cab

Sessões de Painéis 9

Tema: Educação ambiental e ensino de ciências

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE APRENDIZES. MARINHEIROS EM BENEFÍCIO DA “AMAZÔNIA AZUL”: PERSPECTIVAS DE QUALIDADE NAS ÁGUAS JURISDICIONAIS BRASILEIRAS. Eduardo Braga dos Santos, Sandra Lucia de Souza Pinto Cribb


A IMPORTÂNCIA DE DISTINTAS COMPREENSÕES DE PROBLEMAS AMBIENTAIS A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE BACHELARD. Juliana Cardoso Coelho, Carlos Alberto Marques, Demétrio Delizoicov


A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS DE ENSINO CRIATIVAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Luana Muniz Santos


A PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL (2003-2007) DAS PÓS-GRADUAÇÕES STRICTO SENSU – O CONTEXTO DE UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Daniele Cristina Souza, Rosana Figueiredo Salvi


AGENDA AMBIENTAL NA ESCOLA. Lilian Giacomini Cruz, Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis


ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ACERCA DO MEIO AMBIENTE E SAÚDE. Sheila Pressentin Cardoso, Henri Maximiliano Mendes


APLICAÇÃO DE UM KIT DE ANÁLISE DE ÁGUA EM ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL..
Carolina de Lima Alves Belo, Alessandra Guida dos Santos, Rodolfo Paranhos


CONCEPÇÕES DOS DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL E O PAPEL FORMATIVO DA UNIVERSIDADE. Fabio Gabler Del Nero


CONHECIMENTOS PRÉVIOS ADQUIRIDOS PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE A FAUNA BRASILEIRA A PARTIR DE ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE ENSINO. Rita Cássia Frenedozo, Luciana Villaça de Azevedo


EDUCAÇÃO AMBIENAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRANSVERSALIDADE E A MUDANÇA DE PARADIGMA.
Elizabeth Da Conceição Santos


EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DOS VALORES CAPITALISTAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Marco Antônio Simões de Souza, Débora Pereira Laurino


EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PRÁTICA DA TRANSVERSALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXOS NO ENSINO BÁSICO. Fabiane Matos Araújo,Elizabeth Conceição Santos


EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O TRABALHO COM VALORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO.
Lívia Moreiras Sena, Dalva Maria Bianchini Bonotto


EDUCAÇÃO AMBIENTAL E QUALIDADE DE ÁGUA EM UMA REGIÃO SEMI-ÁRIDA BRASILEIRA: O QUE PENSAM PROFESSORES E ALUNOS.- Magnolia Fernandes Florencio Araújo,Ana Carla Iorio Petrovich,Ivaneide Alves Soares da Costa


EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICA DE PROFESSORES DA CIDADE DE SANTO ANDRÉ (SP).
Rita Cássia Frenedozo, Márcia Belo Soares


EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO INVESTIGATIVO JUNTO A PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE NOVA IGUAÇU (RJ). Simone Romito Moreira, Jorge Cardoso Messeder


ESCOLA RURAL: A VISÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE RELAÇÕES ECOLÓGICAS. Margareth Mayer,Heric Fernando da paz Silva, Alessandro César Jacinto da Silva, Maria Rita Cabral Sales de Melo


EXPERIMENTOS QUE GERAM REJEITOS QUÍMICOS: UMA DISCUSSAO À LUZ DOS LIVROS DIDÁTICOS. Márcia Gorette Lima Silva, Marcia Cristiane Eloi Silva Ataíde, Josivânia Marisa Dantas


INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO. Rosa Eulália Vital Silva


LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE: POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA. Kátia Ramos Oliveira, Luciana Maria Viviani


O COLAPSO DO PLANETA E O PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS...MAPEANDO O PROBLEMA EM BUSCA DE ALTERNATIVAS. Kalina Cúrie Tenório Barros, Zélia Maria Jófili


OS CONCEITOS DE LIXO, RECICLAGEM E MEIO AMBIENTE E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UMA AMOSTRA DE ALUNOS DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Priscila Caroza Frasson Costa


PROJETO POLÍTICO-PEDÁGOGICO COMO INSTRUMENTO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL. Irene Carniatto


TENDÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE OS PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL. Paulo Romulo de Oliveira Frota

rod