a


ENCONTROS
PIBID-IFUSP

Encontros do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
do Instituto de Física da Universidade de São Paulo


······························        INÍCIO        CRÉDITOS        EDIÇÃO ATUAL        EDIÇÕES ANTERIORES        CONTATO        ······························





 Apresentação

 Participantes

 Trabalhos

 Ficha Catalográfica

 Caderno de Resumos
EDIÇÃO ATUAL - Resumo P07

Ano I [2014]


   Com quase o fim da minha graduação em licenciatura em Física, algo ainda me afligia na carreira com a qual eu escolhi, sendo uma pessoa tímida por natureza tinha muito receio de como seria minha atuação como docente, muitas questões permeavam, Como seria as minhas aulas? Eu iria me expressar bem? Seria bem aceito? Qual conteúdo e como deveria ensinar? Foi quando apareceu a oportunidade de estar ingressando na Tuma do PIBID. O que mais me deixou tranquilo, o fato de ter o apoio de professores experientes e troca de informações e experiências com os colegas.
   O início do nosso trabalho foi de observação e integração em uma das turmas do professor Mário que iria trabalhar conosco, trabalho que achei de muita importância pois se o intuito era que posteriormente fizéssemos regência com eles deveríamos estar mais ligados a classe.
   Aprendemos o que é e qual a finalidade do plano de aula, e esquematizamos um tema: Corrente elétrica, objetivo: como acender uma lâmpada, metodologia: aula experimental e desenvolvimento: acender uma lâmpada dado um fio, uma lâmpada e uma pilha, a parti daqui fomos adquirindo experiência por meio das aulas executadas, na troca de informações com os colegas e da orientação dos professores.
   Com mais experiência aumentamos o nível e planejamos um tema completo, magnetismo com idéia de avançarmos até o Experimento de Oersted em no mínimo dez aulas, aqui aprendemos que as aulas podem ter uma mescla de expositiva e experimental.
   Enfim aprendi muito com o programa pois hoje sei o quão é importante a organização principalmente no que se refere a plano de aula, a ser mais crítico em relação ao que eu quero ensinar, e que as aulas experimentais e demonstrações são grande aliados na didática metodológica de ensino tornando a aula muito mais agradável e interessante pra os alunos.
[PDF]

[ANTERIOR]     [PRÓXIMO]