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Seminário Ensinar com Pesquisa
Ensinar, Pesquisar e Aprender


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EDIÇÕES ANTERIORES - Resumo P12

Ano III [2010]


PROCESSO DE CRIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA VIRTUAL “CONTINUIDADE”

Pedro Leonidas Oseliero Filho
Nora Lia Maidana

  Usando como caso particular o experimento “Continuidade”, esse trabalho tem por objetivo contar o processo de criação de um experimento virtual, começando por sua concepção e escolha do fato físico que se pretende mostrar aos alunos, passando pela filmagem e análise dos dados, seu aperfeiçoamento e, finalmente, sua disponibilização no site de experimentos virtuais (http//:fep.if.usp.br/~fisfoto). Em relação à mecânica de fluidos pode-se dizer que o número de experimentos, sejam eles presenciais ou não, é muito pequeno em vista da importância do tema. Refletindo constantemente sobre isso, desde há muito tínhamos a vontade de fazer algo que tratasse do assunto, ainda mais considerando que nosso site (endereço acima) possui poucos experimentos afins.
  Surgiu a oportunidade de investigarmos o comportamento de um detergente em cujo interior estavam imersas bolinhas de manteiga (de karité), de diâmetro médio da ordem de 1 mm. Era perfeito: o detergente, de viscosidade próxima da glicerina e amarelado, contrastava muito bem com as bolinhas avermelhadas que se encontravam em estado suspenso. Usando uma vidraria adequada estudamos o movimento das bolinhas quando o fluido passava de um tubo com certo diâmetro para outro com diâmetro menor. Chegamos à conclusão de que a análise não é tão simples quanto pensávamos, justamente por nos depararmos com bolinhas que se moviam com velocidades distintas, deixando clara a existência de um perfil de velocidades devido, em parte, à existência de uma viscosidade. Entretanto, é certo que a equação de continuidade* para um fluido deverá continuar válida. Mostrar isso será nosso desafio e também o objetivo do experimento para os alunos.

*A equação afirma que uma determinada massa/volume de fluido que atravessa um dos tubos num determinado intervalo de tempo deve também atravessar o outro ramo, sem que sua quantidade seja alterada caso não existam fontes ou sumidouros.

[Trabalho]

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