Schiel, D.
Programa de Pós Graduação em Educação
para Ciência - UNESP- BAURU
Resumo
O presente trabalho, através da produção e verificação de um conjunto de materiais e métodos, é uma proposta de uso do computador, conectado à Internet, no ensino médio de Física de uma sala do Telecurso 2000 da Universidade de São Paulo visando aperfeiçoar este ensino e minimizar as dificuldades de tais alunos no conteúdo de Eletricidade.Para tanto, foi levado em conta o cotidiano do aluno como foco principal do conteúdo abordado; o reconhecimento das concepções alternativas dos alunos e o caráter de construção permanente da ciência ao abordar o aspectos histórico. O estudo mostrou que os alunos tiveram uma melhora no desenvolvimento do raciocínio e estão conseguindo formar alguns conceitos, mas a dificuldade na abstração de conceitos para a resolução de problemas ainda é muito grande e é por isso que o curso ainda continuará.
Abstract
The present work, related to the production and verification
of a set of materials and methods, is a proposal of the use of computers,
connected to the Internet, in the medium level of Physics courses of a
room of Telecourse 2000 of the University of São Paulo seeking to
improve this teaching and to minimize the these students' difficulties
in the content of Electricity. For so much, it was taken into account the
daily of the student as main focus of the approached content, the recognition
of the students' alternative conceptions and the character of permanent
construction of the science when approaching the historical aspect. The
study teld that the students had an improvement in the development of the
reasoning and they are getting to form some concepts, but the difficulty
in the abstraction of concepts for the resolution of problems it is still
very big and it is the cause that the course will still continue.
Introdução
Este trabalho é uma extensão do Programa
Educ@r que visa a Educação, aplicando
as tecnologias da informática na Educação à
Distância para a formação de professores, qualificação
na aprendizagem dos alunos através do uso da Internet como meio
auxiliar no processo ensino e aprendizagem em sala de aula, interligando
o sistema de ensino público. Este programa iniciou-se em 1992 com
o Programa da Experimentoteca Pública Nacional. O programa também
se preocupa com sua avaliação, com o impacto e as transformações
decorrentes da presença da Internet, aperfeiçoando-se com
a produção e avaliação de softwares na área
de Educação.
Nossa pesquisa está relacionado com a eficiência da inserção da Internet no ensino médio do Telecurso 2000, e qual a significação do conteúdo abordado em Eletricidade. Foram utilizadas estratégias e criou-se material instrucional para o Programa Educ@r com objetivo de minimizar a dificuldade no ensino da Física na Educação de Jovens e Adultos. Estes alunos estão numa fase em que o cotidiano e o conhecimento científico têm uma distância enorme, e é aqui que nosso trabalho vem veicular o conhecimento científico e o cotidiano através da observação das concepções alternativas de temas da Eletricidade e encaminhando os alunos para o conhecimento científico. Segundo Ubiratan D’Ambrósio, 2000:
"O problema maior do ensino de Ciências e Matemática é o fato das mesmas serem apresentadas de forma desinteressante, obsoleta e inútil, e isso dói para o jovem"
Esta situação ainda é mais crítica no ensino de Ciências para as pessoas que deixaram de estudar há algum tempo e retornam para a sala de aula para recuperarem o tempo perdido, e se perdem diante de conceitos e fatos distante de sua realidade. O referido autor ainda afirma:
"O ensino de fatos e conceitos apresentados como verdades absolutas e incontestáveis como um corpo de conhecimentos congelados ao longo do século, não pode responder à enorme curiosidade dos jovens e nem à própria dinâmica da elaboração do conhecimento. A aquisição desse conhecimento é falsamente verificada através de provas e testes"
E como verificar esta aquisição de conhecimento de uma forma que não seja falsa, como seriam em provas e testes? Assim, esta pesquisa de mestrado vem estudar o comportamento dos alunos no ensino de Eletricidade através do computador. Analisamos a eficiência da Internet no ensino de Eletricidade,
Para isso, os alunos participaram de um curso presencial-virtual
no Centro de Divulgação Cultural e Científica (CDCC),
utilizando a página desenvolvida especialmente para este curso.
Objetivos
Analisar a implicação do computador de
curso de Eletricidade para alunos do Telecurso 2000. Estes têm uma
faixa etária entre 30 e 60 anos e sentem uma enorme dificuldade
na aprendizagem de disciplinas da área de Exatas. É nosso
intuito investigarmos a eficiência da interatividade das home-pages
deste curso no ensino de Eletricidade para estes alunos.
Metodologia
1) O que é corrente elétrica?
51% fonte de energia
31% movimento de elétrons
6 % 2 fontes de energia ligadas
6% condutora de energia
6% corrente positiva e outra negativa
2) Você acha que é possível a corrente elétrica percorrer o nosso corpo?
56% sim, com alguma força externa;
25% sim
19% sim, dentro de nós existe energia, campo elétrico...
3) Pagamos caro pela conta de luz?
32% sim, devido ao desperdício de energia;
20% sim, devido a falta usina hidrelétrica;
13% sim, devido à ligação pirata;
7% não, porque traz muitos benefícios
7% sim, o Kwh custa R$ 0,75
7% sim, a força é cobrada em dólar;
7% depende de cada usuário;
7% sim, ganhamos muito pouco
4) Podemos dizer que a Eletricidade só traz benefícios? Por
quê?
56% sim, devido à necessidade;
19% sim, devido ao conforto;
13% depende
6% não, devido aos impactos ambientais;
6% não, revolução tecnológica
5) O que significa a palavra Eletricidade?
20% fonte de energia;
20% energia elétrica;
13% fonte de energia + energia elétrica;
13% progresso;
13% conforto;
7% invenção do homem;
7% necessidade;
7% corrente se átomos.
Durante as aulas, os alunos relatavam suas opiniões que confirmavam o que eles responderam nos questionários.
Situações Problematizadoras I
Aqui, os aluno já tinham contato com a teoria
da home-page, pesquisas em outros sites e exercícios. Assim, outros
exercícios foram feitos para percebermos se já tinha ocorrido
alguma mudança em suas concepções.
1. O que é corrente elétrica?
2. Quem está em movimento na
corrente elétrica?
26,6% átomos
0% prótons
66,6% elétrons livres
6,6% nêutrons
3. Numa seção transversal
passam 10 Coulombs em 10 segundos, qual a intensidade da corrente elétrica?
20% 1 C
26,6% 10 C
46,6% 1 A
6,6% 1 V
4. Qual dos cientistas abaixo estudou
a teoria dos fluidos e disse erroneamente que o corpo que recebe fluido
fica positivo e o corpo que perde fluido fica negativo?
33,3 % Benjamin Franklin
46,6% Charles Du Fay
13,3% Alessandro Volta
6,6% Luigi Galvani
6. Quem inventou o pára-raio?
20% André Marie Ampére
6,6% Charles Coulomb
13,6% Tales de Mileto
60% Benjamin Franklin
7. Se tivermos uma corrente elétrica
de intensidade igual a 20 A, passando numa seção transversal
em 2 segundos. Podemos dizer que a carga elétrica ali é:
53,3% 10 A
13,3% 10 C
6,6% 10 segundos
26,6% 40 C
8. A alternativa correta que mostra
os cientistas que estudaram Eletricidade é:
26,6% Isaac Newton e Maxwell
0 Oersted e Pasteur
60% Alessandro Volta e Thomas Edison
13,3% Darwin e Bohr
9. O que é necessário para que um aparelho elétrico funcione?
13% somente uma pilha
26,6% uma fonte (pilha ou bateria), interruptor, fios condutores e
circuito aberto
60% fonte, interruptor, fios condutores e circuito
fechado
0 pilha e bateria
10. Percebemos que há muitos
cientistas envolvidos no estudo da Eletricidade. Quanto a esta informação,
podemos afirmar:
0 Todo estudo já está completo.
40% Ainda existem muitos cientistas estudando todos os temas da Ciência
60% Somente os cientistas que estudam Eletricidade continuam estudando
0 A Física é uma ciência
parada, apenas a História e a Geografia modificam com o tempo
-Conceituação: Os alunos já adquirem um certo vocabulário científico, mas ainda apresentam algumas dificuldades.
-História da Eletricidade – ainda há confusão na aprendizagem de fatos e cientistas da História.
-Matematização – A dificuldade ainda persiste, mesmo que os alunos estejam aprendendo o conceito, não conseguem abstraí-lo.
A observação durante as aulas fez com que confirmassem estes dados acima, realmente os alunos ainda têm dificuldade na resolução de problemas e já conseguem falar com um vocabulário científico sobre alguns temas.
54,5 % Lei de Coulomb
27, 2% diferença de potencial
18, 1% magnetismo
36,3% elétrons
9% prótons
3) Uma corrente de 10 A significa:
63,6% 10 C/s
27,2% 10 A/s
9% elétrons/s
4)Aparelhos resistivos como ferro elétrico, torradeira,... são aparelhos que transformam:
90,9% de energia elétrica em energia térmica
9,1% de energia térmica em energia elétrica
5)O que significa uma lâmpada de 150 watts?
45,4% potência elétrica
27,2% campo elétrico da lâmpada
18.1% diferença de potencial da lâmpada
9,1% tensão elétrica da lâmpada
6) A força elétrica é diretamente proporcional ao produto das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância. Este enunciado se refere:
63,6% Lei de Coulomb
18,1% à Lei de Thomas Edison
18,1% À Lei de Oersted
7) Qual a semelhança entre Eletricidade e Magnetismo?
54,5% cargas e pólos opostos s e atraem
36,3% cargas iguais se atraem e pólos iguais se repelem
9,1% pólos iguais se atraem
8) Numa secção transversal passam 20 Coulombs em 200 segundos, qual a intensidade da corrente elétrica?
36.3% 400 A
27,2% 4000 A
18,1 % 0,1 A
18,1% 10 A
9)Se tivermos um corrente elétrica de lA passando numa secção transversal em 2 segundos. Podemos dizer que a carga elétrica é:
45,4% 2 C
45,4% 2 A
9,1% 0,5 C
9,1% 0,5 A
10) A alternativa que mostra os cientistas que estudaram Eletricidade é:
54,5% Thomas Edison e Oersted
45,4% Galvani e Isaac Newton
9,1% Maxwell e Darwin
-Conceituação – ocorreu lentamente a formação de conceitos como a corrente elétrica, aparelhos resistivos, potência, lei e Coulomb;
-Matematização: a dispersão da opinião dos alunos mostra a dificuldade que eles ainda têm em abstrair o conceito, mesmo depois do curso;
- História: a linguagem histórica está sendo mais
utilizada pelos alunos, mas ainda há um pouco de confusão.
5. Conclusões parciais
Os alunos iniciaram o curso com Noções de Computação a partir de setembro de 2000. Desde janeiro de 2001 até junho de 2001, eles participaram do curso de Eletricidade através do computador, tendo aulas apenas aos sábados (2 horas). Devido aos depoimentos, observações e avaliações contínuas durante as aulas, percebemos a formação de alguns conceitos como corrente elétrica, potência e fatos da História da Eletricidade. Além disto, vamos continuar mais um tempo no curso para avaliarmos realmente a eficiência do computador no ensino da Eletricidade
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