Sessões de Painéis 5
Tema: Formação de professores de Ciências
A CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O QUE DIZ A PRODUÇÃO ESCRITA? Daniele Cristina Souza, Antônio Fernandes Nascimento Júnior
AÇÃO DIALÓGICA E COMUNICATIVA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DAS NEGOCIAÇÕES. Noemi Sutil, Adriana Bortoletto, Lizete Maria Orquiza de Carvalho
ANÁLISE DA EXPRESSÃO E COOPERAÇÃO NA SALA DE AULA: INSTRUMENTO PARA O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE. Renata Pojar, Barbara Bianca Gerbelli, Vera Bohomoletz Henriques
ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES CRIACIONISTAS E EVOLUCIONISTAS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM FORMAÇÃO E EM EXERCÍCIO. Elaine Sandra Nicolini Nabuco de Araujo, Ana Maria de Andrade Caldeira, João José Caluzi, Graça Simões de Carvalho
ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DA FÍSICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Elrismar Gomes Oliveira, Yassuko Hosoume
AS CONCEPÇÕES SOBRE A CAATINGA EM UM GRUPO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE IRAMAIA – BAHIA. Cláudia Ferreira da Silva Luz, Marcos Lopes de Souza, Ana Cristina Santos Duarte, Ricardo Jucá Chagas
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM RELAÇÃO AO TRABALHO PRÁTICO, EXPERIMENTAL, LABORATORIAL E DE CAMPO. Ana Tiyomi Obara,Paulo Augusto Berezuk,Eraldo Schunk Silva
CONCEPÇÕES SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA E FÍSICA. Rodrigo Claudino Diogo, Elisangela Matias Miranda, Denise de Freitas, Alice Helena Campos Pierson
CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DIANTE DAS NORMATIVAS LEGAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Jaiane Moraes Boton
EXPERIMENTOS E DEMONSTRAÇÕES DE FÍSICA COMO INSTRUMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Fernando Cesar Ferreira, Tatiana Moura de Assis Ozório, Lenice Heloisa de Arruda Silva
INTERDISCIPLINARIDADE ESCOLAR: ANALISE DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR DE LICENCIANDOS EM UM ESPAÇO EDUCATIVO ALTERNATIVO. Alexandro Cardoso Tenorio, Hemmyle Brito de Azevedo, Kilma da Silva Lima, Heloisa Flora Brasil Nobrega Bastos
INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR SOBRE AS ÁREAS DE CONTEÚDO E LINHAS DE PESQUISA DAS DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DAS CIÊNCIAS DA UFRPE NO PERÍODO DE 2003 A 2008. Helaine Sivini Ferreira, Noêmia Patrícica Ferreira Batista, Gizella Menezes Rodrigues, Heloisa Flora Brasil Nobrega Bastos
INVESTIGANDO CONHECIMENTOS BÁSICOS EM ASTRONOMIA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. Mariel José Pimentel de Andrade, Carla Veridiana Neuberger, Heloísa Flora Brasil Nóbrega Bastos, Alberto Einstein Pereira de Araújo
MATERIAIS EXPERIMENTAIS E LÚDICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS - DAS ARMADILHAS DAS SUCATAS AOS NECESSÁRIOS DESAFIOS DO CONHECIMENTO. Eugenio Maria de França Ramos
MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL – UM ESPAÇO INTERATIVO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Sandro Aparecido dos Santos,Ana Lúcia Crisóstimo
NOVOS SENTIDOS PARA VELHAS QUESTÕES: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PROPOSTA DE ENSINO DESENVOLVIDA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS. Giselle de Souza Paula
PARCERIAS INTERINSTITUCIONAIS PARA A MELHORIA DO ESNINO DE CIÊNCIAS. Lenir Silva Abreu, Nelson Bejarano
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE CIÊNCIAS SOBRE OS PROCESSOS ENVOLVIDOS EM SUA CONSTITUIÇÃO: UMA ABORDAGEM FREIRIANA. Welton Yudi Oda
PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PRIMEIRO AO QUINTO ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Cristiane Pereira-Ferreira, Evelyse S. Lemos, Rosane M. S. Meirelles
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Maína Bertagna Rocha, Jorge Megid Neto
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL. Alexandra Epoglou, Dayton Fernando Padim, Viviani Alves Lima
REGISTRANDO O DESENVOLVIMENTO DO SABER DOCENTE DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM O USO DO DIÁRIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Daniela Frigo Ferraz, Renata Agnoletto, Claudia Faccine dos Reis
REVISÃO DA LITERATURA SOBRE COLABORAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EXATAS, BIOLÓGICAS E DA SAÚDE (1988-2008). Leonel Tractenberg, Miriam Struchiner
TRANSITANDO DA TEORIA PARA A PRÁTICA: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA. Amadeu Bego, Camila Silveira da Silva, Renato Eugênio da Silva Diniz, Luiz Antônio Andrade de Oliveira
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Gustavo Iachel
UMA ANÁLISE SOCIOCULTURAL DE ATIVIDADES DIDÁTICAS EM CIÊNCIAS: VALORIZANDO O PLURALISMO METODOLÓGICO. Emerson Izidoro dos Santos, Alberto Gaspar, Luís Paulo Piassi, Rui Manoel de Bastos Vieira
|