a


ATAS
Seminário Ensinar com Pesquisa
Ensinar, Pesquisar e Aprender


······························        INÍCIO        CRÉDITOS        EDIÇÃO ATUAL        EDIÇÕES ANTERIORES        CONTATO        ······························





 Apresentação

 Participantes

 Trabalhos

 Ficha Catalográfica

 Caderno de Resumos
EDIÇÕES ANTERIORES - Resumo P11

Ano IV [2011]


   Existe um problema de desinteresse na aprendizagem em espaços de educação formal e por isso os espaços de educação não formal e seus métodos de tratamento junto ao público são vistos como alternativa e disponibilizam um fértil campo de pesquisa.
   O projeto “Arte e Ciência no Parque”, que se insere nesse contexto, tem como objetivo apresentar alguns conceitos de ciências de uma maneira informal, um tanto quanto lúdica inclusive, de forma que consiga despertar o interesse das pessoas para os conteúdos divulgados. O interesse na ciência tem diversas conseqüências positivas, como o a disposição para as disciplinas ministradas em sala de aula e a valorização do conhecimento científico pela população. Para que o objetivo do projeto seja alcançado, suas apresentações acontecem em lugares informais e de fácil acesso, como praças e escolas, por exemplo.
   Nas exposições são apresentados objetos, equipamentos, desafios e modelos para ilustrar a aplicação de conceitos físicos, matemáticos, biológicos e artísticos na ciência e tecnologias presentes no cotidiano. Esse conjunto de equipamentos, em sua maioria é construído pelos próprios monitores do projeto e são de baixo custo. A acessibilidade dos materiais e simplicidade dos equipamentos facilitou a atuação do projeto em vários tipos de espaço, inclusive nos últimos anos tem sido ministradas também oficinas, nas quais os próprios visitantes podem construir alguns dispositivos.

[Trabalho]

[ANTERIOR]     [PRÓXIMO]