a


ENCONTROS
PIBID-IFUSP

Encontros do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
do Instituto de Física da Universidade de São Paulo


······························        INÍCIO        CRÉDITOS        EDIÇÃO ATUAL        EDIÇÕES ANTERIORES        CONTATO        ······························





 Apresentação

 Participantes

 Trabalhos

 Ficha Catalográfica

 Caderno de Resumos
EDIÇÃO ATUAL - Resumo P04

Ano I [2014]


   É feita uma avaliação do impacto da participação no projeto PIBID na formação da licencianda. As atividades do grupo iniciaram no 1º semestre de 2014, na escola EE Emygdio de Barros, onde os licenciandos acompanharam as aulas do professor de física, com uma turma de 3º ano do Ensino Médio. Neste momento os licenciados tiveram o primeiro contato com a escola e realizaram observações direcionadas sobre o ambiente escolar. No 2º semestre foi feita uma intervenção na sala de aula, que foi a aplicação de um plano de ensino sobre magnetismo. Procuramos refletir sobre como as atividades desenvolvidas trouxeram uma aproximação do licenciando com a sala de aula e por que essas observações e intervenções foram mais significativas para a licenciada, em termos do aprendizado da docência, do que em outros momentos durante a graduação. Houve uma tomada de consciência sobre a atividade do docente e uma reflexão sobre sua própria prática da licencianda como docente. Embora esta não tenha sido sua primeira experiência em sala de aula (pois se trata de uma aluna do ultimo ano da graduação e que já fez várias atividades de estágio), o contexto do PIBID proporcionou a vivência de problemas típicos da sala de aula, como uma aula que não atingiu o objetivo esperado, falta de contextualização ao propor uma atividade, o processo de elaboração e execução de um plano de ensino, com reestruturações desse plano conforme análises dos resultados das intervenções Surgiram situações de ensino-aprendizado para cuja superação foram mobilizados conhecimentos pedagógicos específicos, que se tornaram mais significativos nesse contexto concreto. Nas reuniões semanais do grupo, foram discutidos por todos os problemas trazidos pelos licenciados e a riqueza dessa experiência foi justamente a articulação entre as situações concretas vindas da prática escolar, o conhecimento científico e as estratégias pedagógicas.

[PDF]

[ANTERIOR]     [PRÓXIMO]