Umas das linhas de atuação do PROFIS tem como objetivo manter, organizar e investigar materiais e publicações de interesse da pesquisa em Ensino de Física, como livros didáticos, projetos de ensino, revistas de divulgação, teses e dissertações e periódicos reunidos em acervo físico e digital, mantidos pelo projeto. Como resultado desse processo de investigação e organização de referências para o ensino de fisica são produzidos materiais e bases de dados utilizados por estudantes de graduação, professores e pesquisadores da área. O ENFIS (Banco
de Referências de Ensino de Física), o FISBIT (Banco de Referências de Divulgação Científica) e os três volumes dos Catálogos Analíticos de Teses e Dissertações da área de Ensino de Física são exemplares desse trabalho de pesquisa e sistematicação desempenhado pelo PROFIS.
O ENFIS foi criado na década de 1990, com o objetivo de reunir, sistematizar e cadastrar a produção escrita na área de Ensino de Física no Brasil ao longo dos anos. Pretendia-se, dessa forma, compartilhar
experiências, propostas e pesquisas realizadas por professores e pesquisadores da área.
O ENFIS apresenta referências bibliográficas de publicações nacionais, na área de Ensino de Física, tais
como: artigos publicados em revistas nacionais; projetos de ensino; dissertações e teses; apostilas e guias de estudo; publicações de divulgação restrita; e livros sobre temas relacionados à ciência e educação que possam servir
de subsídio para o trabalho do professor.
O FISBIT é uma plataforma desenvolvida para consultas a um banco de dados com referências de publicações relacionadas à Física e suas fronteiras. Essa base de dados tem cadastradas publicações não didáticas,
com caráter de divulgação, destinadas geralmente a um público abrangente não especializado.
O FISBIT é dirigido a professores, especialmente aos de Física da educação básica e tem com objetivo
contribuir para a atualização do ensino dessa disciplina, estimular e fornecer subsídios ao professor para abordar conhecimentos científicos e tecnológicos atuais, além de ampliar e enriquecer o tratamento dos próprios conteúdos
curriculares.
Atualmente, estamos estudando meios de viabilizar novas versões desses bancos, em novas mídias e com novos recursos, para disponibilizá-los para consulta on line, de forma a facilitar seu acesso, tornar sua utilização mais "amigável",
juntamente com uma revisão do vocabulário de termos utilizados para busca que dê conta das atualizações de linguagem e de temáticas da educação e do ensino de física ao longo dos últimos anos. Esses dois Bancos de Referências
tiveram já seu uso testado e aprimorado, ao longo de vários anos, e disponibilizá-los para pesquisa e acesso online representa uma importante contribuição para todos os profissionais da educação em ciências.
Os Catálogos Analíticos, desenvolvidos pelo PROFIS/IFUSP, contém referências de dissertações e teses na área de Ensino de Física, apresentadas e defendidas em instituições nacionais, nos períodos de 1972-1992,
1992-1995 e 1995-2006. Incluem tanto dissertações de mestrado quanto teses de doutorado e livre docência. Os três volumes estão disponíveis para download (.pdf).
A elaboração destes Catálogos Analíticos é parte de um esforço maior para resgatar e sistematizar a produção nacional na área de Ensino de Ciências, iniciativa que vem ganhando cada vez mais atenção, dado o crescimento da área. Visa contribuir para
a divulgação e o acompanhamento da pesquisa, particularmente na área de Ensino de Física, desde o início de sua institucionalização, na década de 1970, até os dias atuais.