a


ATAS
Seminário Ensinar com Pesquisa
Ensinar, Pesquisar e Aprender


······························        INÍCIO        CRÉDITOS        EDIÇÃO ATUAL        EDIÇÕES ANTERIORES        CONTATO        ······························





 Apresentação

 Participantes

 Trabalhos

 Ficha Catalográfica

 Caderno de Resumos
EDIÇÕES ANTERIORES - Resumo P07

Ano III [2010]


EXPERIMENTOS VIRTUAIS EM DISCIPLINAS TEÓRICAS DE MECÂNICA

Glauco Gomes Moreno Senhora
Vito Roberto Vanin

  Nosso grupo de trabalho seleciona fenômenos físicos, que possam ser reproduzidos e filmados a fim de acompanhar, bem como complementar, os conhecimentos físicos apresentados em sala de aula nas disciplinas de mecânica. Mais que propiciar tais objetivos, este trabalho propõe ao professor uma ferramenta a mais, que possa utilizar no processo de ensino/aprendizado; visto que, nem todos os alunos conseguem ser estimulados apenas por aulas expositivas, ou apenas aulas laboratoriais. Mas sim por uma gama de “estratégias” capazes de interagir com a realidade e aspectos de todos os alunos. Vivenciando assim, as particularidades e as generalizações no processo de ensino/aprendizado de cada aluno. Os experimentos Giroscópio Qualitativo e Giroscópio Quantitativo são dois de muitos outros experimentos desenvolvidos pelo grupo, e que se encontram, na web, nas páginas:

http://euclides.if.usp.br/~fisfoto/giroscopio_qualitativo/index.html e
http://euclides.if.usp.br/~fisfoto/giroscopio_quantitativo/index.html, respectivamente.

  Estes dois experimentos são introduzidos, atualmente, na disciplina “4300255 - Mecânica dos Corpos Rígidos e dos Fluidos”. E são dadas nesta ordem, devido aos objetivos que são propostos pelos professores. Pois, o primeiro se destina a uma análise preliminar da cinemática proposta e a tomada de dados trata-se bem resumidamente apenas para fins de comparação, ou seja, um entendimento inicial do fenômeno físico. Ao segundo, há um tratamento de dados diferenciado e mais rigoroso. É importante mencionar que depois da aplicação do experimento passamos para uma nova etapa do processo de ensino/aprendizagem, a avaliação. Mas, um papel diferenciado que traz nosso trabalho é a avaliação mútua. Ou seja, não avaliamos apenas os alunos, mas também todo o processo que levou a criação do experimento, as propostas iniciais e objetivos alcançados. Temos a possibilidade de comparar o que foi proposto inicialmente aos alunos, com o que eles apresentaram nos relatórios. E assim, verificarmos se conseguimos alcançar nossos objetivos, bem como melhorar nosso trabalho; por meio de uma revisão continua do que nos é apresentado. Por fim, este trabalho irá analisar e classificar alguns erros dos alunos, e processos dificultosos. Atentar para os erros cometidos pelo grupo e as mudanças propostas, após análise dos relatórios dos alunos. E pensar na validade do objeto de avaliação, que se funda nestes relatórios.

[Trabalho]

[ANTERIOR]     [PRÓXIMO]