cab

Sessões de Painéis 2

Tema:  Aprendizagem de conceitos científicos

A APRESENTAÇÃO DE TÓPICOS DE MECÂNICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO: UM CONSIDERÁVEL ENTRAVE. Carlos Alberto Campos,Jaime Sandro Veiga


A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO SOBRE A QUEDA LIVRE DOS CORPOS POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS.Moacir Pereira de Souza Filho,Antonio Carlos Jesus Zanni de Arruda,Sérgio Luiz Bragatto Boss,João José Caluzi


A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE ONDAS SONORAS POR MEIO DO CORPO HUMANO. Cláudia Santos do Nascimento,Shirley Takeco Gobara


AQUISIÇÃO DO CONCEITO DE EFERVESCÊNCIA E VELOCIDADE DE REAÇÃO POR ALUNOS SURDOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO. Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck,Maria Carmen Tacca,Fernando Barcellos Razuck


AS IDÉIAS DE FLECK E HOLTON NO TREINAMENTO ESCOLAR. André Ary Leonel,Diego Aurino Silva,Luiz Henrique Martins Arthury


CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE EFEITO ESTUFA E A FORMAÇÃO CIENTÍFICA DE PROFESSORES E ALUNOS. Ana Tiyomi Obara,Ana Cristina Leandro da Silva Libanore


CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE O CONCEITO DE LIGAÇÃO QUÍMICA. Aparecida de Fátima Andrade da Silva,Allana Souza de Carvalho,Samira Guissoni Bueno


CONCEPÇÕES SOBRE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS: UMA PESQUISA A CAMINHO DA ABORDAGEM DA TEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA. Elizandra Rêgo de Vasconcelos


CONHECIMENTO DE GRADUANDOS DO ÚLTIMO SEMESTRE DE CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE DNA E RNA. Daisy de Brito Rezende,Cátia Sueli Fernandes Primon


CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM ZOOLOGIA: UMA INTERAÇÃO ENTRE O CIENTÍFICO E O LÚDICO.Elineí Araújo-de-Almeida


DIAGNOSTICANDO O ENSINO DE EVOLUÇÃO EM NÍVEL MÉDIO NUMA ESCOLA DE ITUIUTABA, MG. Nícolas Fernandes Martins,Débora Coimbra,Sabrina Coelho Rodrigues


DIAGNÓSTICO DO ENTENDIMENTO DE CONCEITOS DE MECÂNICA EM ACADÊMICOS INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR DA UFGD. Fernando Cesar Ferreira,Anderson Rodrigues Lima Caires,Adão Antonio da Silva,Samuel Leite de Oliveira


ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA TÉRMICA A PARTIR DE SITUAÇÕES: UMA APROXIMAÇÃO AOS INVARIANTES OPERATÓRIOS DE VERGNAUD. Vania Elisabeth Barlette,Lurdes Eliane Rothmund Bolfe


EXPERIÊNCIA DE ENSINO DO TEMA DROGAS NO ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO. Isadora Melo Gonzalez,José Luis Silva


EXPLORANDO A INTER-RELAÇÃO ENTRE FÍSICA E BIOLOGIA POR MEIO DO ESTUDO DO MECANISMO DA RESPIRAÇÃO. Adriana Gomes Dickman,Leandro Henrique Parreiras,Andréa Carla Leite Chaves


IDENTIFICANDO DIFERENTES FORMAS DE PENSAR SOBRE SUBSTÂNCIA ASSOCIADAS A DIFERENTES CONTEXTOS. João Roberto Ratis Tenório da Silva,Ruth do Nascimento Firme,Edenia Maria Ribeiro do Amaral


LEVANTAMENTO DE CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CERRADO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO. Caroline de Oliveira Martins,Fernanda da Rocha Brando


MÉTODOS GRÁFICOS E PLANILHAS ELETRÔNICAS: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA NA GRADUAÇÃO. Francisco Senna Vieira,Felipe Fantuzzi


O CONTEXTO DE ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS CIENTÍFICO-ESCOLARES, TECNOLÓGICOS E HÍBRIDOS. Amanda Amantes,Oto Borges


O QUE DIZEM OS TRABALHOS DOS ANAIS DOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS SOBRE ENSINO DE GENÉTICA. Rafaela Sardinha,Marcela da Fonseca,Tânia Goldbach


PALAVRAS-CRUZADAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RECURSO DIDÁTICO DE ABORDAGEM DA COLETA SELETIVA. Karla Nunes da Silva,Maria Clara Silva Forsberg


PORTFÓLIOS: UMA OPÇÃO METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Márcia Regina Scheibel,Ana Cristina Schirlo,Rosemari Castilho Silveira,Luis Maurício Resende


RECURSOS DIDÁTICOS DIVERSOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE CORRENTE ELÉTRICA. Luciana Bagolin Zambon,Eduardo A. Terrazzan


REFLETINDO A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO SISTÊMICO DE RESPIRAÇÃO ENTRE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Risonilta Germano Sá, Zélia Maria Jófili, Ana Maria Carneiro-Leão


RESIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS E MATEMÁTICOS POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE TEXTOS EM AULAS DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Claudia Oliveira Lozada,Anneliese Oliveira Lozada,Edilene Farias Rozal


UMA ABORDAGEM DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS À LUZ DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA. Jerry Adriane Pinto Andrade


UMA PROPOSTA PARA ABORDAGEM DAS LEIS DE KEPLER EM SALA DE AULA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Paula Rocha Pessanha,Soraia Rodrigues de Azeredo,Máira Costa Santos,André Luis Tato,Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima

 

rod