a


ATAS
Seminário Ensinar com Pesquisa
Ensinar, Pesquisar e Aprender


······························        INÍCIO        CRÉDITOS        EDIÇÃO ATUAL        EDIÇÕES ANTERIORES        CONTATO        ······························





 Apresentação

 Participantes

 Trabalhos

 Ficha Catalográfica

 Caderno de Resumos
EDIÇÕES ANTERIORES - Resumo P06

Ano IV [2011]


ASTRONOMIA E CULTURA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA APROVADOS NO PNLD 2012

Clístines Mariano Daniel Merlucci
Cristina Leite (orientadora)

   Astronomia Cultural está começando a ser utilizada como uma alternativa ao método tradicional de ensino por autores como Jafelice (2010), Freitas (2010), Fernandes (2010), Medeiros (2010). São propostas de ensino inovadoras em que se visa estudar o céu com olhos de outra cultura, experimentando uma vivencia através de observações, por exemplo, como sempre foi feito pelos seres humanos, mas acabou se perdendo na nossa atual sociedade. Uma vez que os livros didáticos exercem forte influência nos conteúdos e metodologias utilizadas pelos professores na Educação Básica, analisaremos não apenas a presença do tema “Astronomia Cultural”, como também, a forma como ele é apresentado pelos livros didáticos de Física aprovados pelo PNLD 2012.
   A partir destes dois olhares para o material, encontramos como temas relativos à Astronomia Cultural desde mitologia e calendário até aspectos relacionados à previsão de fenômenos, como estação de chuvas e secas feitas por outros povos através da observação do céu, e a evolução do que chamamos hoje de ciência, que se iniciou há muito tempo atrás com os gregos. Estes temas são propostos, geralmente, ou como recurso para uma introdução ao estudo da astronomia moderna, ou como sugestões de atividades a serem aplicadas aos alunos. Apesar da variedade de possibilidades de ensino que a astronomia cultural pode fornecer, ela é pouco utilizada, e quando abordada, normalmente é na forma de introdução a ciência dominante, valorizando ainda mais o etnocentrismo. A exceção, o livro do Menezes, o único a apresentar uma grande variedade de astronomia em outras culturas, sem ser tendencioso à ciência, como maneira correta de se ver a natureza.


[Trabalho]

[ANTERIOR]     [PRÓXIMO]