www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb
O SAEB é um sistema nacional de avaliação externa da Educação Básica, composto por um conjuntos de instrumentos de avaliação e realizado periodicamente pelo INEP desde os anos 1990. São objetivos do SAEB: produzir indicadores
educacionais (nos níveis nacional, regional, estadual e, quando possível, municipal); avaliar a qualidade, equidade e eficiência da educação no país; subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de
políticas públicas em educação e; desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional, ativando o intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa.
Os instrumentos
de avaliação são compostos por questionários para Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, diretores de escolas, professores e estudantes; e provas para amostras de estudantes ensino fundamental e médio.
As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Sistema de Avaliação da Educação Básica - Documentos de Referência | 2019 (Versão preliminar) 2018 (Versão 1.0) |
Inclusão de Ciências no SAEB - Documento Básico |
2013 |
Novas Perspectivas - SAEB 2001 |
2001 |
BONAMINO, Alícia; FRANCO, Creso. Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do SAEB. Cadernos de Pesquisa, n. 108. p. 101-132, Novembro de 2009. |
BONAMINO, Alícia. Evolução do SAEB: desafios para o futuro. Em aberto, v. 29, n. 96, p. 113-126, maio/ago., 2016. |
CASTRO, Maria Helena G.. Sistemas de Avaliação da Educação no Brasil: avanços e novos desafios. São Paulo Perspec., v. 23. p. 5-8, Jan./Jun., 2009. |
FRANCO, Creso. O SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica: potencialidades, problemas e desafios. Revista Brasileira de Educação, n. 17, Mai./Jun./Jul;/Ago., 2001. |
NETO, João Luis Horta; JUNQUEIRA, Rogério Diniz (orgs.) Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb): 25 anos. Em Aberto, v. 29, n. 96, maio/ago. 2016. |
SILVA, Fernando Augusto. As avaliações externas e as possibilidades de diálogo com os professores de Física. 2019. 290p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências - Ensino de Física). Instituto de Física, Faculdade de Educação, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. São Paulo. 2019. |
portal.inep.gov.br/web/guest/provinha-brasil
A PROVINHA BRASIL é uma avaliação diagnóstica que visa investigar as habilidades desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. Criada em 2008, a provinha
possibilita aos professores avaliarem, por meio de testes de Língua Portuguesa e Matemática, os processos de desenvolvimento da alfabetização, do letramento inicial e das habilidades iniciais em Matemática.
A avaliação (que tem um caráter pedagógico e não classificatório) é aplicada duas vezes ao ano, com adesão opcional, ou seja, a aplicação fica a critério de cada secretaria de educação das unidades federadas.
Além da avaliação do nível de alfabetização dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental, a Provinha Brasil tem como objetivos: oferecer às redes e aos professores e gestores de
ensino um resultado da qualidade da alfabetização, prevenindo o diagnóstico tardio das dificuldades de aprendizagem; concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com
as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.
2016
Guia de Correção e Interpretação | Primeira Etapa Segunda Etapa |
Guia de Aplicação - Leitura |
Primeira Etapa Segunda Etapa |
Guia de Aplicação - Matemática |
Primeira Etapa Segunda Etapa |
Caderno do Aluno - Leitura |
Primeira Etapa Segunda Etapa |
Caderno do Aluno - Matemática |
Primeira Etapa Segunda Etapa |
Alfabetização e Letramento Inicial | Matriz de Referência |
Alfabetização da Matemática Inicial | Matriz de Referência |
www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. O Enem é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (Inep), desde 1998. As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e a programas de financiamento e apoio estudantil,
como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Os resultados também permitem o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
O Enem é aplicado em dois dias. Os participantes fazem provas
de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que somam 180 questões objetivas. Além disso, os participantes
também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema. (Fonte: Inep)
Matriz de Referência do Enem | Matriz |
Guia do participante - Entenda a sua nota no Enem | Guia |
Cartilha do Participante - A Redação do Enem | 2016 2017 2018 20192020 |
Comissão para Leitura Transversal dos Itens do Enem |
Nota Técnica |
Indicador de adequação da formação do docente da educação básica |
Nota Técnica |
Indicador Nível Socioeconômico das escolas |
Nota Técnica |
Manual de correção da Redação |
Situações que levam à nota zero |
Manual de correção da Redação - Competências |
0102030405 |
ANO | PROVA/DIA | GABARITO/DIA |
---|---|---|
2020 | Azul/1º Azul/2º | Azul/1º Azul/2º |
2019 | Azul/1º Azul/2º | Azul/1º Azul/2º |
2018 | Azul/1º Azul/2º | Azul/1º Azul/2º |
2017 | Azul/1º Azul/2º | Azul/1º Azul/2º |
2016 | Azul/1º Azul/2º | Azul/1º Azul/2º |
2015 | Azul/1º Azul/2º | Azul/1º Azul/2º |
2014 | Azul/1º Azul/2º | Azul/1º Azul/2º |
2013 | Azul/1º Azul/2º | Azul/1º Azul/2º |
2012 | Azul/1º Azul/2º | Azul/1º Azul/2º |
2011 | Azul/1º Azul/2º | Azul/1º Azul/2º |
2010 | Azul/1º Azul/2º | Azul/1º Azul/2º |
2009 | Azul/1º Azul/2º | Azul/1º Azul/2º |
2008 | Azul | Azul |
2007 | Azul | Azul |
2006 | Amarela | Amarela |
2005 | Amarela | Amarela |
2004 | Amarela | Amarela |
2003 | Amarela | Amarela |
2002 | Amarela | Amarela |
2001 | Amarela | Amarela |
2000 | Amarela | Amarela |
1999 | Amarela | Amarela |
1998 | Amarela | Amarela |
www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/encceja
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é realizado, desde 2002, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias
estaduais e municipais de educação. O Encceja é direcionado aos jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria
São finalidades
do Encceja: construir uma referência nacional de autoavaliação para jovens e adultos por meio de avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos em processo escolar ou extraescolar; estruturar uma avaliação
direcionada a jovens e adultos que sirva às Secretarias de Educação para que estabeleçam o processo de certificação dos participantes, em nível de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, por meio da utilização
dos resultados do Exame; oferecer uma avaliação para fins de correção do fluxo escolar; construir, consolidar e divulgar seus resultados para que possam ser utilizados na melhoria da qualidade na oferta da Educação
de Jovens e Adultos e no processo de certificação; construir parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e sua inserção no mundo do trabalho; possibilitar o desenvolvimento
de estudos e indicadores sobre educação brasileira.
As provas do Encceja obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. São aplicadas em
um único dia, nos turnos matutino e vespertino. As datas de aplicação no Brasil e no exterior são distintas, assim como as provas para pessoas privadas de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. O Exame
é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de Redação. (Fonte: Inep)
Ano | Nível de Ensino - Área (aplicação regular) | Prova e Gabarito |
---|---|---|
2019 | Ensino Fundamental – Ciências Naturais |
Prova
Gabarito |
Ensino Fundamental – Matemática |
Prova
Gabarito |
|
Ensino Fundamental – L. Portuguesa., L. Estrangeira, Artes e Ed. Física | Prova Gabarito | |
Ensino Fundamental – História e Geografia | Prova Gabarito | |
Ensino Médio – Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Prova Gabarito | |
Ensino Médio – Matemática e suas Tecnologias | Prova Gabarito | |
Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Prova Gabarito | |
Ensino Médio – Ciências Humanas e suas Tecnologias | Prova Gabarito | |
2018 | Ensino Fundamental – Ciências Naturais |
Prova
Gabarito |
Ensino Fundamental – Matemática |
Prova
Gabarito |
|
Ensino Fundamental – L. Portuguesa., L. Estrangeira, Artes e Ed. Física | Prova Gabarito | |
Ensino Fundamental – História e Geografia | Prova Gabarito | |
Ensino Médio – Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Prova Gabarito | |
Ensino Médio – Matemática e suas Tecnologias | Prova Gabarito | |
Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Prova Gabarito | |
Ensino Médio – Ciências Humanas e suas Tecnologias | Prova Gabarito | |
2017 | Ensino Fundamental – Ciências Naturais |
Prova
Gabarito |
Ensino Fundamental – Matemática |
Prova Gabarito |
|
Ensino Fundamental – L. Portuguesa., L. Estrangeira, Artes e Ed. Física | Prova Gabarito | |
Ensino Fundamental – História e Geografia | Prova Gabarito | |
Ensino Médio – Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Prova Gabarito | |
Ensino Médio – Matemática e suas Tecnologias | Prova Gabarito | |
Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Prova Gabarito | |
Ensino Médio – Ciências Humanas e suas Tecnologias | Prova Gabarito |
https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação proposta para os concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos e às
competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto
também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são os parâmetros utilizados para o cálculo dos Indicadores
de Qualidade da Educação Superior.
O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. As áreas de conhecimento para os cursos de bacharelado e licenciatura derivam
da tabela de áreas do conhecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já os eixos tecnológicos são baseados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia
(CNCST), do Ministério da Educação. (Fonte: Inep)
Ano | Nível de Ensino - Área (aplicação regular) | Prova e Gabarito |
---|---|---|
2017 | Física Bacharelado |
Prova Gabarito Padrão de Resposta |
Física Licenciatura |
Prova
Gabarito Padrão de Resposta |
|
2014 | Física Bacharelado |
Prova Gabarito Padrão de Resposta |
Física Licenciatura |
Prova
Gabarito Padrão de Resposta |
|
2011 | Física |
Prova Gabarito Padrão de Resposta |
2008 | Física |
Prova Gabarito Padrão de Resposta |
Formação Geral |
Prova Gabarito Padrão de Resposta |
|
2005 | Física |
Prova Gabarito Padrão de Resposta |
Formação Geral |
Prova Gabarito Padrão de Resposta |