a


ENCONTROS
PIBID-IFUSP

Encontros do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
do Instituto de Física da Universidade de São Paulo


······························        INÍCIO        CRÉDITOS        EDIÇÃO ATUAL        EDIÇÕES ANTERIORES        CONTATO        ······························





 Apresentação

 Participantes

 Trabalhos

 Ficha Catalográfica

 Caderno de Resumos
EDIÇÃO ATUAL - Resumo P05

Ano I [2014]


   O trabalho relata uma trajetória pessoal de inserção na profissão docente. Partimos de uma constatação que nos afligia, de que a profissão é vista com certo preconceito e pouco reconhecida; e que é realizada por pessoas com “dom” e baseadas na experiência e no empirismo. Mostramos como o PIBID nos ajudou a proporcionar uma vivência da docência, especialmente durante a preparação e aplicação do plano de ensino de um tema de magnetismo. Relatamos nossa surpresa com a dificuldade, muito maior do que o previsto, para preparar aulas; e analisamos também nossas principais dificuldades na concretização do plano. Por outro lado, como resultados relatamos o aumento de confiança na sala de aula e os laços afetivos criados com os alunos, o que foi fundamental para nosso sentimento de conexão com a profissão.
   Inicialmente nosso papel era de pesquisador e levamos nossos questionamentos para as reuniões semanais, onde professor nos explicava o por que fez determinada ação, essas reuniões foram de grande valia. Quando chegou a nossa vez de preparar o plano de aula e aplicá-lo, as reuniões foram fundamentais. Comentávamos como foi a aula, e os conselhos dos formadores nos ajudaram muito.
   O PIBID me proporcionou grandes experiências, todas ricas e de grande valor, a todo momento eu estava aprendendo. Com a ajuda dos professores coordenadores do Projeto aprendi a fazer um plano de aula, ganhei experiência conforme avançava no plano e depois nas reuniões fazíamos uma reflexão sobre como haviam sido as aulas.
   Poder estar com professores experientes e ter todo o suporte fizeram com que eu tivesse uma outra visão de mundo. Me sinto mais maduro do que no começo do ano. Acredito que todos os alunos da licenciatura deveriam ter essas experiências no PIBID. Para ser professor é necessário muito tempo de preparo e muita reflexão.

[PDF]

[ANTERIOR]     [PRÓXIMO]