a



ENCONTROS
PIBID-IFUSP

Encontros do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
do Instituto de Física da Universidade de São Paulo


······························        INÍCIO        CRÉDITOS        EDIÇÃO ATUAL        EDIÇÕES ANTERIORES        CONTATO        ······························





 Apresentação

 Participantes

 Trabalhos

 Ficha Catalográfica

 Caderno de Resumos
EDIÇÃO ATUAL - Resumo P02

Ano I [2014]


   Ingressei no PIBID com este já em andamento. Fui designado com uma função aparentemente simples: Sentar e observar enquanto os demais estagiários desenvolviam suas atividades didáticas. A princípio imaginei que o projeto não me acrescentaria nada que não tivesse apenas relevância profissional. Em pouco tempo, observando o andamento do projeto, fui notando que existem inúmeras dificuldades presentes em sala de aula, tais como ausência de alunos, dificuldade de comunicação entre o docente e os estudantes etc. Mas observei que parte dos problemas podia ser sanada através uma abordagem mais direta do ensino por meio de propostas didáticas que despertam a curiosidade daqueles que estão aprendendo. Notei que, em aulas expositivas os alunos perdiam o interesse, mas em contrapartida se entusiasmavam em demasia quando eram propostos jogos, atividades em grupo e demonstrações de fenômenos físicos por meio de experimentos. Minha experiência foi curta, porém extremamente influente. Notei que para ensinar se requer uma dedicação que vai muito além da simples preparação e exposição de aulas teóricas. O ensino se dá pela paixão que o docente tem em ensinar, precisando este estar imerso em um processo de constante inovação das técnicas didáticas.

[PDF]

[ANTERIOR]     [PRÓXIMO]