a


ATAS
Seminário Ensinar com Pesquisa
Ensinar, Pesquisar e Aprender


······························        INÍCIO        CRÉDITOS        EDIÇÃO ATUAL        EDIÇÕES ANTERIORES        CONTATO        ······························





 Apresentação

 Participantes

 Trabalhos

 Ficha Catalográfica

 Caderno de Resumos
EDIÇÕES ANTERIORES - Resumo P10

Ano IV [2011]


A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA

Marcos Everton Silva Custódio
Lúcia Helena Sasseron (orientadora)

   O mundo atual, repleto de avançadas tecnologias de comunicação, propicia a indivíduos de sociedades diversas uma ampla variedade de informações, cuja acessibilidade tem se tornado cada vez mais simples e rápida. Nesse contexto do qual especialmente os jovens têm usufruído, a educação escolar precisa ser repensada. No que se refere ao ensino de Física, não se pode ignorar o grande descompasso entre os conteúdos ensinados em sala de aula e os conhecimentos prévios dos alunos. Observa-se que, no processo de ensino atual, os conteúdos de ciências são usualmente abordados de forma descontextualizada, o que prejudica sua compreensão e, por consequência, a construção de conhecimentos significativos por parte dos alunos. Contrariamente a essa prática, e como alternativa a ela, destaca-se o processo de Alfabetização Científica (Sasseron & Carvalho, 2008), por meio do qual o aluno pode começar a entender a ciência interpretando-a e compreendendo os fenômenos da natureza a partir da relação entre os conteúdos estudados em sala de aula e os conteúdos do dia-a-dia. Tendo como pressuposto esse modelo teórico, buscaremos realizar uma contribuição à prática docente apresentando uma proposta metodológica para o ensino de física que parta da experiência prévia do aluno e apresente continuidade entre os diferentes níveis escolares, aproximando os conteúdos do Ensino Fundamental I aos do Ensino Fundamental II e, por fim, ao Ensino Médio. Propomos que tal conexão seja construída através de uma experiência de física em que o aluno é exposto ao evento e estimulado a refletir sobre a situação problema, a partir da qual poderá gerar interpretações. Analisaremos também os graus de liberdade dessa atividade intelectual do aluno a partir das ideias de Carvalho (2010), mostrando que a mudança de enfoque em um mesmo experimento pode propiciar ao aluno a assimilação de conteúdos diferentes e de maneira consistente e significativa.

[Trabalho]

[ANTERIOR]     [PRÓXIMO]