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Seminário Ensinar com Pesquisa
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EDIÇÕES ANTERIORES - Resumo P04

Ano III [2010]


PRINCÍPIOS DE CONSERVAÇÃO EM COLISÕES: APLICAÇÃO EM REAÇÕES NUCLEARES. ELABORAÇÃO DE TEXTO DIDÁTICO E MATERIAL ILUSTRATIVO

Diogo dos Santos
Marta de Souza Rodrigues
Thereza Borello Lewin

  A partir da elaboração de textos didáticos a serem utilizados por estudantes de graduação de áreas exatas, em cursos de Física básica, este trabalho propõe uma aproximação entre teoria e alguns procedimentos experimentais, realizados na área de Física Nuclear. Para tanto, conceitos físicos presentes nas leis de conservação junto à cinemática do choque entre duas partículas, no estudo do espalhamento Rutherford e da seção de choque, são tratados de forma a serem compreendidos no contexto de situações experimentais realizadas na própria pesquisa científica. Dentro desta perspectiva, discutimos ao longo do trabalho que as particularidades do aparato experimental devem ter relevância no momento em que é construído um modelo para representação do processo analisado. A justificativa da proposta consiste principalmente na escassez deste tipo de abordagem nos principais manuais de Física, entendendo-se que a compreensão em torno da articulação entre “prática” e teoria é de fundamental importância para construção de uma visão mais realista da natureza. Desta maneira, tentamos deixar explícito no trabalho que o conhecimento físico passa pela criação de modelos simplificados de determinados fenômenos. Um exemplo apresentado diz respeito ao espalhamento de um feixe de íons (proveniente de uma fonte e acelerado pelo sistema Pelletron) ao interagir com um alvo em repouso, constituído por núcleos. Num primeiro momento, apenas a interação elétrica é considerada, entretanto é esta uma simplificação, já que outros tipos de interação fazem-se presentes neste caso. Assim, o aperfeiçoamento do modelo pode ocorrer a partir da comparação dos resultados obtidos e a previsão teórica, sendo indispensável o “diálogo” entre estas duas perspectivas.

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