percursos

grupos e projetos realizados

Complexidade e Educação

Coord.: Prof. Dr. Nelson Fiedler-Ferrara

O objetivo desse grupo de estudos era reunir participantes interessados no tema para refletir sobre as contribuições de autores como Edgar Morin, Ilya Prigogine, Humberto Maturana, Francisco Varela, Gregory Bateson, Henri Atlan e outros. Buscava-se, a partir das leituras e das discussões em grupo, a emerção de propostas de abordagens desses conteúdos em Educação, particularmente aquelas envolvendo ações efetivas com professores de Ensino Médio.

Física e Literatura

Coord.: Prof. Dr. João Zanetic

Esse grupo tinha como objetivo procurar definir uma abordagem do ensino de física que contemplasse a possibilidade de construir uma prática interdisciplinar que contivesse, num extremo, a racionalidade científica, representada pelos conteúdos científicos da física e, no outro, o imaginário poético, presente em obras significativas da literatura universal. Estava assim delineado o campo de investigação deste projeto: responder à pergunta "é possível unir física e literatura universal no ensino?"

Encontros com a Escola Pública

Coord.: Prof. João Martins e Profa. Sueli Pelaes

Nesse grupo, formado por professores da escola básica e educadores, a proposta era discutir os problemas e as dificuldades surgidas nas práticas em sala de aula e levantar possíveis soluções, juntamente com membros da equipe do GREF. A ideia era trazer o professor do ensino médio para o Centro Formador, de modo a compartilhar sua experiência docente, suas necessidades e ajudar a conceber formas regulares de continuar sua formação.

Divulgação Científica e Ensino de Física

Coord.: Prof. Dra. Maria Regina D. Kawamura

Nesse projeto de pesquisa, a proposta era selecionar e analisar diferentes publicações com o objetivo de investigar como a Física é apresentada em variados materiais de divulgação científica, pensando nas formas de tornar útil e também acessível todo esse material como recurso para o professor em sala de aula, tanto na escola média como no ensino superior, recriando novos textos ou elaborando produtos.

História da Física e Filosofia da Ciência no Ensino

Coord.: Prof. Dr. João Zanetic

Esse grupo reunia estudantes de graduação interessados no estudo da história e filosofia da Física. Visava promover uma visão mais dinâmica da construção dessa ciência ao longo do tempo e permitir uma compreensão mais abrangente do desenvolvimento teórico das físicas clássica e contemporânea. A vasta literatura que podia ser consultada envolvia a leitura dos clássicos da física e de estudos produzidos por historiadores e epistemólogos contemporâneos.

A Física como Cultura: um Jornal Eletrônico

Coord.: Prof. Dr. João Zanetic

O Jornal eletrônico Eppur Si Muove foi criado, produzido, editado, escrito e desenhado por alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). O Jornal tinha como objetivo veicular e difundir conhecimentos relativos à Ciência, e mais particularmente à Física, buscando enfatizar sua dimensão sócio-cultural, que envolve a história e a filosofia da ciência, seus vínculos sociais e éticos, além de seus relacionamentos com outras áreas do conhecimento. Conheça o Eppur!

Experimentando

Coord.: Profa. Dra. Vera Henriques

Formado por duas equipes de estudantes da licenciatura dos períodos diurno e noturno, o projeto Experimentando durou vários anos, tendo como objetivo elaborar materiais a serem usados em sala de aula, que envolvessem a elaboração de atividades experimentais qualitativas, utilizando material de baixo custo, acompanhadas de textos com orientações e discussão dos conceitos físicos envolvidos.

Uma Janela para a Pesquisa em Física

Coord.: Prof. Dr. Luis Carlos de Menezes

Nesse grupo, laboratórios experimentais e grupos teóricos de pesquisa em física do IFUSP são objeto de estudos, visitas e de entrevistas com seus pesquisadores e bolsistas. Essas entrevistas são sistematizadas e registradas por alunos da licenciatura em física, tendo em vista a produção de uma apresentação em formato multimidia dos objetivos, métodos e resultados do grupo de pesquisa. Conheça os vídeos produzidos!

Sistemas de informação e divulgação

Coord.: Prof. Maria Regina D. Kawamura

O projeto visava promover a atualização dos Bancos de Referências ENFIS e FISBIT, de interesse de licenciandos, professores do ensino médio e superior, pós graduandos e pesquisadores na área de ensino de Física, assim como desenvolver um piloto para disponiibilizá-los online. Também no âmbito deste projeto, foi criado o primeiro site do PROFIS possibilitando, a uma comunidade educacional mais ampla, o acesso a projetos desenvolvidos pelo PROFIS, assim como a outros materiais e referências especialmente selecionadas.