a


ATAS
Seminário Ensinar com Pesquisa
Ensinar, Pesquisar e Aprender


······························        INÍCIO        CRÉDITOS        EDIÇÃO ATUAL        EDIÇÕES ANTERIORES        CONTATO        ······························





 Apresentação

 Participantes

 Trabalhos

 Ficha Catalográfica

 Caderno de Resumos
EDIÇÕES ANTERIORES - Resumo P02

Ano III [2010]


FÍSICA COMO CONSTRUÇÃO HUMANA - OS PRIMEIROS PASSOS

André Batista Noronha Moreira
Vera Bohomoletz Henriques

  O ensino de física que tem como objetivo a formação de cidadãos capazes de reflexão e ação na sociedade contemporânea, previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, requer uma revisão do conceito de ciência como um conjunto de verdades absolutas, concepção ainda dominante na sala de aula e no livro didático. O reconhecimento do processo de construção do conhecimento, e, em particular, do desenvolvimento histórico dos modelos físicos, ocorrido ao longo da história da humanidade, com dimensões culturais, econômicas e sociais, é a ponte para uma revisão da concepção dogmática da ciência. Sob este ponto de vista, propomos, neste trabalho, um passeio pelos primeiros passos conhecidos desta ciência que se transformou na Física que conhecemos hoje. Filósofos e matemáticos da antiguidade utilizaram a observação, a estética adotada por seu grupo, a religião, a fé, a imaginação e a matemática para construir modelos do universo e da estrutura da matéria. Textos de Platão, Aristóteles e Filolau nos acompanham neste passeio.

[Trabalho]

[ANTERIOR]     [PRÓXIMO]