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ATAS
Seminário Ensinar com Pesquisa
Ensinar, Pesquisar e Aprender
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EDIÇÕES ANTERIORES - Resumo P15
Ano III [2010]
Atualmente os professores das escolas estaduais do estado de São Paulo possuem além dos livros didáticos aprovados no PNLEM, uma Proposta Curricular criada pelo governo do estado a “Proposta Curricular São Paulo Faz Escola”. Essa Proposta Curricular foi incluída em todas as escolas do estado a partir do ano 2009 e atende a uma parcela muito significativa dos professores e estudantes brasileiros. Um Currículo novo que atenda as expectativas de um ensino preparatório para a vida e não apenas para o vestibular é um desafio para o ensino básico e vem sendo discutido principalmente a partir da divulgação dos PCN que estruturaram o conhecimento disciplinar em competências norteadoras. Esse trabalho busca analisar, em um primeiro momento, a relação entre a Proposta Curricular e os PCN+, sob a perspectiva dos temas estruturadores sugeridos por este e adotados por aquela, e em um segundo, analisar como esse novo currículo se relaciona na concepção de um ensino por competências. Essa segunda análise envolve especificamente a competência norteadora “Contextualização Sócio-Cultural”. Analisamos de que forma ela surge para o tema que compreende os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea, a partir dos contextos do nível de propósito e do nível de fato. No que refere aos temas e conteúdos presentes na Proposta de Física, concluímos que são os mesmos presentes no PCN+ como temas estruturadores de ensino. Já análise feita tomando-se como referência o PCN+ e a competência norteadora “Contextualização Sócio-Cultural”, no contexto do nível de propósito e do nível de fato, concluímos que a Proposta de Física apresenta Situações de Aprendizagem que buscam explorar essa competência norteadora, principalmente nas áreas que relacionam a ciência e a tecnologia, à história, à cultura contemporânea e à atualidade.
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