a


ATAS
Seminário Ensinar com Pesquisa
Ensinar, Pesquisar e Aprender


······························        INÍCIO        CRÉDITOS        EDIÇÃO ATUAL        EDIÇÕES ANTERIORES        CONTATO        ······························





 Apresentação

 Participantes

 Trabalhos

 Ficha Catalográfica

 Caderno de Resumos
EDIÇÕES ANTERIORES - Resumo P08

Ano IV [2011]


INVESTIGANDO A CO-DOCÊNCIA E O DIÁLOGO CO-GENERATIVO NA SALA DE AULA DE CIÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO

Jaqueline Gomes Cardoso
Yuri Machado
Rodrigo Correia da Silva
Danilo Luiz
Pedro Hambúrguer
Osvaldo de Souza
Ivã Gurgel (orientador)
Vera Bohomoletz Henriques (orientadora)

   O estágio curricular do licenciando em Física, no IFUSP, vem sendo praticado através de parceria com escolas públicas, em regime de co-docência do professor da escola e de dois estagiários, em aulas com experimentos qualitativos. As aulas, quinzenais, são avaliadas e discutidas em oficinas com os monitores-educadores que participam também da organização dos estágios e dos materiais necessários. Neste projeto, pretendemos utilizar os conceitos de co-docência e de diálogo co-generativo, desenvolvidos por Tobin e colaboradores (2003, 2010), para analisar as atividades de estágio e de reflexão sobre o mesmo, acompanhando um grupo de estagiários ao longo de seu trabalho em 2011, com uma turma de ensino fundamental. As aulas e as reuniões de avaliação serão gravadas com pequenas câmaras e analisadas, a partir de edição com software disponível. As gravações das aulas poderão ser utilizadas nas reuniões de avaliação, em trabalho colaborativo de toda a equipe. Os sucessos e as dificuldades do trabalho coletivo deverão ser discutidos e apresentados em congresso da área de ensino. O projeto tem como foco a implementação e a avaliação de metodologia de trabalho colaborativo no ensino, a partir de atividades desenvolvidas no estágio curricular de alunos da Licenciatura.

[Trabalho]

[ANTERIOR]     [PRÓXIMO]