cab

Sessões de Painéis 6

Tema: Historia Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino

A ELETRICIDADE DO SÉCULO XVIII SOB A ÓPTICA DE BACHELARD E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA. Moacir Pereira de Souza Filho, Sérgio Luiz Bragatto Boss, João José Caluzi


A HISTÓRIA DA BIOLOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A CONTRIBUIÇÃO DE ALFRED RUSSEL WALLACE PARA A TEORIA DA EVOLUÇÃO. Karla dos Santos Guterres Alves, Maria Clara Forsberg


A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS UTILIZADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Ana Paula Lausmann Ternes, Neusa Maria John Scheid, Roque Ismael da Costa Güllich


A PERCEPÇÃO DA GRAVIDADE EM UM ESPAÇO FISICAMENTE MODIFICADO: UMA ANÁLISE A LUZ DE GASTON BACHELARD.
Pedro Donizete Colombo Junior, Cibelle Celestino Silva


APLICANDO UM MINICURSO DE EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA EM UM GRUPO DE ALUNOS DA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA?
Andréia Guerra, Washington Raposo


AS CONTRIBUIÇÕES DE HEBERT MARCUSE A UMA SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Caroline Barroncas de Oliveira, Evandro Ghedin


AS ESTRUTURAS DISSIPATIVAS: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO PENSAMENTO DE ILYA PRIGOGINE.
Mônica de Oliveira Costa, Luciana da Cunha Ferreira, Evandro Ghedin


CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA E ENSINO DE CIÊNCIAS DE ALUNOS DA EJA. Sibele Ferreira Coutinho Pompeu, Erika Zimmermann


CONHECIMENTO, CIÊNCIA E ÉTICA NA EPISTEMOLOGIA DE FOUREZ E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Eliane Batista de Lima, Evandro Ghedin


CONTRIBUIÇÕES AXIOLÓGICAS À COMPREENSÃO DE UMA TEORIA BIOLÓGICA: VALORES COGNITIVOS E A SELEÇÃO NATURAL DE DARWIN.
Lucken Bueno Lucas, Irinéa de Lourdes Batista


CONTRIBUIÇÕES DE FRITZ MÜLLER PARA A HISTÓRIA DA CIÊNCIA: PARTICIPAÇÃO DE SANTA CATARINA – BRASIL, PARA AS TEORIAS EVOLUÇÃO E SELEÇÃO NATURAL DE DARWIN. Maristela Gonçalves Giassi, Luyza Verônica Alexandrino


DEAR MR. CHARLES DARWIN... DEAR MR. FRITZ MÜLLER: DA CORRESPONDÊNCIA ENTRE O EVOLUCIONISTA E O NATURALISTA INDÍCIOS PARA CARACTERIZAR A ESCRITA NA CIÊNCIA E NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
Daniela Tomio


DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DAS CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DAS CIÊNCIAS EM PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Leonard dos Santos Ramos, Paula Leite da Cunha e Melo, Flávio Martins Teixeira


DIFICULDADES NA INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIA: POEMA PARA GALILEU SOB DUAS VERSÕES.
Maria Fernanda Bianco Gução, Sérgio Luiz Bragatto Boss, Moacir Pereira de Souza Filho, João José Caluzi


DISCUTINDO A NATUREZA DA CIÊNCIA A PARTIR DE EPISÓDIOS DA HISTÓRIA DA COSMOLOGIA: O UNIVERSO TEVE UM COMEÇO OU SEMPRE EXISTIU? - Alexandre Bagdonas Henrique, Cibelle Silva.


FONTES PRIMÁRIAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: AQUISIÇÃO DE SUBSUNÇORES PARA A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE CARGA ELÉTRICA. Sergio Luiz Bragatto Boss,Moacir Pereira Souza Filho,João José Caluzi


FRANKENSTEIN: A APROXIMAÇÃO DAS CIÊNCIAS COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO TEATRO.Márcio Nasser Medina, Marco Antônio Barbosa Braga


HISTÓRIA DA CIÊNCIA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: O EXPERIMENTO DE COULOMB. Sergio Luiz Bragatto Boss, Moacir Pereira Souza Filho, João José Caluzi


HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM SALA DE AULA: O QUE TEM APARECIDO EM NOSSAS REVISTAS? Marília Paixão Linhares, João Paulo Casaro Erthal


LITERATURA NA FÍSICA: UMA POSSÍVEL ABORDAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS? Andréia Guerra, Ana Maria Menezes


O APARATO DE LISSAJOUS E O ENSINO EXPERIMENTAL DAS VIBRAÇÕES MECÂNICAS. Francisco Nairon Monteiro Júnior, João José Caluzi, Washington Luiz Pacheco de Carvalho


OS PARADIGMAS DA CIÊNCIA MODERNA E PÓS-MODERNA E AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES-PESQUISADORES.
Fernanda Peres Ramos, Marcos Cesar Danhoni Neves,Maria Julia Corazza


REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS. Leandro Daros Gama, João Zanetic


TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS EM HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE O ENPEC E O EPEF NOS REVELAM?
Wellington Pereira Queiros, Caroline Belotto Batisteti, Lourdes Idella Justina


UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA SOBRE QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS. Marco Braga, Miguel Arcanjo-Filho, Gustavo Guttmann, Karla Martins Bezerra


VISÃO DE MUNDO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO: O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES PARA A ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO. Alessandra Guida dos Santos

 

 

rod