Coord.: Prof. Dr. Nelson Fiedler-Ferrara
O objetivo desse grupo de estudos era reunir participantes interessados no tema para refletir sobre as contribuições de autores como Edgar Morin, Ilya Prigogine, Humberto Maturana, Francisco Varela, Gregory Bateson, Henri Atlan e outros. Buscava-se, a partir das leituras e das discussões em grupo, a emersão de propostas de abordagens desses conteúdos em Educação, particularmente àquelas envolvendo ações efetivas com professores de Ensino Médio.
Coord.: Prof. Dr. João Zanetic
Esse grupo tinha como objetivo procurar definir uma abordagem do ensino de física que contemplasse a possibilidade de construir uma prática interdisciplinar que contivesse, num extremo, a racionalidade científica, representada pelos conteúdos científicos da física e, no outro, o imaginário poético, presente em obras significativas da literatura universal. Estava assim delineado o campo de investigação deste projeto: responder à pergunta "é possível unir física e literatura universal no ensino?"
Coord.: Prof. João Martins e Profa. Sueli Pelaes
Nesse grupo, formado por professores da escola básica e educadores, a proposta era discutir os problemas e as dificuldades surgidas nas práticas em sala de aula e levantar possíveis soluções, juntamente com membros da equipe do GREF. A ideia era trazer o professor do ensino médio para o Centro Formador, de modo a compartilhar sua experiência docente, suas necessidades e ajudar a conceber formas regulares de continuar sua formação.
Coord.: Prof. Dra. Maria Regina D. Kawamura
Nesse projeto de pesquisa, a proposta era selecionar e analisar diferentes publicações com o objetivo de investigar como a Física é apresentada em variados materiais de divulgação científica, pensando nas formas de tornar útil e também acessível todo esse material como recurso para o professor em sala de aula, tanto na escola média como no ensino superior, recriando novos textos ou elaborando produtos.
Coord.: Prof. Dr. João Zanetic
Esse grupo reunia estudantes de graduação interessados no estudo da história e filosofia da Física. Visava promover uma visão mais dinâmica da construção dessa ciência ao longo do tempo e permitir uma compreensão mais abrangente do desenvolvimento teórico das físicas clássica e contemporânea. A vasta literatura que podia ser consultada envolvia a leitura dos clássicos da física e de estudos produzidos por historiadores e epistemólogos contemporâneos.
Coord.: Prof. Dr. João Zanetic
O Jornal eletrônico Eppur Si Muove foi criado, produzido, editado, escrito e desenhado por alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). O Jornal
tinha como objetivo veicular e difundir conhecimentos relativos à Ciência, e mais particularmente à Física, buscando enfatizar sua dimensão sócio-cultural, que envolve a história e a filosofia da ciência, seus vínculos sociais
e éticos, além de seus relacionamentos com outras áreas do conhecimento. Conheça o Eppur!
Coord.: Profa. Dra. Vera Henriques
Formado por duas equipes de estudantes da licenciatura dos períodos diurno e noturno, o projeto Experimentando durou vários anos, tendo como objetivo elaborar materiais a serem usados em sala de aula, que envolvessem a elaboração
de atividades experimentais qualitativas, utilizando material de baixo custo, acompanhadas de textos com orientações e discussão dos conceitos físicos envolvidos.
Coord.: Prof. Dr. Luis Carlos de Menezes
Nesse grupo, laboratórios experimentais e grupos teóricos de pesquisa em física do IFUSP são objeto de estudos, visitas e de entrevistas com seus pesquisadores e bolsistas. Essas entrevistas são sistematizadas e registradas por alunos
da licenciatura em física, tendo em vista a produção de uma apresentação em formato multimidia dos objetivos, métodos e resultados do grupo de pesquisa. Conheça os vídeos produzidos!
Coord.: Prof. Maria Regina D. Kawamura
O projeto visava promover a atualização dos Bancos de Referências ENFIS e FISBIT, de interesse de licenciandos, professores do ensino médio e superior, pós graduandos e pesquisadores na área de ensino de Física, assim como
desenvolver um piloto para disponiibilizá-los online. Também no âmbito deste projeto, foi criado o primeiro site do PROFIS possibilitando, a uma comunidade educacional mais ampla, o acesso a projetos desenvolvidos
pelo PROFIS, assim como a outros materiais e referências especialmente selecionadas.