a
|
ATAS
Seminário Ensinar com Pesquisa
Ensinar, Pesquisar e Aprender
|
······························
······························
|
|
|
EDIÇÕES ANTERIORES - Resumo P03
Ano III [2010]
O papel desempenhado pelo livro didático e sua atual abrangência nacional alcançada através do PNLEM (Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio) tem sido alvo de algumas pesquisas na área de ensino de Física. Este trabalho apresenta uma análise das atividades propostas (exercícios, atividades em grupo e experimentos) relacionadas ao estudo das Leis de Newton e suas aplicações apresentadas em três dos seis livros didáticos de Física aprovados no último PNLEM. A análise das atividades está centrada na perspectiva do desenvolvimento de, pelo menos, uma das cinco competências gerais propostas pelo ENEM. Como principais resultados, o domínio da linguagem e a compreensão de fenômenos foram as competências mais abordadas nas atividades do tema estudado, seguido do enfrentamento de situações-problema. Mas, este último, sob uma perspectiva diferente, em que boa parte das atividades classificadas nesta dimensão corresponderam a situações-problema sob a ótica da física e não uma situação-problema para o estudante. Essa análise apresenta uma visão dos itens avaliados através das competências gerais apresentadas pelo ENEM e, embora não seja possível estender os resultados encontrados para todo o livro, ela nos mostra uma tendência ao menos para o tema das Leis de Newton.
| |