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Seminário Ensinar com Pesquisa
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EDIÇÕES ANTERIORES - Resumo P15

Ano III [2010]


PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DA CONTEXTUALIZAÇÃO SÓCIO-CULTURAL NO TEMA DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA

Valéria Rosa Martins
Cristina Leite

  Atualmente os professores das escolas estaduais do estado de São Paulo possuem além dos livros didáticos aprovados no PNLEM, uma Proposta Curricular criada pelo governo do estado a “Proposta Curricular São Paulo Faz Escola”. Essa Proposta Curricular foi incluída em todas as escolas do estado a partir do ano 2009 e atende a uma parcela muito significativa dos professores e estudantes brasileiros. Um Currículo novo que atenda as expectativas de um ensino preparatório para a vida e não apenas para o vestibular é um desafio para o ensino básico e vem sendo discutido principalmente a partir da divulgação dos PCN que estruturaram o conhecimento disciplinar em competências norteadoras. Esse trabalho busca analisar, em um primeiro momento, a relação entre a Proposta Curricular e os PCN+, sob a perspectiva dos temas estruturadores sugeridos por este e adotados por aquela, e em um segundo, analisar como esse novo currículo se relaciona na concepção de um ensino por competências. Essa segunda análise envolve especificamente a competência norteadora “Contextualização Sócio-Cultural”. Analisamos de que forma ela surge para o tema que compreende os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea, a partir dos contextos do nível de propósito e do nível de fato. No que refere aos temas e conteúdos presentes na Proposta de Física, concluímos que são os mesmos presentes no PCN+ como temas estruturadores de ensino. Já análise feita tomando-se como referência o PCN+ e a competência norteadora “Contextualização Sócio-Cultural”, no contexto do nível de propósito e do nível de fato, concluímos que a Proposta de Física apresenta Situações de Aprendizagem que buscam explorar essa competência norteadora, principalmente nas áreas que relacionam a ciência e a tecnologia, à história, à cultura contemporânea e à atualidade.

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