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ENCONTROS
PIBID-IFUSP

Encontros do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
do Instituto de Física da Universidade de São Paulo


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 Caderno de Resumos
EDIÇÃO ATUAL - Resumo P07

Ano I [2014]


   Mesmo que quilômetros separem a universidade, referência de formação e informação, das escolas de Ensino Básico, o PIBID vem como uma ponte, estreitando as distâncias e permitindo, de fato, que uns enxerguem os outros. Cursos, oficinas, palestras, conferências sempre são muito bem vindos, mas o PIBID promove uma movimentação diferente. O professor é convidado a repensar todo o processo ensino e aprendizagem. No início parece que estamos ensinando, mostrando como se faz. Os alunos se sentem surpresos com a presença dos jovens professores. Nesta interação, nos preocupamos com a aceitação, com a receptividade, o ouvir, fazer e aprender. Ao longo do ano a troca vai se efetivando. O pibidianos se revelam, mostram o porque Física e o porque docência. Meio tímidos, passam a nos ensinar e ensinam aos estudantes. Há uma motivação, que nos faz pensar e repensar as aulas e a aprendizagem. A parceria vai se estreitando e as novas propostas conversam com as atuais e um ciclo produtivo se forma. Os bolsistas do PIBID levam a universidade para a escola. Professores e alunos sentem o amparo da instituição. O PIBID se mostra mais eficiente do que cursos de aperfeiçoamento. Abalam-se paradigmas. Ressurgem boas práticas abandonadas por motivos diversos. Para os alunos da escola o projeto desbloqueia a visão. Eles que não se acham capazes, que sentem o peso de uma educação relegada a enésimo plano por tantos segmentos e por eles mesmos, passam a enxergar as portas da universidade e pensar que é possível abrir essas portas e entrar. Para o professor orientador há um abalo benéfico nas práticas e convicções. As necessárias mudanças se fazem mais urgentes com os pibidianos como propulsores. Não há como não mudar. Percebemos que a universidade não fechou as suas portas assim que as atravessamos. Tem açúcar para o café no vizinho.
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