cab

Sessão de Painéis 12


Tema: Alfabetização Científica e Tecnológica e Abordagens CTS

A CONTEXTUALIZAÇÃO PELO TRABALHO: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS. Fernando Barcellos Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck


A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TÉCNICO DA ÁREA MEIO AMBIENTE, NUMA PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA. Adriana Lopes Leal, Carlos Alberto Marques


A INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA E A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: BUSCA POR TEMAS GERADORES. Adriana Marques Oliveira, Maria Celina Piazza Recena


A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Marcos Daniel Longhini, Iara Maria Mora


ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA EM UM FILME INFANTO-JUVENIL E NA ESCRITA DOS ALUNOS: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?.
Erica C. de A. Dell Asem, Silvia Luzia Frateschi Trivelato


ATITUDES CTS DE ESTUDANTES E PROFESSORES DIAGNOSTICADAS NA AÇÃO BRASILEIRA DO PROYECTO IBEROAMERICANO DE EVALUACIÓN DE ACTITUDES RELACIONADAS CON LA CIENCIA, LA TECNOLOGÍA Y LA SOCIEDAD (PIEARCTS). Maria Delourdes Maciel, Djalma de Oliveira Bispo, Fulvio Emersom Colussi, Júlio César Ribeiro. 


ATITUDES E CRENÇAS DOS GRADUANDOS EM QUÍMICA SOBRE AS RELAÇÕES CIÊNCIA – TECNOLOGIA – SOCIEDADE AMBIENTE (CTSA).
Josivânia Marisa Dantas, Albino Oliveira Nunes


CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE E A PERSPECTIVA FREIRIANA DE EDUCAÇÃO: POSSÍVEIS CONVERGÊNCIAS. Carolina dos Santos Fernandes, Carlos Alberto Marques


CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Juliana de Oliveira Maia,Messias Santos Passos, Karen de Jesus, Jefferson Santos Silva, Verenna Barbosa Gomes, Aparecida de Fátima Andrade da Silva. 


CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ASPECTOS DA NATUREZA DA CIÊNCIA.
Elisangela Matias Miranda, Ariane Baffa Lourenço, Denise de Freitas, Alice Helena Campos Helena Campos Pierson


CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHO NAS AULAS DE FÍSICA: UMA PRÁTICA DIDÁTICA. Evonir Albrecht, Marcos Rincon Voelzke


ELABORAÇÃO DE UM VÍDEO COM ENFOQUE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO ENSINO EXPERIMENTAL DE CIÊNCIAS. Jorge Cardoso Messeder, Elaine Moreira Alves


ENERGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA ABORDAGEM SÓCIO-CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
Nataly Carvalho Lopes, Washington Luiz Pacheco Carvalho


IMAGINÁRIO DE ESTUDANTES DE BIOLOGIA SOBRE INTERAÇÕES CTSA NO CONTEXTO DE UMA DISCIPLINA DE GEOLOGIA.
Terezinha Chagas Carneiro Pessoa, Henrique César da Silva


MUDANÇAS NO CONTEXTO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE TEMAS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE 3º ANO DE ENSINO MÉDIO. Cláudia Silva de Castro,Licurgo Peixoto Brito


MUDANÇAS NO CONTEXTO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE TEMAS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE 3º ANO DE ENSINO MÉDIO. Cláudia Silva de Castro


NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA. André Ary Leonel, Carlos Alberto Souza


PADRÕES MORAIS E VALORES EMPREGADOS POR ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM DISCUSSÕES SOCIOCIENTÍFICAS. Bruno Cine Ribeiro do Carmo, Sílvia Luzia Frateschi Trivelato


QUAL DEVERIA SER O PRINCIPAL COMBUSTÍVEL DO BRASIL NAS PRÓXIMAS DÉCADAS? UMA PROPOSTA PARA INTRODUZIR UMA CONTROVÉRSIA CTS EM SALA DE AULA. Ricardo Oliveira Freitas, Marco Braga


RELATO E ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA NUMA PERSPECTIVA EM CTSA: UMA PARCERIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E PORTUGUES.
Valdete Ramos de Oliveira Melo, Magali Andrade Barbosa, Mauricio Compiani


TRABALHO DE CAMPO E CASO SIMULADO CTSA: OS MUROS DA CIDADE. ATIVIDADE PARA A PESQUISA DO PROFESSOR NO PROJETO ANHUMAS NA ESCOLA. Ederson Costa Briguenti, Patrícia Nogueira Santos, Ofélia Ortega, Carlos Augusto Vaccari, Vânia Amaral, Gabriel Hornink.


UMA ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DA PRODUÇÃO CIENTIFICA SOBRE CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL. Teo Bueno de Abreu, João Paulo Fernandes, Isabel Gomes Martins


UMA ANÁLISE SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DE ARGUMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TEMÁTICA SÓCIO-CIENTÍFICA. Rafael Gonçalves Pereira, Silvia Luzia Frateschi Trivelato


UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO DE CONCEITOS FÍSICOS NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Sorandra Corrêa de Lima,Luciano Ferreira Silva, Alexandre Cardoso, Edgard Afonso Lamounier Júnior, Eduardo Kojy Takahashi

 

rod