a
|
ATAS
Seminário Ensinar com Pesquisa
Ensinar, Pesquisar e Aprender
|
······························
······························
|
|
|
EDIÇÕES ANTERIORES - Resumo P02
Ano III [2010]
O ensino de física que tem como objetivo a formação de cidadãos capazes de reflexão e ação na sociedade contemporânea, previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, requer uma revisão do conceito de ciência como um conjunto de verdades absolutas, concepção ainda dominante na sala de aula e no livro didático. O reconhecimento do processo de construção do conhecimento, e, em particular, do desenvolvimento histórico dos modelos físicos, ocorrido ao longo da história da humanidade, com dimensões culturais, econômicas e sociais, é a ponte para uma revisão da concepção dogmática da ciência. Sob este ponto de vista, propomos, neste trabalho, um passeio pelos primeiros passos conhecidos desta ciência que se transformou na Física que conhecemos hoje. Filósofos e matemáticos da antiguidade utilizaram a observação, a estética adotada por seu grupo, a religião, a fé, a imaginação e a matemática para construir modelos do universo e da estrutura da matéria. Textos de Platão, Aristóteles e Filolau nos acompanham neste passeio.
| |