AgendaAgenda

eventos       MURAL  

espaço de apoio, pesquisa e cooperação de professores de física

Instituto de Física da USP


PROFIS - Espaço de Apoio, Pesquisa e Cooperação de Professores de Física - é um espaço de investigação científico-pedagógica, sediado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), para promover projetos de inovação e aperfeiçoamento do ensino, com a participação de alunos da Licenciatura, estudantes da pós-graduação do Programa Interunidades em Ensino de Ciências, professores do ensino médio e docentes universitários.

Apoio ao professor, nesses tempos de COVID-19.
(Referências de materiais de uso didático, vídeos, simulações, atividades experimentais, laboratórios virtuais etc.)

apoio ao professor

LINHAS DE ATUAÇÃO

Dentre os campos de atuação do PROFIS, três conjuntos de ações merecem destaque: apoio e incentivo à criação e ao encaminhamento de propostas, projetos e eventos desenvolvidos por estudantes e professores, assim como a organização e realização de atividades de interesse da licenciatura; divulgação da proposta de ensino desenvolvida pelo Grupo de Reelaboração do Ensino de Física (GREF), assessoria e desenvolvimento de novas formas de utilização da proposta; pesquisa, organização e sistematização de materiais e publicações de interesse para a área de Ensino de Física. Quer saber mais? É só dar uma espiada! 

PROMOÇÃO E APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

Organização de eventos e apoio à criação e ao encaminhamento de propostas e projetos desenvolvidos por estudantes da licenciatura do IFUSP, em diferentes âmbitos - programas institucionais da Universidade, projetos de iniciação científica, monografias de final de curso, Encontro da Licenciatura etc.

saiba mais

GREF: DIVULGAÇÃO, ASSESSORIA E ACERVO

Apoio e divulgação da proposta de ensino desenvolvida pelo Grupo de Reelaboração do Ensino de Física (GREF); incentivo e desenvolvimento de formas de utilização do material produzido pelo Grupo (leituras do aluno e livro do professor), bem como produção de materiais complementares a seu uso.

saiba mais

PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE MATERIAIS DE ENSINO

Manutenção, organização e investigação de materiais e publicações de interesse da pesquisa em Ensino de Física e de apoio ao ensino, como livros didáticos, projetos de ensino, revistas de divulgação, teses, periódicos, bases de dados e sistemas de informação, reunidos em acervo mantido pelo PROFIS.

saiba mais

sobre ensino de física

Nesse espaço estão disponibilizados documentos e referências sobre educação científica e ensino de física. Aqui você encontrará as atas dos principais eventos da área, revistas e publicações, projetos históricos de ensino de física, referências multimidia para uso em sala de aula, diretrizes e parâmetros curriculares, informações sobre avaliações e exames nacionais, artigos, teses e dissertações sobre a área de Pesquisa em Ensino de Física, informações sobre as Licenciaturas em Física e muito mais!   

Periódicos e Publicações

Periódicos nacionais e internacionais da área de ensino de Física, indexados e arbitrados, voltados para disseminação das pesquisas desenvolvidas na área.

Encontros e Simpósios

Sistematização de atas, cadernos de programas e de resumos de eventos nacionais da área de ensino de Física e de Ciências realizados periodicamente.

Avaliações e Exames

Referências sobre avaliações e exames (ENEM, SARESP, SAEB, ENADE etc.) nacionais e estaduais, de educação básica e superior.

Propostas e Documentos Curriculares

Referências sobre propostas curriculares estaduais para o ensino básico, relativas ao Ensino de Física e de Ciências.

Diretrizes e Parâmetros

Diretrizes e parâmetros curriculares nacionais para a educação básica, relativos ao ensino de Física e de Ciências.

Base Nacional Comum Curricular

Documentos Curriculares, histórico, materiais de apoio, artigos e publicações sobre a BNCC.

Projetos de Ensino de Física

Sistematização dos Projetos Históricos de Ensino de Física (PSSC, PEF, FAI etc.) e referências (teses, dissertações e artigos).

Projetos de Ensino de Ciências

Sistematização dos Projetos Históricos de Ensino de Ciências (SATIS, Science at Work, SISCON etc.) e referências (teses, dissertações e artigos).

Divulgação Científica

Referências sobre Divulgação Científica (revistas, artigos, teses, dissertações e outros materiais) e sua relação com o ensino de Física e de Ciências.

Licenciatura em Física

Informações sobre os cursos de Licenciatura em Física em diferentes instituições e referências sobre formação de professores de Física.

Pesquisa em Ensino de Física

Referências sobre a área de Pesquisa em Ensino de Física, com ênfase em aspectos históricos de seu desenvolvimento e sua constituição.

Centros e Museus de Ciências

Informações sobre centros e museus de ciência, planetários, unidades de ciência móvel e associações voltadas à popularização da ciência no Brasil.

Recursos Virtuais e Multimídia

Informações sobre plataformas educacionais, ambientes virtuais e recursos multi e hipermídia orientados para o ensino de Física e de Ciências.

Materiais Didáticos e de Apoio

Sistematização e disponibilização de diferentes materiais de apoio produzidos por professores, para professores e estudantes de Física.

Catálogos e Bancos de Teses

Catálogos e bancos com a sistematização e disponibilização de referências de teses e dissertações das áreas de ensino de Física e Ciências.

licenciatura

Nesse espaço, disponibilizamos informações sobre o curso de Licenciatura em Física da USP, juntamente com recursos e materiais produzidos por docentes e discentes desse curso. Aqui você encontrará apostilas e materiais didáticos elaborados para disciplinas, notas de aula, vídeos e vídeo-aulas, assim como produções discentes voltadas para estudantes e professores de física da escola básica. 

LICENCIATURA EM FÍSICA DA USP

Desde 1993, o Instituto de Física da USP oferece um curso de Licenciatura em Física com grade curricular própria e ingresso independente do curso de Bacharelado. Conheça um pouco mais sobre esse curso e sua história!

conheça !

PRODUÇÕES DOCENTES

Textos didáticos, vídeos, apostilas, notas de aula... Nesse espaço você encontra recursos, referências e materiais desenvolvidos para disciplinas do curso de Licenciatura, por pesquisadores da área de Ensino de Física do IFUSP.

conheça !

PRODUÇÕES DISCENTES

Disponibilizamos, nesse espaço, materiais e recursos didáticos produzidos por estudantes do curso de Licenciatura em disciplinas do curso. São textos didáticos, apostilas, vídeos, jogos, experimentos etc. Que tal dar uma espiada?   

conheça !

GREF

GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física - nasceu de uma parceria entre professores da rede estadual de ensino de São Paulo e docentes do Instituto de Física da USP. Esse grupo teve como objetivo a elaboração de uma proposta de ensino de Física para o Ensino Médio, vinculada à experiência cotidiana dos alunos, procurando apresentar a eles a Física como um instrumento de melhor compreensão e atuação na realidade.

Sobre o GREF


Conheça a história do Grupo de Reelaboração do Ensino de Física, fundado em 1984 no Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

Leituras de Física


Mecânica, Física Térmica, Óptica e Eletromagnetismo poderão ser ensinadas e estudadas por meio de suas leituras onde questionar, investigar, fazer e pensar estão sempre presentes.

Livro do Professor


A coleção, composta por três livros, apresenta o conteúdo de Física a partir de elementos vivenciais dos estudantes e traz ainda sugestões de atividades e exercícios resolvidos.

Dissertações e Teses


Produções acadêmicas que analisam o projeto GREF em termos da escolha e seleção dos conteúdos, de sua estrutura, de seus usos em sala de aula etc.

Ensaios e Artigos


Materiais referentes ao projeto GREF publicados em periódicos da área de ensino de ciências e educação, revistas, livros, jornais, boletins, cadernos de resumos e atas de eventos etc.

Acervo Multimidia


Vídeos e aúdios com entrevistas e depoimentos de autores da proposta GREF e de professores que participaram do projeto.

bases de referências

Como resultado de um extenso trabalho desenvolvido desde o início dos anos 90 e, atualmente, conduzido pelo espaço PROFIS, temos estruturado e implementado fontes de referências bibliográficas destinadas a apoiar pesquisadores, professores e estudantes de Física e Ciências. As bases ENFIS e FISBIT estão sendo reestruturadas para que sejam disponibilizadas via banco de dados de acesso web. Os Catálogos Analíticos estão disponíveis para download no link abaixo.

BANCO DE REFERÊNCIAS DE ENSINO DE FÍSICA


ENFIS (Banco de Referências de Ensino de Física) foi criado com o objetivo de resgatar e sistematizar a produção da área de ensino de Física no Brasil e torná-la acessível a professores, pesquisadores e estudantes de licenciatura ou pós-graduação em ensino.

saiba mais

BANCO DE REFERÊNCIAS DE DIVULGAÇÃO EM FÍSICA


FISBIT (Banco de Referências de Divulgação Científica) foi criado com o objetivo de sistematizar referências de publicações de divulgação científica selecionadas para apoiar o trabalho em sala de aula, tratando de temas contemporâneos ou do cotidiano.

saiba mais

CATÁLOGOS ANALÍTICOS DE DISSERTAÇÕES E TESES


Os Catálogos Analíticos contém referências de dissertações de mestrado e teses de doutorado e livre docência na área de Ensino de Física, defendidas em instituições nacionais, nos períodos de 1972-1992, 1992-1995 e 1995-2006 (com resumos).

saiba mais

Eventos

JAN27-01

XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF)

Universidade Federal da Bahia - Salvador/BA

www.sbfisica.org.br/~snef/xxiii

MAI15-17

II Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores (CECIFOP)

Universidade Federal de Goiás - Catalão/GO

//cecifop.wixsite.com/cecifop

JUN25-28

XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal/RN

www.abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec

AGO12-17

13th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA)

University of Bologna - Bologna/IT

www.esera2019.org

SET12-17

Astronomy Education Conference: Bridging Research & Practice

European Southern Observatory (ESO) Munich/DE 

//iau-dc-c1.org/astroedu-conference

Todos os eventos   

Notícias da semana

Videoaulas da USP levam conceitos de física para o público

Jornal da USP [25/08/2016]

Vídeos contemplam explicações de termodinâmica a física quântica com aulas teóricas, exercícios e experimentos.

Como funciona a sala de aula invertida?

Carta Educação [24/08/2016]

Metodologia de ensino propõe aulas menos expositivas e melhor utilização do tempo e conhecimento do professor.

Primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física começa hoje nas escolas participantes

SEESP [24/08/2016]

A competição nacional é voltada para alunos e professores de escolas públicas.

Estão abertas as inscrições para o vestibular da FUVEST

O Estado de São Paulo [24/08/2016]

Serão selecionados alunos para 8.734 vagas na Universidade de São Paulo e 120 no curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.

Uma plataforma para cobrar políticas educativas dos candidatos nas eleições

El País Brasil [24/08/2016]

Projeto de ex-alunos de Harvard vai coletar perguntas nas redes e fiscalizar "promessômetro".

Todas as notícias   

Anúncios

PERCURSOS

PROFIS também atua na organização de eventos e no apoio à criação e ao encaminhamento de propostas e projetos desenvolvidos por estudantes da licenciatura do IFUSP, em diferentes âmbitos - programas institucionais da Universidade, projetos de iniciação científica, monografias de final de curso etc. O PROFIS eventualmente oferece cursos e oficinas para estudantes de licenciatura e professores de física, assim como promove outras atividades integrativas e formativas (visitas a museus e centros de ciências, institutos de pesquisa, laboratórios etc.).

Eventos

Conheça alguns dos eventos organizados e apoiados pelo PROFIS, voltados especialmente a estudantes de licenciatura e professores de física.

Oficinas e Cursos

Meio Ambiente e Aquecimento Global, Física Nuclear, Foto na Lata... Conheça as oficinas e os cursos de extensão oferecidos pelo PROFIS.

Grupos e Projetos

Em 2003 nascia o PROFIS... e se iniciavam as atividades desse espaço de investigação científico-pedagógica. Conheça nossos projetos iniciais e nossos colaboradores.

Visitas

Visita ao Acelerador Pelletron, ao Reator Nuclear do Instituto de Pesquisas Energáticas e Nucleares (IPEN)... Conheça algumas visitas organizadas pelo PROFIS.

espaços e acervos

Acervo de material didático e de divulgação científica


O PROFIS mantém um acervo físico de materiais didáticos, paradidáticos, de divulgação científica, além de periódicos da área, documentos educacionais (Propostas e Parâmetros Curriculares, Projetos Históricos de Ensino, Livros Didáticos de Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio) etc. Esse acervo está disponível para consulta.

Acervo de Teses e Dissertações em ensino de física


O PROFIS mantém um acervo físico de dissertações e teses da área de ensino de física e de ciências, provenientes de Programas de Pós-Graduação em Ensino de Física e de Ciências. Esses materiais são utilizados por estudantes de pós-graduação nas referidas áreas, por estudantes de licenciatura em física e por professores e pesquisadores da área de ensino. 

Biblioteca de Ensino


O PROFIS gerencia uma pequena Biblioteca de Ensino, cujo acervo de aproximadamente 1300 obras foi sendo constituído ao longo dos anos. Além de livros, a Tequinha também disponibiliza para consulta publicações da área de ensino de física e de ciências, obras didáticas históricas e atas de eventos da área. O acervo da Biblioteca de Ensino pode consultado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP).

PROFIS - Espaço dos estudantes


No PROFIS, os estudantes de licenciatura do Instituto de Física da USP têm um espaço de trabalho coletivo para o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, de monografias, de pesquisas relacionadas a disciplinas do curso de graduação, assim como para o encontro de grupos de estudo. No Espaço dos Estudantes, o PROFIS disponibiliza referências como livros, projetos de ensino e  outros materiais de apoio, visando oferecer aos estudantes elementos para o aperfeiçoamento de sua formação. 

Oficina do GREF 


O PROFIS mantém uma pequena oficina para a produção de materiais e experimentos didáticos, utilizados por estudantes da licenciatura e professores da educação básica e superior no desenvolvimento de suas atividades. A "Oficina do GREF", como é conhecida por ter sido estruturada pelo Grupo de Reelaboração do Ensino de Física, é atualmente mantida e coordenada pelo PROFIS.

PROFIS - Espaço Administrativo


Nesse espaço do PROFIS recebemos, atendemos e orientamos estudantes de graduação e pós, estudantes e professores da educação básica e superior, em suas demandas e necessidades. No Espaço dos Educadores são realizadas reuniões de trabalho, elaborados materiais educativos e desenvolvidas atividades didáticas. Na Secretaria do PROFIS é feita a recepção e o encaminhamento de solicitações e demandas referentes a cursos, eventos, materiais didáticos, entre outras.