sobre ensino de física

projetos históricos de ensino de fisica

GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física

GREF iniciou seus trabalhos em 1984 e, além da formação continuada, de cursos e de assessoria a professores de Física, foi elaborada uma coleção em três volumes publicados pela editora da Universidade de São Paulo. Esta coleção, que é dirigida aos professores, apresenta o conteúdo de Física a partir de elementos vivenciais dos estudantes e traz ainda sugestões de atividades e exercícios resolvidos. Além dessa coleção, a equipe do GREF elaborou as Leituras de Física, material dirigido a estudantes e que está disponível para download. Saiba mais sobre o GREF em: www.fep.if.usp.br/~profis/gref.html

Referências sobre o projeto

AMBROZIO, Maria Lucia. Outra óptica para o ensino de óptica. 490p. Mestrado em Ensino de Ciências. USP, São Paulo/SP. 1990. 

DEL CARLO, Sandra. Duas propostas de ensino de segundo grau e suas formas de compreender a Eletricidade. 186p. Mestrado em Ensino de Ciências. USP, São Paulo/SP. 1997. 

FIORAVANTE, Marco Antônio Costa. Atualização de professores em serviço: indicadores de mudanças. 122p. Mestrado em Ensino de Ciências. USP, São Paulo/SP. 1997. 

OLIVEIRA, Rebeca Vilas Boas Cardoso de. Formação Continuada de professores e mudanças nas formas de estruturar a mecânica clássica. 109p. Mestrado em Ensino de Ciências. USP. São Paulo/SP. 1999. 

PEREIRA, Jairo Alves. Uma reelaboração de conteúdos de física de segundo grau - A eletricidade como exemplo. 219p. Mestrado em Ensino de Ciências. USP. São Paulo/SP. 1995. 

PIASSI, Luis Paulo de Carvalho. Que Física ensinar no Segundo Grau? Elementos para uma reelaboração do conteúdo. 208p. Mestrado em Ensino de Ciências. USP. São Paulo/SP. 1995. 

SILVA, Isilda Sampaio. Formação continuada de professores: mudanças nas formas de pensar a Termodinâmica. 140p. Mestrado em Ensino de Ciências. USP. São Paulo/SP. 1999. 

PSSC - Physical Science Study Committee

Projeto de Física desenvolvido pelo Physical Science Study Committee (PSSC) no final dos anos 1950, nos EUA. Os diferentes materiais produzidos pelo PSSC (livros didáticos, guias para o professor, filmes instrutivos e materiais para laboratório em sala) foram traduzidos e utilizados na educação básica ao redor do mundo durante os anos 1960 e 1970. O Projeto foi traduzido para o português por uma equipe de professores do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC) - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (IBECC-UNESCO), com apoio do Ministério da Educação e Cultura (MEC), entre os anos 1961 e 1964.

PSSC

  Guia do professor I 

  Livro I 

O Universo

  Guia do professor II 

  Livro II 

Óptica e ondas
Guia de laboratório

  Guia do professor III 

  Livro III 

Mecânica
Guia de laboratório

  Guia do professor IV 

  Livro IV 

Eletricidade e estrutura atômica
Guia de laboratório

Referências sobre o projeto

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de.  O ensino da Física na Grande São Paulo: Estudo sobre um processo de transformação. Tese em Educação. USP. São Paulo. 1972.

GASPAR, Alberto.  Cinquenta anos de Ensino de Física: muitos equívocos, alguns acertos e a necessidade do resgate do papel do professor. Artigo submetido ao XV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. Natal/RN. 1997.

KILLIAN JR, James R.  O curso do PSSC. Revista Ciência e Cultura, São Paulo, 16(4), pp. 421-423, 1964.

LORENZ, Karl M. A reforma do ensino de ciências no ensino secundário brasileiro nas décadas de 1960 e 1970. Revista Portuguesa de Pedagogia, 39(1), pp.97-112. 2005. 

LORENZ, Karl M.; BARRA, Vilma Marcassa. Produção de materiais didáticos de ciências no Brasil - período 1950 a 1980. Ciência e Cultura. 38(12), pp. 1970-83. 1986. 

LUNETTA, Vincent N.; TAMIR, Pinchas. An Analysis of Laboratory Activities in Two Modern Science Curricula: Project Physics and PSSC. Paper presented at the annual meeting of the National Association for Research in Science Teaching, 1978. 

MUNIZ, Paulo Pereira. Novos métodos e programas no ensino da Física. Curriculum, 3(6). 1964. 

NARDI, Roberto. Memórias da educação em ciências no Brasil: a pesquisa em ensino de física. Investigações em Ensino de Ciências, 10(1), pp. 63-101, 2005. 

MOREIRA, Marco Antônio. Ensino de Física no Brasil: Retrospectiva e Perspectivas. Revista brasileira de ensino de física. São Paulo, 22(1), pp. 94-99, 2000. 

NASSIF, Luis Alberto de Lima. O conceito de ciencia veiculado por materiais didáticos: uma análise do curso de fisica do PSSC. Mestrado em Educação. PUC. São Paulo. 1976. 

QUEIROZ, Maria Neusa Almeida; HOSOUME, Yassuko. Ensino de física no Brasil nas décadas de 1960-1970 na perspectiva dos projetos inovadores PSSC, PEF e FAI. Atas do EPEF. Natal/RN. 2016. 

WASIK, John L. A Comparison of Cognitive Performance of PSSC and Non-PSSC Physics Students. Journal of Research in Science Teaching, 8(1), pp. 85-90, 1971. 

FAI - Física Auto-Instrutivo

Projeto elaborado no início da década de 1970 pelo GETEF (Grupo de Estudos em Tecnologia de Ensino de Física), composto por professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, e egressos do Instituto de Física da USP, coordenado pelos Professores Fuad Daher Saad, Paulo Yamamura e Kazuo Watanabe, docentes do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

FAI

  Manual do professor 

  FAI 1 

Sistema Internacional de Unidades (SI)
Funções e gráficos
Movimento retilíneo

  FAI 2 

Vetores
Força e movimento

  FAI 3 

Impulso e quantidade de energia linear
Energia mecânica

  FAI 4 

Movimento angular e rotação
Lei da Gravitação Universal
Equilíbrio estático de líquidos
Termologia

  FAI 5 

Cargas elétricas em repouso
Cargas elétricas em movimento

Referências sobre o projeto

GASPAR, Alberto.  Cinquenta anos de Ensino de Física: muitos equívocos, alguns acertos e a necessidade do resgate do papel do professor. Artigo submetido ao XV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. Natal/RN. 1997.

NARDI, Roberto. Memórias da educação em ciências no Brasil: a pesquisa em ensino de física. Investigações em Ensino de Ciências, 10(1), pp.63-101. 2005. 

QUEIROZ, Maria Neusa Almeida; HOSOUME, Yassuko. Ensino de física no Brasil nas décadas de 1960-1970 na perspectiva dos projetos inovadores PSSC, PEF e FAI. Atas do EPEF. Natal/RN. 2016. 

SAAD, Fuad Daher. Análise do Projeto FAI: uma proposta de um curso de física auto-instrutivo para o segundo grau. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP, 1977.

PPEF - Projeto Brasileiro para o Ensino de Física

Projeto desenvolvido em parceria com a FUNBEC (Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências), no início da década de 1970, coordenado pelos professores Rodolpho Caniato, Antônio Teixeira Junior e José Goldemberg, sendo os dois últimos professores do IFUSP. As unidades "O Céu" e "Mecânica" foram apresentados em sua tese de doutorado "Um Projeto Brasileiro para o Ensino de Física", defendida em 1973. 

PBEF

  Tese de Rodolpho Caniato 

  Volume 1 

O Céu

  Volume 2 

Mecânica

Referências sobre o projeto

CHIQUETTO, Marcos José. O currículo de Física do Ensino Médio no Brasil: discussão retrospectiva. Revista e-curriculum, 7(1). São Paulo. 2011.

GASPAR, Alberto.  Cinquenta anos de Ensino de Física: muitos equívocos, alguns acertos e a necessidade do resgate do papel do professor. Artigo submetido ao XV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. Natal/RN. 1997.

NARDI, Roberto. Memórias da educação em ciências no Brasil: a pesquisa em ensino de física. Investigações em Ensino de Ciências, 10(1), pp.63-101. 2005. 

PLON - The Physics Curriculum Development Project

O PLON (acrônimo holandês para o Projeto de Desenvolvimento Curricular em Física) foi um projeto desenvolvido no início da década de 1970, na Holanda. A proposta do PLON, apresentada em seus materiais (livros didáticos para os alunos, guias para o professor, manuais técnicos e documentos orientadores de exames) foi construída tendo como ponto de partida a realidade do estudante de ensino médio (conhecimento baseado em contexto), enfatizando artefatos tecnológicos, fenômenos naturais, questões socio-científicas e de natureza da ciência. Apenas dois exemplares foram traduzidos para o inglês. O material em holandês pode ser consultado na página: https://elbd.sites.uu.nl/2017/07/10/plon.

PLON

  Bridges 

  Water for Tanzania 

Referências sobre o projeto

DEKKER, J.A.; VALK, E. van der. Pre‐university physics presented in a thematic and systematic way: experiences with a Dutch Physics Curriculum Development Project. European Journal of Science Education, 8(2), 1986. 

EIJKELHOLF, Harrie; KORTLAND, Koos; LOO, Frans van der. Nuclear weapons - a suitable topic for the classroom?. Physics Education, 19(1), 1984. 

EIJKELHOLF, Harrie; KORTLAND, Koos. Broadening the Aims of Physics Education. In: P. Fensham (Ed.), Development and Dilemmas in Science Education. pp. 282-305. London: Falmer Press. 1988. 

EIJKELHOLF, Harrie.; LIJNSE, Piet. The role of research and development to improve STS education: experiences from the PLON-projectInternational Journal of Science Education, 10(4), pp. 464-474, 1988. 

KORTLAND, Koos. Physics in personal, social and scientific contexts. A retrospective view on the Dutch Physics Curriculum Development Project PLON. 2nd International IPN-YSEG Symposium Context-Based Science Curricula, 2003.

LIJNSE, Piet et al. A Thematic Physics Curriculum: A Balance Between Contradictory Curriculum Forces. Science Education 74(1), pp. 95-103, 1990.

UNESCO-IBECC - Projeto Piloto - Física da Luz

Projeto piloto da UNESCO para o ensino de Física desenvolvido, no início da década de 1960, por uma equipe internacional de físicos. O projeto foi iniciado no Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Ciências (IBECC), representante da UNESCO em São Paulo, e depois passou para o Departamento de Física da FFLC-USP. Foi elaborado um curso de Óptica (Física da Luz), contendo textos para o aluno, materiais simples para experimentos e filmes didáticos, utilizando a Instrução Programada como matriz orientadora. 

UNESCO-IBECC

  Física da Luz 0 

Experiências e gráficos

  Física da Luz 1 

Algumas propriedades da luz

  Física da Luz 2 

Modelo corpuscular da luz

  Física da Luz 3 (parte 1) 

Modelo ondulatório da luz

  Física da Luz 3 (parte 2) 

Modelo ondulatório da luz

  Física da Luz 4 

Ondas eletromagnéticas e fótons

Referências sobre o projeto

ABRANTES, Antonio Carlos Souza de; AZEVEDO, Nara. O Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura e a institucionalização da ciência no Brasil, 1946-1966. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, 5(2), p. 469-489, 2010. 

ABRANTES, Antonio Carlos Souza de. Ciência, educação e sociedade: o caso do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC) e da Fundação Brasileira de Ensino de Ciências (FUNBEC). Tese. Doutorado em História das Ciências e da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz, 2008. 

BERGVALL, Par. O projeto piloto da UNESCO para o ensino de física. Ciência e Cultura, São Paulo, 16(4), pp. 418-419, 1964.

NARDI, Roberto. Memórias da educação em ciências no Brasil: a pesquisa em ensino de física. Investigações em Ensino de Ciências, 10(1), pp.63-101, 2005. 

ORMASTRONI, Maria Julieta Sebastiani. A Reforma em marcha: realizações do IBECC. Revista Ciência e Cultura, São Paulo, 16(4), pp. 417-418, 1964.

PEF - Projeto de Ensino de Física

Projeto desenvolvido no início da década de 1970, no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, sob a coordenação dos professores Ernst W. Hamburger e Giorgio Moscati, e com uma equipe formada por professores universitários, professores de Física da educação básica, pesquisadores em Física entre outros. O material do projeto é constituido por textos para o estudante, um guia para o professor e conjuntos de experimentos. O projeto foi editado pelo MEC e distribuído nos postos da FENAME (Fundação Nacional de Material Escolar). Os materiais experimentais foram produzidos pela FUNBEC (Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências).

Referências sobre o projeto

BITTENCOURT, Diomar da Rocha Santos. Uma análise do Projeto de Ensino de Física - Mecânica. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP. 1977.

CHIQUETTO, Marcos José. O currículo de Física do Ensino Médio no Brasil: discussão retrospectiva. Revista e-curriculum, 7(1). São Paulo. 2011.

GAMA, Heleny U.; HAMBURGER, Ernst W. Pesquisas sobre o Ensino de Física: Resumos das Dissertações de Mestrado em Ensino de Ciências, modalidade Física, apresentadas nos anos de 1976 a 1982. Publicação do Instituto de Física e da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP. 1990. 

GARCIA, Nilson Marques Dias.  Ensinando a ensinar Física: um projeto desenvolvido no Brasil nos anos 1970. Atas do IV Congresso Brasileiro de História da Educação. Goiânia/GO. 2006.

GARCIA, Nilson Marques Dias. Projeto de Ensino de Física (PEF): análise de orientações para ensinar Física na década de 1970. Atas do VIII Congreso Iberoamericano de Historia de La Educación Latinoamericana. Buenos Aires - Argentina. 2007.

GARCIA, Nilson Marques Dias; HIGA, Ivanilda; GARCIA, Tânia Maria F. Braga. O Projeto de Ensino de Física (PEF): um modo brasileiro de ensinar Física na década de 1970. Atas do XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Luís/MA. 2007.

GASPAR, Alberto.  Cinquenta anos de Ensino de Física: muitos equívocos, alguns acertos e a necessidade do resgate do papel do professor. Artigo submetido ao XV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. Natal/RN. 1997.

LORENTZ, Karl M.; BARRA, Vilma Marcassa.  Produção de Materiais Didáticos de Ciências no Brasil, Período 1950 a 1980. Ciência e Cultura, São Paulo, Brasil: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 38(12), pp. 1970-1983, 1986.

NARDI, Roberto. Memórias da educação em ciências no Brasil: a pesquisa em ensino de física. Investigações em Ensino de Ciências, 10(1), pp.63-101. 2005. 

PACCA, Jesuína L. de Almeida. Análise do desempenho de alunos frente a objetivos do projeto de ensino de física. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP. 1976.

PENA, Fábio Luis Alves; FREIRE JR., Olival. Sobre a modernização do ensino de física no Brasil. Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru/SP. 2003.

QUEIROZ, Maria Neusa Almeida; HOSOUME, Yassuko. Ensino de física no Brasil nas décadas de 1960-1970 na perspectiva dos projetos inovadores PSSC, PEF e FAI. Atas do EPEF. Natal/RN. 2016. 

HARVARD - The Project Physics Course

Projeto Física, também conhecido como Projeto Harvard, foi desenvolvido por Gerald Holton (físico), James Rutherford (professor de física na escola secundária) e Fletcher Watson (educador) no início dos anos 1960. Um dos objetivos do Projeto Harvard era organizar um curso de física humanisticamente orientado. A Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal) fez uma tradução/adaptação desse projeto ao sistema de ensino português.

Referências sobre o projeto

BORK, Alfred M. The Harvard Project Physics Film Program. The Physics Teacher 8(4), pp. 163-168, 1970.

HOLTON, Gerald. Project Physics. A Report on Its Aims and Current Status. The Physics Teacher 5(5), pp. 198-211, 1967.

HOLTON, Gerald. Harvard Project Physics A report on its aims and current status. Physics Education 4(1), pp. 19-25, 1969.

HOLTON, Gerald. The project physics course - Notes on its educational philosophys. Physics Education 11(5), pp. 330-335, 1976.

HOLTON, Gerald. The Project Physics Course, Then and Now. Science and Education 12(8), pp. 779-786, 2003.

MOORE, Arnold J. Harvard project physics—A cogent approach. Science and Education 52(4), pp. 377-345, 1968.

NARDI, Roberto. Memórias da educação em ciências no Brasil: a pesquisa em ensino de física. Investigações em Ensino de Ciências, 10(1), pp. 63-101, 2005. 

OLIVEIRA, Bernardo Jefferson; FREIRE JR., Olival. Uma conversa com Gerald Holton. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 23(3), p. 315-328, 2006. 

PENA, Fábio Luís Alves. Sobre a presença do Projeto Harvard no sistema educacional brasileiro. Revista Brasileira de Ensino de Física, 34(1), p. 1701, 2012. 

RUSSELL, Thomas L. What history of science, how much, and why?. Science Education, 65(1), p. 51-64, 1981. 

WELCH, Wayne W.; WALBERG, Herbert J. A National Experiment in Curriculum Evaluation. American Educational Research Journal, 9(3), p. 373-383, 1972. 

WELCH, Wayne W. Review of the research and evaluation program of harvard project physics. Journal of Research in Science Teaching, 10(4), p. 365-378, 1973. 

NUFFIELD Project

Projeto desenvolvido na Inglaterra, pela Fundação Nuffield, no início dos anos 1960. São objetivos do projeto o desenvolvimento de um programa de física completo por si só; baseado na curiosidade natural dos jovens; relevante para o mundo fora da sala de aula; que forneça uma imagem ampla sobre o que é a ciência moderna; e que promova um espírito de investigação nos jovens estudantes. Mais informações sobre o Projeto Nuffield podem ser acessadas em: https://www.stem.org.uk/resources/collection/3252/nuffield-physics. O material disponível está em inglês (não houve tradução do Nuffield para português).

Referências sobre o projeto

LEWIS, John. The Nuffield Physics Project. Bulletin of the Institute of Physics and the Physical Society, 16(3), pp. 81-94, 1965.

MADDOX, J. The Nuffield Physics Project. Physics Education, 1(1), pp. 3-7, 1966.

DORLING, Geoffrey. Nuffield Coordinated Sciences - aims and history. Physics Education 23(4), pp. 19-25, 1988.

TEBBUTT, M.J.. Teachers' views about the Nuffield advanced physics course. Physics Education 16(4), pp. 228-233, 1981.