito investigarmos a eficiência da interatividade das home-pages deste curso no ensino de Eletricidade para estes alunos.


Metodologia


Resultados parciais 4.1) Comentários sobre o primeiro questionário:

    Percebemos neste primeiro questionário que as concepções prévias da maioria dos alunos apontam a eletricidade e a corrente elétrica como fonte de energia. Eles associam a Eletricidade como uma necessidade da vida humana, que só gera benefícios.

    Durante as aulas, os alunos relatavam suas opiniões que confirmavam o que eles responderam nos questionários.

    Situações Problematizadoras I

    Aqui, os aluno já tinham contato com a teoria da home-page, pesquisas em outros sites e exercícios. Assim, outros exercícios foram feitos para percebermos se já tinha ocorrido alguma mudança em suas concepções.
 

1. O que é corrente elétrica?
4.2) Comentários sobre o segundo questionário: Dividimos o questionário me tr6es etapas de ensino:

-Conceituação: Os alunos já adquirem um certo vocabulário científico, mas ainda apresentam algumas dificuldades.

-História da Eletricidade – ainda há confusão na aprendizagem de fatos e cientistas da História.

-Matematização – A dificuldade ainda persiste, mesmo que os alunos estejam aprendendo o conceito, não conseguem abstraí-lo.

    A observação durante as aulas fez com que confirmassem estes dados acima, realmente os alunos ainda têm dificuldade na resolução de problemas e já conseguem falar com um vocabulário científico sobre alguns temas.

54,5 % campo elétrico

36,3% elétrons

9% prótons
 

3) Uma corrente de 10 A significa:

63,6% 10 C/s

27,2% 10 A/s

9% elétrons/s
 

4)Aparelhos resistivos como ferro elétrico, torradeira,... são aparelhos que transformam:

90,9% de energia elétrica em energia térmica

9,1% de energia térmica em energia elétrica
 

5)O que significa uma lâmpada de 150 watts?

45,4% potência elétrica

27,2% campo elétrico da lâmpada

18.1% diferença de potencial da lâmpada

9,1% tensão elétrica da lâmpada
 

6) A força elétrica é diretamente proporcional ao produto das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância. Este enunciado se refere:

63,6% Lei de Coulomb

18,1% à Lei de Thomas Edison

18,1% À Lei de Oersted
 

7) Qual a semelhança entre Eletricidade e Magnetismo?

54,5% cargas e pólos opostos s e atraem

36,3% cargas iguais se atraem e pólos iguais se repelem

9,1% pólos iguais se atraem
 

8) Numa secção transversal passam 20 Coulombs em 200 segundos, qual a intensidade da corrente elétrica?

36.3% 400 A

27,2% 4000 A

18,1 % 0,1 A

18,1% 10 A
 

9)Se tivermos um corrente elétrica de lA passando numa secção transversal em 2 segundos. Podemos dizer que a carga elétrica é:

45,4% 2 C

45,4% 2 A

9,1% 0,5 C

9,1% 0,5 A
 

10) A alternativa que mostra os cientistas que estudaram Eletricidade é:

54,5% Thomas Edison e Oersted

45,4% Galvani e Isaac Newton

9,1% Maxwell e Darwin
 

4.3) Comentários sobre o terceiro questionário:

-Conceituação – ocorreu lentamente a formação de conceitos como a corrente elétrica, aparelhos resistivos, potência, lei e Coulomb;

-Matematização: a dispersão da opinião dos alunos mostra a dificuldade que eles ainda têm em abstrair o conceito, mesmo depois do curso;

- História: a linguagem histórica está sendo mais utilizada pelos alunos, mas ainda há um pouco de confusão.
 

5. Conclusões parciais

    Os alunos iniciaram o curso com Noções de Computação a partir de setembro de 2000. Desde janeiro de 2001 até junho de 2001, eles participaram do curso de Eletricidade através do computador, tendo aulas apenas aos sábados (2 horas). Devido aos depoimentos, observações e avaliações contínuas durante as aulas, percebemos a formação de alguns conceitos como corrente elétrica, potência e fatos da História da Eletricidade. Além disto, vamos continuar mais um tempo no curso para avaliarmos realmente a eficiência do computador no ensino da Eletricidade

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