sobre ensino de física

catálogos, bancos e repositórios de dissertações e teses


Umas das linhas de atuação do PROFIS consiste em organizar e sistematizar materiais e publicações de interesse da pesquisa em Ensino de Física, como livros didáticos, projetos de ensino, revistas de divulgação, teses e dissertações, trabalhos publicados em atas de eventos e periódicos. Os três volumes dos Catálogos Analíticos de Teses e Dissertações da área de Ensino de Física são exemplares desse trabalho de pesquisa e sistematicação desempenhado pelo PROFIS. Apresentamos também, nesse espaço, uma seleção de bancos e repositórios de dissertações, teses e outros materiais, produzidos por diferentes instituições e fundações de apoio à pesquisa, que podem ser utilizados por estudantes de graduação, professores e pesquisadores da área de ensino. 

Catálogos Analíticos - Ensino de Física no Brasil

Os Catálogos Analíticos, desenvolvidos pelo PROFIS/IFUSP, contém referências de dissertações e teses na área de Ensino de Física, apresentadas e defendidas em instituições nacionais, nos períodos de 1972-1992, 1992-1995 e 1995-2006. Incluem tanto dissertações de mestrado quanto teses de doutorado e livre docência. Os três volumes estão disponíveis para download (.pdf).

A elaboração destes Catálogos é parte de um esforço maior para resgatar e sistematizar a produção nacional na área de Ensino de Física, que vem sendo concretizado, entre outras iniciativas, através do Banco de Referências de Ensino de Física (ENFIS). Nesse banco estão catalogadas referências bibliográficas de interesse para professores e pesquisadores da área, incluindo uma grande diversidade de trabalhos e publicações nacionais, como artigos de periódicos, dissertações e teses, projetos, atas de eventos, livros etc. Pretendemos, em breve, disponibilizá-lo em novo formato, visando agilizar sua disseminação e acesso via web, através de consulta on line, como também atualizar sua estrutura de busca e seu vocabulário de temas e palavras-chaves.


CATÁLOGO ANALÍTICO
Ensino de Física no Brasil
[1972 - 1992]


CATÁLOGO ANALÍTICO
Ensino de Física no Brasil
[1992 - 1995]


CATÁLOGO ANALÍTICO
Ensino de Física no Brasil
[1996 - 2006]


EARTE - Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil

O Projeto EArte - Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil é resultado de uma colaboração entre persquisadores de diferentes institutições de ensino e pesquisa (Centro de Documentação da Faculdade de Educação da UNICAMP - CEDOC; UNESP - Rio Claro e USP - Ribeirão Preto). A proposta do EArte é recuperar a produção adacêmica sobre Educação Ambiental, constituindo e organizando um acervo de teses, dissertações, livros, capítulos de livros, artigos publicados em periódicos e em anais de eventos sobre Educação Ambiental. Além disso, o projeto também se propõe a realizar estudos descritivos, analíticos e na linha do "estado da arte" da produção acadêmica sobre Educação Ambiental no Brasil, observando as características dessa produção de acordo com descritores estabelecidos (contexto educacional, foco da pesquisa, instituição de origem, grau de titulação, área curricular etc.). 

http://www.earte.net


CEDOC - Centro de Documentação em Ensino de Ciências

O Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC) é coordenado pelo FORMAR-Ciências (Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores da Área de Ciências), da Faculdade de Educação da UNICAMP, e desenvolve estudos e pesquisas sobre a produção acadêmica e didática na área de Educação em Ciências – Ciências Naturais, Biologia, Física, Química, Geociências, Saúde e Educação Ambiental, nos diversos níveis escolares. O Centro tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas sobre a produção acadêmica e didática em Educação em Ciências; a identificação, classificação e divulgação de documentos e referências sobre ensino de ciências (dissertações, teses, artigos de pesquisa e de divulgação científica, propostas curriculares e outros documentos oficiais, textos de apoio didático, livros didáticos e paradidáticos, propostas alternativas de ensino, kits experimentais, vídeos educativos e outros recusros audiovisuais, softwares educacionais etc.).

https://www.fe.unicamp.br/cedoc


CAPES - Catálogos de Teses e Dissertações

Com o objetivo de facilitar o acesso a informações sobre teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação do país, em 2002 a CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior disponibilizou o Catálogo de Teses e Dissertações, com referências e resumos de teses e dissertações. As informações disponibilizadas são fornecidas à CAPES pelos programas de pós-graduação. O Catálogo apresenta referências de trabalhos defendidos desde 1987 em diante e a ferramenta de busca permite a pesquisa por autor, título, instituição, nível e ano de defesa do trabalho, resumo, palavras-chave, biblioteca de origem, área do conhecimento, linha de pesquisa, programa de pós-graduação e agência financiadora.

https://sdi.capes.gov.br/banco-de-teses


Banco de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia

O Banco de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia (BTDEA), desenvolvido pelo Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar (sob a coordenação do prof. Paulo S. Bretones), disponibiliza referências de trabalhos acadêmicos sobre educação em Astronomia defendidos em diversas instituições brasileiras. Os trabalhos são apresentados em uma lista geral e a busca pode ser feita pelos seguintes descritores: ano de defesa, autor, instituição, tipo (grau acadêmico) e título. Todos as teses e dissertações apresentadas apresentam um resumo e também são disponibilizados, em alguns casos, os arquivos das produções para download (em *pdf). O Banco tambem apresenta um estudo estatístico sobre os trabalhos publicados ao longo dos anos (distrinuição anual de teses e dissertações, distribuição por região e por unidade federativa) 

http://www.btdea.ufscar.br


Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD - IBICT)

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), desenvolvida e coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A BDTD, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

http://bdtd.ibict.br/vufind/


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo centraliza e disponibiliza referências, resumos e arquivos para download (em *pdf) de disrertações de mestrado, teses de doutorado e de livre docência defendidas nas diferentes as unidades da USP. Além disso, no Portal da Biblioteca Digital o usuário tem acesso à Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP, a Biblioteca Digital de Cartografia Histórica da USP e ao Portal de Revistas da USP. As pesquisas às teses e dissertações podem ser feitas de acordo com os descritores: autor, título, resumo, palavras-chave, orientador, unidade, ano de defesa e área do conhecimento. A Biblioteca Digital também disponibiliza um serviço de estante digital, que possibilita a organização e o agrupamento de trabalhos disponíveis na biblioteca em um único local, acessível de qualquer lugar do mundo. 

http://www.portalconhecimento.br


NTLTD - Networked Digital Library os Thesis and Dissertations

A Biblioteca Digital em Rede de Teses e Dissertações (NDLTD) disponibiliza um catálogo mundial coletivo de teses e dissertações. A NDLTD é uma organização internacional patrocinada pela Unesco que se dedica a promover a adoção, criação, utilização, disseminação e preservação de dissertações e teses em meio eletrônico. O portal inclui recursos para administradores de universidades, bibliotecários, professores, estudantes e público em geral.

http://www.ndltd.org/home


Brasiliana - A Divulgação Científica no Brasil

Brasiliana - A Divulgação Científica no Brasil é um portal que se dedica a mapear a história da divulgação científica no Brasil e as diversas iniciativas que vêm sendo desenvolvidas no campo, desde o século 18 até os dias de hoje. Desenvolvido pelo Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Federal de Minas Gerais, o Portal apresenta uma seção específica ("Para reflexão") com referências de monografias, trabalhos de mestrado e doutorado no campo da divulgação científica. Todos os trabalhos acadêmicos elencados apresentam resumos e alguns deles, o texto completo em *pdf.

http://www.fiocruz.br/brasiliana