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ENCONTROS
PIBID-IFUSP
Encontros do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Instituto de Física da Universidade de São Paulo
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EDIÇÃO ATUAL - Resumo P03
Ano I [2014]
Este trabalho analisa a elaboração de um jogo, usado como uma estratégia didática para ser aplicada na escola E.E. Emygdio de Barros, sob supervisão do professor Mario. O jogo foi aplicado na quarta aula do tema de magnetismo, e tinha o objetivo (conceitual) de avaliar o conhecimento sobre propriedades magnéticas de ímãs permanentes. A avaliação na forma de um jogo foi pensada com o intuito de motivar os alunos, pois se considerou que esta atividade constituiria uma novidade, não usual na rotina deles na escola. Portanto, a avaliação dos resultados deve levar em conta dois aspectos, o motivacional e a aprendizagem.
O jogo teria 15 perguntas, divididas em dois níveis (fácil / desafiador). Cada grupo deveria fazer a pergunta para outro grupo e o grupo que acertasse mais ganharia o jogo. A análise nos levou a considerar alguns fatores: i) as regras do jogo não favoreceram a avaliação da aprendizagem, pois não estava previsto o que seria feito caso o grupo errasse uma resposta. Dessa forma, o erro não foi adequadamente trabalhado; ii) Houve também uma necessidade de modificação improvisada de algumas regras, o que gerou insatisfação e indisciplina; iii) o espírito excessivamente competitivo de alguns grupos nos levou a refletir até que ponto atividades como jogos realmente auxiliam na aprendizagem, ou se os alunos as encaram como apenas um jogo.
Através da análise da atividade proposta e com ajuda dos referenciais teóricos usados na análise, foi possível pensar em uma reelaboração do jogo para que contemple melhor os objetivos almejados.
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