cab

Sessões de Painéis 7

Tema: Educação em espaços não formais e divulgação científica

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE VISITAS AO MUSEU DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE LONDRINA. Marcelo Alves de Carvalho, Henrique César Estevan Ballestero, Sergio de Mello Arruda


A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PROBLEMAS DE PESQUISA EM REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS (1984-2008).
Denis Rogério Sanches Alves, Marinez Meneghello Passos, Sérgio de Mello Arruda


A ESTAÇÃO CIÊNCIA E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ALGUNS ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS. Tassiana Fernanda Genzini de Carvalho,Jesuína Lopes de Almeida Pacca


A EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DE UMA EXPOSIÇÃO DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA POR DISCENTES DO CURSO SUPERIOR DE PRODUÇÃO CULTURAL. Grazielle Rodrigues Pereira,Gabriela Ventura da Silva,Carla Mahomed Gomes da Silva


A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA A ESCOLHA PROFISSIONAL.
Rejâne Maria Lira-da-Silva, Bruno Pamponet, Josefa Rosimere Lira-da-Silva, Yukari Figueroa Mise


A INSERÇÃO DOS CENTROS E MUSEUS INTERATIVOS DE CIÊNCIAS JUNTO ÀS PRÁTICAS DOCENTES NA BAIXADA FLUMINENSE/RJ.
Kely Cristina Marciano Soares, Grazielle Rodrigues Pereira


A PERCEPÇÃO DO PUBLICO SOBRE A SAÚDE DA VISÃO NO PARQUE DA CIÊNCIA/MUSEU DA VIDA. Diego Vaz Bevilaqua,Anna Karla S. da Silva,Maria Paula de Oliveira Bonatto


ANÁLISE DA VISÃO DE EGRESSOS DO PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ SOBRE A RELEVÂNCIA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ENTRE JOVENS. Viviane Souza Silvestre, Isabela Cabral Félix de Sousa, Cristiane Nogueira Braga


ANÁLISE PRELIMINAR DE ATIVIDADE EDUCATIVA SOBRE A DENGUE COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELO HORIZONTE, BRASIL.
Mariana de Queiroz Bertelli, Héliton da Silva Barros, Isabela de Brito Ferreira, Felipe Kolb Bernardes, Cláudia Gersen Alvarenga de Paiva, Silvania Sousa do Nascimento, Virgínia Torres Schall


ANÁLISE SEMIÓTICA PEIRCEANA DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS EM FOLDERS FORNECIDOS POR INSTITUIÇÕES INFORMAIS DE ENSINO – CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL RIO BATALHA, BAURU – SP. Paulo César GOMES,Juliane Cristina FABRE BORGES,Mariana Vaitiekunas PIZARRO


AS CONSTELAÇÕES QUE AS CRIANÇAS IMAGINAM AO OLHAREM PARA AS ESTRELAS. Vanessa Queiroz, Juliana Romanzini, Rute Trevisan, Daniel Trevisan Sanzovo


ATIVIDADE INTERATIVA EM FÍSICA COMO ELO ENTRE UM MUSEU DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA E A ESCOLA. Ana Lucia Imhoff, Maria Emília Baltar Bernasiuk


CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CURSO DE FORMAÇÃO PARA EDUCADORES DO PROJETO ECOSSISTEMAS COSTEIROS (INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - USP). Suzana Ursi, Naomi Towata, Flávio Augusto de Souza Berchez, Natália Pirani Guilardi-Lopes


CONTRIBUIÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS PARA A APRENDIZAGEM DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS EM MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS. Luciana Bortoletto


COZINHANDO COM QUÍMICA: O PÃO-NOSSO-DE-CADA-DIA. Juliana Cristina Tristão, Ana Luiza de Quadros, Flavia dos Santos Coelho, Rossimirian Pereira de Freitas Gil


EDUCAÇÃO FORMAL FORA DA SALA DE AULA – OLHARES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO ESPAÇOS NÃO-FORMAIS. Maria Luíza de Araújo Gastal,Roni Ivan Rocha Oliveira


ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA NO BRASIL – UM MAPEAMENTO ATRAVÉS DA INTERNET. Fernando Costa Linhares, Silvania Sousa do Nascimento


HISTÓRIA DA CIÊNCIA A PARTIR DE FONTES ORIGINAIS, TEXTOS TEATRAIS E ICONOGRAFIAS: OS CASOS DAS ESTRELAS ESQUISITAS DE JÚPITER, DO ESCRIBA EGÍPCIO AHMES E DO CURIOSO LEEUWENHOECK. Paulo Henrique Colonese


História da Ciência a partir de fontes originais, textos teatrais e iconografias: os casos das estrelas esquisitas de Júpiter, do escriba egípcio Ahmes e do curioso Leeuwenhoeck. Paulo Henrique Colonese


INICIAÇÃO A QUÍMICA NO MUSEU DA VIDA, FIOCRUZ: AVALIANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INTERATIVAS DA BANCADA DE PASTEUR.
Maria Paula de Oliveira Bonatto,Diego Vaz Bevilaqua,Ana Cláudia Silva,Camila S. Freitas


MAPEANDO OS SABERES DA MEDIAÇÃO HUMANA EM CENTROS DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Daniel Fernando Bovolenta Ovigli,Denise de Freitas


MUSEU DE CIÊNCIA: OBJETOS DO PASSADO PARA A EDUCAÇÃO HOJE.
Andrea Fernandes Costa,Guaracira Gouvêa


OS PLANETÁRIOS COMO AMBIENTES NÃO-FORMAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Juliana Romanzini, Irinéa de Lourdes Batista


PROFESSORES, VISITAS ORIENTADAS E MUSEU DE CIÊNCIA: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DA COLABORAÇÃO ENTRE MUSEU E ESCOLA.
Flávia Requeijo, Cecilia Maria Pinto do Nascimento, Andréa Fernandes Costa, Amannda Gomes Amorim, Maria das Mercês Navarro Vasconcellos


PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA JÚNIOR: CONTRIBUINDO COM A APRENDIZAGEM DOS BOLSISTAS DA OBMEP 2007 - POLO DE PONTA GROSSA/PARANÁ. Sani de Carvalho Rutz da Silva,Ana Cristina Schirlo,Daniella Schulz


PROPOSTA DE DIÁLOGO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E AÇÃO CULTURAL DE PRÁTICA DE LIBERDADE. Edith Ester Zago de Mello,Fernanda Marciano da Silva,Helena Paula Viaro,Gabriel Troilo,Henrique Zotarelli Gomes da Silva,Marcos Yamada Hitoshi,Rafael Gustavo Terra,Rafael Moraes Cury,Raquel de Carvalho Bastos,Sarah Beppu Rozanez,Álvaro Lorencini Júnior,Tânia Aparecida da Silva Klein,Vera Lucia Bahl de Oliveira.

rod