Edição brasileira da revista Scientific American (criada nos Estados Unidos em 1945), a SCIAM-Brasil é uma publicação mensal de divulgação científica da Nastari Targets. O site da SCIAM-Brasil apresenta notícias de
ciências e materiais multimídia.
Artigos não disponíveis online.
Publicação mensal de divulgação científica do Instituto Ciência Hoje (ICH), voltada para o público infantil. A Ciência Hoje das Crianças foi criada em 1986 e atualmente conta com versões impressas e digitais.
Artigos parcialmente disponíveis online.
Publicação mensal de divulgação científica do Instituto Ciência Hoje (ICH). A primeira edição da Revista Ciência Hoje é de agosto de 1982 e, atualmente, o periódico conta com versões impressas e digitais.
Artigos parcialmente disponíveis online.
Publicação de difusão e divulgação científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de periodicidade trimestral. Seu espaço editorial possibilita a divulgação de artigos e reportagens com diferentes
enfoques sobre um tema específico, notícias sobre temas da atualidade científica e cultural e reportagens sobre o universo da ciência e da cultura.
Edições online: Desde o volume 54 (2002)
Revista brasileira de divulgação científica, cultura e variedades, publicada mensalmente pela Editora Abril desde setembro de 1987. Atualmente, o periódico conta com versões impressas e digitais.
Artigos parcialmente disponíveis online.
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/
A Mundo Estranho foi uma revista de variedades e curiosidades científicas, tecnológicas e culturais, criada em agosto 2001 a partir da coluna Superintrigante (especializada em perguntas e respostas), da Revista Superinteressante.
Voltada a um público jovem, ao final de 2001 a revista adquiriu conteúdos e formatos próprios. Em agosto de 2018, a Editora Abril anunciou a descontinuação da circulação da Mundo Estranho. Atualmente, o conteúdo da revista
é disponibilizado no portal da Superinteressante.
Artigos parcialmente disponíveis online.
https://portal.cbpf.br/pt-br/revistas-do-cbpf
Publicação de divulgação científica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). A revista apresenta artigos de divulgação sobre tópicos de física contemporânea.
Capítulos disponíveis online.
https://revistagalileu.globo.com/
Revista brasileira de divulgação científica, cultura e variedades, publicada mensalmente pela Editora Globo. Desde 2020, o periódico passou a contar apenas com versões no digital.
Artigos parcialmente disponíveis online.
https://revistapesquisa.fapesp.br/
Revista editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que tem como objetivo a divulgação dos resultados da produção científica e tecnológica brasileira, da qual a FAPESP é uma das mais importantes
agências de fomento.
Edições online: Artigos disponíveis desde 1995.
http://www.jornaldaciencia.org.br/index2.jsp
Publicação Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com notícias e artigos sobre ciência, tecnologia e políticas em C&T, sobre as atividades da SBPC, das sociedades científicas, de órgãos do governo, universidades,
centros de pesquisa e demais agentes do universo da ciência, tecnologia e inovação, educação e cultura científica do País.
Edições online: Desde o volume 1945 (2002)
Publicação eletrônica mensal, produzida pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp, em parceria (desde 2000) com a Sociedade Brasileira para o prograsso da Ciência (SBPC). Editada desde agosto de 1999,
a revista ComCiência é organizada em dossiês temáticos (e excepcionalmente artigos, reportagens, resenhas ou entrevistas avulsas) e trata de assuntos ligados a todas as áreas das ciências.
Edições online: Desde o volume 1 (1999)
Revista de divulgação científica da Universidade Federal de Santa Caratina (UFSC), produzida pela Agência de Comunicação da UFSC. O periódico apresenta artigos sobre pesquisas em diversos campos de estudo, realizadas na Universidade,
além de matérias sobre projetos de cultura e extensão desenvolvidos na e pela Universidade.
Edições online: Desde o volume 1
https://www.scientificamerican.com/
Revista de divulgação científica norte-americana, de periodicidade mensal, a Scientific American Magazine é uma das publicações mais tradicionais de difusão do desenvolvimento científico e tecnológico ao público em geral (fundada
em 1845). Em inglês.
Artigos parcialmente disponíveis online.
Revista de divulgação científica norte-americana da "Society for Science & the Public", em circulação desde 1922. Em inglês.
Artigos parcialmente disponíveis online.
Revista de divulgação científica francesa, cujos artigos são escritos exclusivamente por jornalistas científicos e direcionados ao público em geral.
Artigos parcialmente disponíveis online.
Revista de divulgação de ciência e tecnologia, fundada em 1956 e de periodicidade semanal. O periódico conta com edições impressas e digitais. Em inglês.
Artigos parcialmente disponíveis online.
Revista de divulgação científica online e gratuita da American Physical Society (APS). A revista apresenta resultados de artigos publicados em periódicos da Physical Review, escritos por especialistas e jornalistas da equipe, e
também inclui entrevistas com físicos e notícias sobre uma variedade de tópicos, bem como artigos sobre a influência da física nas artes, por exemplo. Em inglês.
Artigos parcialmente disponíveis online.
A Popular Science (também conhecida como PopSci) é uma revista de divulgação científica norte-americana, de periodicidade trimestral. A revista publica conteúdos sobre ciência e tecnologia, voltados para o público em geral. Fundada
em 1872, a Popular Science conta com versões impressas e digitais.
Artigos parcialmente disponíveis online.
Revista de periodicidade trimestral sobre educação científica e promoção da ciência publicada pela The Skeptics Society, uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover o ceticismo científico. O periódico conta com versões
impressas e digitais.
Artigos parcialmente disponíveis online. Edições online (1872-2008) aqui. Em inglês.
Vídeos produzidos pelo Núcleo de Divulgação Científica da USP sobre ciência, saúde, meio ambiente, sociologia, astronomia etc.
Vídeos sobre experiências de ciências, curiosidades científicas e atividades para fazer em casa (com materiais de baixo custo). Canal com o selo SVBR.
Curadoria de canais de conteúdo científico, sob o selo da SVBR, que atesta a qualidade de canais de divulgação cientifica no Youtube.
Canal voltado para a divulgação e discussão, em português, de temas de astronomia, astrofísica, astronáutica e áreas afins. Canal com o selo SVBR.
Canal do biólogo Átila Iamarino sobre diversos temas de ciência. O canal integra o Science Vlogs Brasil, um selo que atesta a qualidade da divulgação científica no Youtube Brasil.
Canal voltado para o ensino e divulgação de experimentos e conceitos de Física, produzido pelo professor Sadao Mori.
Canal voltado para a divulgação de temas de ciência, religião e evolução. O canal integra o Science Vlogs Brasil, um selo que atesta a qualidade da divulgação científica no Youtube Brasil.
Canal voltado para a divulgação de temas e curiosidades sobre ciência e tecnologia. O canal integra o Science Vlogs Brasil, um selo que atesta a qualidade da divulgação científica no Youtube Brasil.
Canal voltado para a divulgação de temas de Astronomia, exploração espacial e ciências, no geral. Canal com o selo SVBR.
Canal sobre astronomia produzido por graduandos e pós-graduandos de física e de astronomia de diversas universidades do Brasil.
Canal voltado à divulgação de temas de ciência e tecnologia. O canal integra o Science Vlogs Brasil, um selo que atesta a qualidade da divulgação científica no Youtube Brasil.
Canal com vídeos curtos e animações sobre diversos temas de ciência, para todas as idades. Canal com o selo SVBR.
Canal de divulgação científica que apresenta temas relacionados à saúde e à ciência, em geral, de forma bem-humorada. Canal com o selo SVBR.
Canal de divulgação científico produzido por biólogos, com comentários sobre temas de ciência e tecnologia. O canal integra o Science Vlogs Brasil, um selo que atesta a qualidade da divulgação científica no Youtube Brasil.
Canal de divulgação científica sobre missões da NASA, ESO, SpaceX e questões relacionadas ao Universo. O canal integra o Science Vlogs Brasil, um selo que atesta a qualidade da divulgação científica no Youtube Brasil.
Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ. O espaço conta com Exposições, audiovisual, oficinas, teatro, música, palestras, seminários, cursos, publicações, turismo científico etc.
O objetivo principal do CDCC é estabelecer vínculo entre a Universidade e a Comunidade, facilitando o acesso da população aos meios e aos resultados da produção científica e cultural da Universidade.
Plataforma de blogs de ciência, da Unicamp, que reúne pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação da Universidade com o objetivo de divulgar projetos e produtos em C&T desenvolvidos na Universidade.
Projeto voltado à popularização da ciência. Visa estabelecer uma plataforma colaborativa de comunicação científica para pesquisadores e especialista, além de divulgar conhecimentos em ciência para o público interessado.
Rede de blogs de ciência do Brasil, criada em agosto de 2008 (inicialmente, como Lablogatórios), que tem como objetivo estabelecer um espaço de discussão sobre temas diversos de ciência.
Site de divulgação científica, com artigos sobre variados temas de ciência e tecnologia. O SoCientífica está aberto para colaborações (os artigos enviados são submetidos ao Conselho Editorial antes de serem publicados).
Curso Livre (à distância)
World Federation of Science Journalists (WFCJ) e Science and Development Network (SciDev.net)
Jornalistas profissionais, estudantes de jornalismo, professores e demais interessados(as).
Curso desenvolvido pela Federação Mundial dos Jornalistas Científicos (WFSJ, na sigla em inglês) e pela Rede de Ciência e Desenvolvimento (SciDev.Net, na sigla em inglês), voltado tanto para profissionais e estudantes da área de
comunicação quanto para qualquer pessoa interessada em comunicação e jornalismo de ciência.
O curso (traduzido em 10 idiomas, incluindo o português) é dividido em 10 lições, que trazem as principais questões práticas
e conceituais na comunicação da ciência, por exemplo, como avaliar notícias científicas, como encontrar uma pauta, como cobrir temáticas controversas, como entrevistar, como escrever e como usar a mídia social. Cada lição é
composta por uma aula virtual com exemplos, perguntas de autoaprendizagem e exercícios. O conteúdo das aulas pode ser acessado pela web e também pode ser baixado em .pdf.
Curso Livre (à distância)
Fiocruz
Público interessado em divulgação científica e comunicação pública da ciência
Curso online à distância, gratuito, oferecido pela Fiocruz e voltado para qualquer pessoa interessada em comunicação, divulgação científica e jornalismo de ciência. A proposta do curso é promover reflexões sobre a importância
de aproximar ciência e sociedade e, também, oferecer dicas práticas de como fazer isso.
O curso é organizado em dois módulos. O primeiro traz algumas reflexões e provocações sobre divulgação científica no Brasil
e o seu papel na sociedade. O segundo apresenta alguns guias práticos, por exemplo, como escrever um texto de divulgação, como usar mídias sociais, como falar com jornalistas, como fazer divulgação científica para crianças
etc.
Capacitação / Cursos Livres (à distância)
Fiocruz
Público interessado na temática.
campusvirtual.fiocruz.br/portal/formacao-modular/ciencia-aberta
A Formação Modular em Ciência Aberta é um curso de capacitação, oferecido na modalidade de ensino à distância, que tem como objetivo apresentar o movimento da Ciência Aberta, suas diversas práticas, expectativas e controvérsias
ao público interessado na temática.
A Formação é composta por quatro séries, cada uma delas contendo dois cursos (Série 1: O que é Ciência Aberta? e Panorama Histórico da Ciência Aberta;
Série 2: Propriedade Intelectual e Direito de Acesso à Informação e Proteção de Dados; Série 3: Acesso Aberto e Dados Abertos e; Série 4: Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos.
Para fazer o curso é necessário estar atento ao período de
inscrições/oferecimentos e se cadastrar no Campus Virtual Fiocruz, através do Acesso Único Fiocruz/UNA-SUS.
Pós-Graduação Lato Sensu -
Especialização (presencial)
Casa de Oswaldo Cruz - RJ
Museólogos(as) e outros perfis ligados a museus e centros de ciência, cultura e arte; comunicadores(as), jornalistas, cientistas, educadores(as), sociólogos(as), cenógrafos(as), produtores(as) culturais, professores(as) de ciências licenciados(as) (nível superior) e demais profissionais que atuam, seja no âmbito prático ou no acadêmico, na área da divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde, da comunicação pública da ciência e da popularização científica.
Curso de pós-graduação Lato Sensu (especialização) da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), que propõe uma reflexão crítica sobre a interface ciência e sociedade e as mudanças que ocorrem ao longo do tempo na relação entre essas duas instâncias. A Especialização
tem como orientação a formação interdisciplinar desenvolvida por uma equipe multiprofissional, buscando a articulação de conhecimentos e ferramentas que possibilitem a análise e a proposição de estratégias e produtos
de divulgação e popularização da ciência.
O curso se propõe a formar especialistas que possam atuar na presente e crescente demanda de mediação entre ciência, tecnologia e sociedade, incorporando a reflexão
crítica sobre os processos e produtos da divulgação e popularização da ciência.
Mais informações:
Chamada pública 01/2021
Pós-Graduação Lato Sensu -
Especialização (presencial)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRJ
Jornalistas, professores(as), produtores(as) culturais, cientistas e demais profissionais envolvidos(as) com a educação e a divulgação cientifica
portal.ifrj.edu.br/lato-sensu-especializacao-educacao-e-divulgacao-cientifica
Curso de Pós-Graduação lato sensu oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), que visa construir subsídios formativos relacionados ao campo da educação e da divulgação
da ciência, com ênfase nos museus e centros de ciências, por meio da promoção de discussões sobre conceitos e estratégias teórico-metodológicas dentro da interface educação e divulgação científica.
O curso tem carga
horária de 360 horas e é dirigido a um amplo espectro de profissionais, com atuação em diversas áreas do saber: jornalistas, professores, produtores culturais, cientistas e demais profissionais envolvidos com a educação e a
divulgação cientifica.
Pós-Graduação Lato Sensu -
Especialização (presencial)
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG
Jornalistas e comunicadores(as), professores(as) e educadores(as), divulgadores(as) da ciência, gestores(as) de instituições de pesquisa ou empresas na área de ciência e tecnologia e graduados(as) com interesse em comunicação pública da ciência
Curso de Pós-Graduação lato sensu oferecido pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que tem como objetivo formar variados perfis de profissionais para
atuação e mediação em diferentes áreas, tais como museus e centros de ciências, planetários, jardins botânicos, na mídia, na formulação de políticas públicas, em empresas e instituições de pesquisa e comunicação e também para
atuarem na interface educação e divulgação científica.
O processo seletivo para ingresso no curso é composto por análise de currículo e histórico escolar, carta de intenções e miniensaio (primeira etapa) e entrevista
(segunda etapa). O curso é pago, mas o interessado pode se candidatar a uma das bolsas oferecidas.
Pós-Graduação Lato Sensu -
Especialização (presencial)
Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LabJor) - UNICAMP - SP
Graduados(as) em curso superior de comunicação social, jornalismo, rádio e TV, multimeios e relações públicas e os(as) graduados(as) em quaisquer áreas das ciências exatas, biológicas, humanas e engenharias.
Curso de Pós-Graduação lato sensu oferecido pelo Labjor desde 1999, em parceria com o Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), do Instituto de Geociências, e com o Departamento de Multimeios, do Instituto
de Artes, ambos da Unicamp. O curso é gratuito, tem duração de três semestres (com aulas às segundas-feiras, em período integral) e é voltado à formação de divulgadores da ciência, jornalistas científicos e assessores de comunicação
de universidades e centros de pesquisa.
O processo seletivo é composto por análise de texto e de currículo, numa primeira fase, e de prova escrita, prova de proficiência em inglês e entrevista, na segunda fase. O objetivo
do curso é capacitar jornalistas profissionais e cientistas para a divulgação científica, com a intenção de tornar público o debate sobre C&T e reduzir a distância entre o conhecimento científico e o cotidiano das pessoas.
Pós-Graduação Lato Sensu -
Especialização (presencial)
Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar
Graduados(as) com interesse em divulgação científica e comunicação da ciência
Curso de Pós-Graduação lato sensu oferecido pelo Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria
com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF). O curso é voltado à formação de comunicadores, educadores, pesquisadores das diferentes áreas do saber e outras pessoas interessadas para o planejamento,
realização e avaliação de projetos e ações de divulgação científica, em formatos variados, utilizando linguagens diversas e com foco em diferentes públicos.
O processo seletivo é composto por análise de currículo
e carta de interesse. O curso é pago e as disciplinas são ministradas aos sábados, no Campus São Carlos da UFSCar, durante três semestres (sendo o quarto destinado à elaboração da monografia).
Pós-Graduação Strito Sensu -
Mestrado e Pós-Doutorado (presencial)
Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LabJor) - UNICAMP - SP
Graduados(as) com interesse em divulgação científica e comunicação da ciência.
Resultado de uma parceria da Casa de Osvaldo Cruz (COC) com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), a Fundação Cecierj e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência,
Tecnologia e Saúde busca formar profissionais para atuar na mediação entre ciência, tecnologia e sociedade, incorporando a reflexão crítica sobre os processos e produtos da divulgação e popularização da ciência.
O
Programa conta com três linhas de pesquisa: Cultura Ciêntífica e Sociedade; Educação, Comunicação e Mediação e Estudo de Público e Audiência. O processo de seleção para ingresso no Programa é anual. Atualmente, o Programa é
coordenado pela profa. Luisa Medeiros Massarani.
Mais informações:
Chamada pública 01/2021
Pós-Graduação Strito Sensu -
Mestrado e Pós-Doutorado (presencial)
Casa de Oswaldo Cruz - RJ
Graduados(as) com interesse em divulgação científica e comunicação da ciência.
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar vinculado ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), ao Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e ao Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri). Criado
em 2007, o programa tem por objetivo capacitar pesquisadores, comunicadores da ciência, jornalistas e outros interessados nessa abordagem interdisciplinar para que possam se dedicar ao estudo mais aprofundado dos debates
sobre cultura, ciência e tecnologia, buscando sempre a sua interconexão.
O Programa está estruturado em quatro linhas de pesquisas, a saber: Cultura Científica; Literatura, Artes e Comunicação; Informação, Comunicação,
Tecnologia e Sociedade e; Percepção Pública da Ciência e Tecnologia. O processo de seleção para ingresso no Programa é anual.
Mais informações:
Chamada pública 2020/2021