ATIVIDADE EXPERIMENTAL VIRTUAL: A 1ª Lei de Newton - 2ª etapa

(A ser desenvolvida em grupo de três alunos)

Na 1ª etapa deste experimento, vocês determinaram gráficos da velocidade em função do tempo para um carrinho movendo-se em um trilho de ar. No sítio da experiência, selecionando a aba "Trilho de Ar", vocês poderão verificar, porém, que foram filmados dois sistemas diferentes:

  1. Um carrinho simples.

  2. Um carrinho que possui uma vela, como a de um barco veleiro. Nos dois casos, o carrinho foi lançado com auxílio de um elástico a partir de uma extremidade do trilho, deslocando-se ao longo dele até bater na extremidade oposta. Antes de prosseguir, assista a ambos os filmes disponíveis na aba "Filmes e Fotos".

Todas as séries de fotos "A" são de um filme em close de um deles e as da série B, do outro, de modo que a vela não é visível. Seu objetivo é determinar qual das séries de fotos corresponde ao carrinho que porta a vela, usando leis da Física e considerando o trilho de ar perfeitamente horizontal. A análise dos movimentos deve procurar investigar o efeito da vela sobre o movimento do carrinho.

ROTEIRO PARA AS ATIVIDADES DE ANÁLISE DOS FILMES

  1. Procedam à observação dos filmes que correspondem ao movimento dos carrinhos nas duas situações apresentadas.

  2. Antes da análise dos resultados experimentais, verifiquem se o problema ficou claro. Discutam suas expectativas sobre o efeito que a vela possa vir a ter sobre o movimento de um carro (eventualmente comparando com seu efeito sobre o movimento de um barco). Anotem suas hipóteses (por escrito), justificando-as.

  3. Faça os gráficos de velocidade por tempo de todas as situações analisadas pelos membros do grupo na 1ª etapa em um mesmo sistema de eixos. Para que seja mais fácil comparar o movimento da série A com o da série B, desloquem a origem do tempo usada na análise dos dados da série B, fazendo t' = t - 6 s .

    Caprichem na aparência dos gráficos; vejam o "Roteiro de construção de gráficos", que se encontra na aba "Guias" e dá várias dicas.

  4. Deduzam qual carrinho porta a vela a partir da comparação dos gráficos e escrevam o relatório, conforme orientação a seguir.

Clique para ver o ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO .

Instituto de Física - USP