a
|
ATAS
Seminário Ensinar com Pesquisa
Ensinar, Pesquisar e Aprender
|
······························
······························
|
|
|
EDIÇÕES ANTERIORES - Resumo P08
Ano IV [2011]
O estágio curricular do licenciando em Física, no IFUSP, vem sendo praticado através de parceria com escolas públicas, em regime de co-docência do professor da escola e de dois estagiários, em aulas com experimentos qualitativos. As aulas, quinzenais, são avaliadas e discutidas em oficinas com os monitores-educadores que participam também da organização dos estágios e dos materiais necessários. Neste projeto, pretendemos utilizar os conceitos de co-docência e de diálogo co-generativo, desenvolvidos por Tobin e colaboradores (2003, 2010), para analisar as atividades de estágio e de reflexão sobre o mesmo, acompanhando um grupo de estagiários ao longo de seu trabalho em 2011, com uma turma de ensino fundamental. As aulas e as reuniões de avaliação serão gravadas com pequenas câmaras e analisadas, a partir de edição com software disponível. As gravações das aulas poderão ser utilizadas nas reuniões de avaliação, em trabalho colaborativo de toda a equipe. Os sucessos e as dificuldades do trabalho coletivo deverão ser discutidos e apresentados em congresso da área de ensino. O projeto tem como foco a implementação e a avaliação de metodologia de trabalho colaborativo no ensino, a partir de atividades desenvolvidas no estágio curricular de alunos da Licenciatura.
| |