a


ATAS
Seminário Ensinar com Pesquisa
Ensinar, Pesquisar e Aprender


······························        INÍCIO        CRÉDITOS        EDIÇÃO ATUAL        EDIÇÕES ANTERIORES        CONTATO        ······························





 Apresentação

 Participantes

 Trabalhos

 Ficha Catalográfica

 Caderno de Resumos
EDIÇÃO ATUAL - Resumo P03

Ano V [2012]


ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO COM O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Arthur Pereira Scabora
Ivã Gurgel (orientador)

   Tendo em vista a atual preponderância da ênfase curricular CTS frente ao cenário da educação científica no Brasil, é preciso oferecer aos professores as ferramentas necessárias para uma aplicação eficiente em sala de aula. Ao observar as atas de importantes eventos de ensino de ciências, verifica-se um crescente aumento na quantidade de publicações de atividades voltadas para o ensino conscientizador, crítico e cidadão que o enfoque CTS se propõe a realizar.
   O enfoque CTS prevê, dentre várias possibilidades, o tratamento em sala de aula de temas controversos e passíveis de discussões que articulem as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Entre estes temas, podemos citar a utilização da energia nuclear, os transgênicos e as questões ambientais. O tema que escolhemos tratar é, de modo geral, não-usual: os obstáculos que a tecnologia alternativa enfrenta. Temos a compreensão hoje de que a ciência não é neutra, e que suas implicações (incluindo o desenvolvimento tecnológico) estão sujeitas a interesses políticos e econômicos, sendo raramente associado a melhorias sociais. É por este motivo que determinadas linhas de pesquisa são privilegiadas (em termos de recursos disponíveis) em detrimento de outras, geralmente não levando em conta as implicações sociais de tal investimento.
   Optamos por tratar de todas estas questões na confecção de um livro paradidático. Este livro, intitulado de “Obstáculos à Tecnologia Alternativa”, está em processo de desenvolvimento, e será voltado especialmente para estudantes e professores das áreas científicas e tecnológicas. Professores da escola média poderão atualizar-se e conscientizar-se através do mesmo a fim de melhorar suas práticas com enfoque CTS, assim como solicitar sua leitura por partes do alunos de forma a complementar os cursos regulares de ciências.