Sessões de Painéis 4
Tema: Formação de professores de Ciências
A COSMOLOGIA MODERNA À LUZ DOS ELEMENTOS DA EPISTEMOLOGIA DE LAKATOS. Luiz Henrique Martins Arthury
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE QUÍMICA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO. Perceli Gomes Elias, Carmen Fernandez
A INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA E NO ENSINO DE FÍSICA. João Amadeus Pereira Alves, Rejane Aurora Mion,Washington Luiz Pacheco de Carvalho
A PRÁTICA DA TRANSVERSALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA CIDADE DE MANAUS. Irlane Maia Oliveira
A PRÁTICA DE ENSINO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE BIOLOGIA. Maria Inêz Oliveira Araujo, Jobeane França de Souza
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FATORES QUE INTERFEREM NA SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA. Fábio Lopes, Maria Delourdes Maciel
CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA COLABORATIVA UNIVERSIDADE-ESCOLA PÚBLICA AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS/QUÍMICA. James Rogado,Luis Henrique Ramalho, Quezia Geane Silva de Souza, Patricia Favoretto Moraes
DISCUSSÃO CURRICULAR A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UM COLETOR SOLAR COMO CONTRIBUIÇÃO PARA MUDANÇA DA PRÁTICA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Claudio Roberto Machado Benite, Agustina Rosa Echeverria
DOENÇAS TROPICAIS: UMA MANEIRA CRIATIVA DE ENSINÁ-LAS. Mônica de Oliveira Costa, Odaléa Koga, Josefina Barrera Kalhil
ELEMENTOS SUBJACENTES A UMA PRÁTICA BEM SUCEDIDA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS. Ana Carolina Moura Sobral, Francimar Martins Teixeira
ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO E OS DISCURSOS PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Bruno Andrade Pinto Monteiro, Isabel Gomes Rodrigues Martins, Guaracira Gouvêa
ESTÁGIO DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MESTRES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA. Waldileia Cardoso Pereira, Evandro Ghedin
ESTRATÉGIAS USADAS POR UM PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR: CONCEPÇÕES DE AMBIENTE/MEIO AMBIENTE. Ana Luiza de Quadros
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NAS LICENCITURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA EXPERIÊNCIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG. Jucelia Marize Pio Venancio, Maria Emília Caixeta Castro Lima
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: REVISÃO DE PERIÓDICOS (2006-2007). Ana Paula Souto Silva, Carla Maline de Carvalho, Danusa Munford
HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS EM ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Sandra Regina Teodoro Gatti, Roberto Nardi
IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE ENSINO IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE ENSINO PROFESSOR: UMA PESQUISA COLABORATIVA. Ricardo Gauche, Elias Batista dos Santos, Maria Carmen Villela Rosa Tacca
INTERDISCIPLINARIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO E PESQUISA-AÇÃO: INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA PRÁTICA DOCENTE.. Fabricia Amorim, Carla Peres Souza, Guilherme Trópia
NANOTECNOLOGIA E CITOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Carmem Regina dos Santos Pereira, Nara Regina de Souza Basso, João Bernardes da Rocha Filho, Regina Maria Rabello Borges
O LABORATÓRIO DE ANATOMIA SOB A PERSPECTIVA DA “DESCRIÇÃO DENSA”: INTERFACES DA CULTURA CIENTÍFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS. Ana Carolina Biscalquini Talamoni, Claudio Bertolli Filho
O PAPEL DO PROFESSOR EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO SEXUAL. Virginia Iara Maistro, Sergio de Mello Arruda, Álvaro Lorencini Júnior
OBJETIVOS PARA O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: A VISÃO DE UM GRUPO DE LICENCIANDOS. Maria Cristina Aguirre Schwahn, Edson Roberto Oaigen
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM EVENTOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO: PRIMEIRAS REVELAÇÕES. Luciana Maria Lunardi Campos, Maria de Lourdes Spazziani, Renato Eugênio da Silva Diniz,Gilsara Alves,Alessandra Ap. Viveiro, Moises N. Soares, Julyette Priscila Redling, Raquel Sanzovo Pires de Campos
PROJETOS DE APOIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL. Rose Mary Latini, Fátima de Paiva Canesin, Patrícia Fernanda Cotelo
REFLEXÕES ACERCA DAS TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DA GEOMETRIA: AUXILIANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Ana Cristina Schirlo, Sani de Carvalho Rutz da Silva
UMA REFLEXÃO ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Helenadja Mota Pereira, Geilsa Costa Baptista
VISÕES DE DOCÊNCIA DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA ESCOLA. Edinaldo Medeiros do Carmo, Sandra Escovedo Selles
|