O GREF iniciou seus trabalhos em 1984 e, além da formação continuada, de cursos e de assessoria a professores de Física, foi elaborada uma coleção em três volumes publicados pela editora da Universidade
de São Paulo. Esta coleção, que é dirigida aos professores, apresenta o conteúdo de Física a partir de elementos vivenciais dos estudantes e traz ainda sugestões de atividades e exercícios resolvidos. Além dessa coleção,
a equipe do GREF elaborou as Leituras de Física, material dirigido a estudantes e que está disponível para download. Saiba mais sobre o GREF em: www.fep.if.usp.br/~profis/gref.html
AMBROZIO, Maria Lucia. Outra óptica para o ensino de óptica. 490p. Mestrado em Ensino de Ciências. USP, São Paulo/SP. 1990.
DEL CARLO, Sandra. Duas propostas de ensino de segundo grau e suas formas de compreender a Eletricidade. 186p. Mestrado em Ensino de Ciências. USP, São Paulo/SP. 1997.
FIORAVANTE, Marco Antônio Costa. Atualização de professores em serviço: indicadores de mudanças. 122p. Mestrado em Ensino de Ciências. USP, São Paulo/SP. 1997.
OLIVEIRA, Rebeca Vilas Boas Cardoso de. Formação Continuada de professores e mudanças nas formas de estruturar a mecânica clássica. 109p. Mestrado em Ensino de Ciências. USP. São Paulo/SP. 1999.
PEREIRA, Jairo Alves. Uma reelaboração de conteúdos de física de segundo grau - A eletricidade como exemplo. 219p. Mestrado em Ensino de Ciências. USP. São Paulo/SP. 1995.
PIASSI, Luis Paulo de Carvalho. Que Física ensinar no Segundo Grau? Elementos para uma reelaboração do conteúdo. 208p. Mestrado em Ensino de Ciências. USP. São Paulo/SP. 1995.
SILVA, Isilda Sampaio. Formação continuada de professores: mudanças nas formas de pensar a Termodinâmica. 140p. Mestrado em Ensino de Ciências. USP. São Paulo/SP. 1999.
Projeto de Física desenvolvido pelo Physical Science Study Committee (PSSC) no final dos anos 1950, nos EUA. Os diferentes materiais produzidos pelo PSSC (livros didáticos, guias para o professor, filmes instrutivos
e materiais para laboratório em sala) foram traduzidos e utilizados na educação básica ao redor do mundo durante os anos 1960 e 1970. O Projeto foi traduzido para o português por uma equipe de professores do Instituto
Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC) - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (IBECC-UNESCO), com apoio do Ministério da Educação e Cultura (MEC), entre
os anos 1961 e 1964.
O Universo
Óptica e ondas
Guia de laboratório
Mecânica
Guia de laboratório
Eletricidade e estrutura atômica
Guia de laboratório
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino da Física na Grande São Paulo: Estudo sobre um processo de transformação. Tese em Educação. USP. São Paulo. 1972.
GASPAR, Alberto. Cinquenta anos de Ensino de Física: muitos equívocos, alguns acertos e a necessidade do resgate do papel do professor. Artigo submetido ao XV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. Natal/RN. 1997.
KILLIAN JR, James R. O curso do PSSC. Revista Ciência e Cultura, São Paulo, 16(4), pp. 421-423, 1964.
LORENZ, Karl M. A reforma do ensino de ciências no ensino secundário brasileiro nas décadas de 1960 e 1970. Revista Portuguesa de Pedagogia, 39(1), pp.97-112. 2005.
LORENZ, Karl M.; BARRA, Vilma Marcassa. Produção de materiais didáticos de ciências no Brasil - período 1950 a 1980. Ciência e Cultura. 38(12), pp. 1970-83. 1986.
LUNETTA, Vincent N.; TAMIR, Pinchas. An Analysis of Laboratory Activities in Two Modern Science Curricula: Project Physics and PSSC. Paper presented at the annual meeting of the National Association for Research in Science Teaching, 1978.
MUNIZ, Paulo Pereira. Novos métodos e programas no ensino da Física. Curriculum, 3(6). 1964.
NARDI, Roberto. Memórias da educação em ciências no Brasil: a pesquisa em ensino de física. Investigações em Ensino de Ciências, 10(1), pp. 63-101, 2005.
MOREIRA, Marco Antônio. Ensino de Física no Brasil: Retrospectiva e Perspectivas. Revista brasileira de ensino de física. São Paulo, 22(1), pp. 94-99, 2000.
NASSIF, Luis Alberto de Lima. O conceito de ciencia veiculado por materiais didáticos: uma análise do curso de fisica do PSSC. Mestrado em Educação. PUC. São Paulo. 1976.
QUEIROZ, Maria Neusa Almeida; HOSOUME, Yassuko. Ensino de física no Brasil nas décadas de 1960-1970 na perspectiva dos projetos inovadores PSSC, PEF e FAI. Atas do EPEF. Natal/RN. 2016.
WASIK, John L. A Comparison of Cognitive Performance of PSSC and Non-PSSC Physics Students. Journal of Research in Science Teaching, 8(1), pp. 85-90, 1971.
Projeto elaborado no início da década de 1970 pelo GETEF (Grupo de Estudos em Tecnologia de Ensino de Física), composto por professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, e egressos
do Instituto de Física da USP, coordenado pelos Professores Fuad Daher Saad, Paulo Yamamura e Kazuo Watanabe, docentes do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
Sistema Internacional de Unidades (SI)
Funções e gráficos
Movimento retilíneo
Vetores
Força e movimento
Impulso e quantidade de energia linear
Energia mecânica
Movimento angular e rotação
Lei da Gravitação Universal
Equilíbrio estático de líquidos
Termologia
Cargas elétricas em repouso
Cargas elétricas em movimento
GASPAR, Alberto. Cinquenta anos de Ensino de Física: muitos equívocos, alguns acertos e a necessidade do resgate do papel do professor. Artigo submetido ao XV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. Natal/RN. 1997.
NARDI, Roberto. Memórias da educação em ciências no Brasil: a pesquisa em ensino de física. Investigações em Ensino de Ciências, 10(1), pp.63-101. 2005.
QUEIROZ, Maria Neusa Almeida; HOSOUME, Yassuko. Ensino de física no Brasil nas décadas de 1960-1970 na perspectiva dos projetos inovadores PSSC, PEF e FAI. Atas do EPEF. Natal/RN. 2016.
SAAD, Fuad Daher. Análise do Projeto FAI: uma proposta de um curso de física auto-instrutivo para o segundo grau. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP, 1977.
Projeto desenvolvido em parceria com a FUNBEC (Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências), no início da década de 1970, coordenado pelos professores Rodolpho Caniato, Antônio Teixeira Junior
e José Goldemberg, sendo os dois últimos professores do IFUSP. As unidades "O Céu" e "Mecânica" foram apresentados em sua tese de doutorado "Um Projeto Brasileiro para o Ensino de Física", defendida em 1973.
CHIQUETTO, Marcos José. O currículo de Física do Ensino Médio no Brasil: discussão retrospectiva. Revista e-curriculum, 7(1). São Paulo. 2011.
GASPAR, Alberto. Cinquenta anos de Ensino de Física: muitos equívocos, alguns acertos e a necessidade do resgate do papel do professor. Artigo submetido ao XV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. Natal/RN. 1997.
NARDI, Roberto. Memórias da educação em ciências no Brasil: a pesquisa em ensino de física. Investigações em Ensino de Ciências, 10(1), pp.63-101. 2005.
O PLON (acrônimo holandês para o Projeto de Desenvolvimento Curricular em Física) foi um projeto desenvolvido no início da década de 1970, na Holanda. A proposta do PLON, apresentada em seus materiais (livros didáticos para os alunos, guias para o professor, manuais técnicos e documentos orientadores de exames) foi construída tendo como ponto de partida a realidade do estudante de ensino médio (conhecimento baseado em contexto), enfatizando artefatos tecnológicos, fenômenos naturais, questões socio-científicas e de natureza da ciência. Apenas dois exemplares foram traduzidos para o inglês. O material em holandês pode ser consultado na página: https://elbd.sites.uu.nl/2017/07/10/plon.
DEKKER, J.A.; VALK, E. van der. Pre‐university physics presented in a thematic and systematic way: experiences with a Dutch Physics Curriculum Development Project. European Journal of Science Education, 8(2), 1986.
EIJKELHOLF, Harrie; KORTLAND, Koos; LOO, Frans van der. Nuclear weapons - a suitable topic for the classroom?. Physics Education, 19(1), 1984.
EIJKELHOLF, Harrie; KORTLAND, Koos. Broadening the Aims of Physics Education. In: P. Fensham (Ed.), Development and Dilemmas in Science Education. pp. 282-305. London: Falmer Press. 1988.
EIJKELHOLF, Harrie.; LIJNSE, Piet. The role of research and development to improve STS education: experiences from the PLON-project. International Journal of Science Education, 10(4), pp. 464-474, 1988.
KORTLAND, Koos. Physics in personal, social and scientific contexts. A retrospective view on the Dutch Physics Curriculum Development Project PLON. 2nd International IPN-YSEG Symposium Context-Based Science Curricula, 2003.
LIJNSE, Piet et al. A Thematic Physics Curriculum: A Balance Between Contradictory Curriculum Forces. Science Education 74(1), pp. 95-103, 1990.
Projeto piloto da UNESCO para o ensino de Física desenvolvido, no início da década de 1960, por uma equipe internacional de físicos. O projeto foi iniciado no Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Ciências (IBECC),
representante da UNESCO em São Paulo, e depois passou para o Departamento de Física da FFLC-USP. Foi elaborado um curso de Óptica (Física da Luz), contendo textos para o aluno, materiais simples para experimentos e
filmes didáticos, utilizando a Instrução Programada como matriz orientadora.
Experiências e gráficos
Algumas propriedades da luz
Modelo corpuscular da luz
Modelo ondulatório da luz
Modelo ondulatório da luz
Ondas eletromagnéticas e fótons
ABRANTES, Antonio Carlos Souza de; AZEVEDO, Nara. O Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura e a institucionalização da ciência no Brasil, 1946-1966. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, 5(2), p. 469-489, 2010.
ABRANTES, Antonio Carlos Souza de. Ciência, educação e sociedade: o caso do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC) e da Fundação Brasileira de Ensino de Ciências (FUNBEC). Tese. Doutorado em História das Ciências e da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz, 2008.
BERGVALL, Par. O projeto piloto da UNESCO para o ensino de física. Ciência e Cultura, São Paulo, 16(4), pp. 418-419, 1964.
NARDI, Roberto. Memórias da educação em ciências no Brasil: a pesquisa em ensino de física. Investigações em Ensino de Ciências, 10(1), pp.63-101, 2005.
ORMASTRONI, Maria Julieta Sebastiani. A Reforma em marcha: realizações do IBECC. Revista
Ciência e Cultura, São Paulo, 16(4), pp. 417-418, 1964.
Projeto desenvolvido no início da década de 1970, no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, sob a coordenação dos professores Ernst W. Hamburger e Giorgio Moscati, e com uma equipe formada por professores universitários,
professores de Física da educação básica, pesquisadores em Física entre outros. O material do projeto é constituido por textos para o estudante, um guia para o professor e conjuntos de experimentos. O projeto foi editado
pelo MEC e distribuído nos postos da FENAME (Fundação Nacional de Material Escolar). Os materiais experimentais foram produzidos pela FUNBEC (Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências).
BITTENCOURT, Diomar da Rocha Santos. Uma análise do Projeto de Ensino de Física - Mecânica. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP. 1977.
CHIQUETTO, Marcos José. O currículo de Física do Ensino Médio no Brasil: discussão retrospectiva. Revista e-curriculum, 7(1). São Paulo. 2011.
GAMA, Heleny U.; HAMBURGER, Ernst W. Pesquisas sobre o Ensino de Física: Resumos das Dissertações de Mestrado em Ensino de Ciências, modalidade Física, apresentadas nos anos de 1976 a 1982. Publicação do Instituto de Física e da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP. 1990.
GARCIA, Nilson Marques Dias. Ensinando a ensinar Física: um projeto desenvolvido no Brasil nos anos 1970. Atas do IV Congresso Brasileiro de História da Educação. Goiânia/GO. 2006.
GARCIA, Nilson Marques Dias. Projeto de Ensino de Física (PEF): análise de orientações para ensinar Física na década de 1970. Atas do VIII Congreso Iberoamericano de Historia de La Educación Latinoamericana. Buenos Aires - Argentina. 2007.
GARCIA, Nilson Marques Dias; HIGA, Ivanilda; GARCIA, Tânia Maria F. Braga. O Projeto de Ensino de Física (PEF): um modo brasileiro de ensinar Física na década de 1970. Atas do XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Luís/MA. 2007.
GASPAR, Alberto. Cinquenta anos de Ensino de Física: muitos equívocos, alguns acertos e a necessidade do resgate do papel do professor. Artigo submetido ao XV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. Natal/RN. 1997.
LORENTZ, Karl M.; BARRA, Vilma Marcassa. Produção de Materiais Didáticos de Ciências no Brasil, Período 1950 a 1980. Ciência e Cultura, São Paulo, Brasil: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 38(12), pp. 1970-1983, 1986.
NARDI, Roberto. Memórias da educação em ciências no Brasil: a pesquisa em ensino de física. Investigações em Ensino de Ciências, 10(1), pp.63-101. 2005.
PACCA, Jesuína L. de Almeida. Análise do desempenho de alunos frente a objetivos do projeto de ensino de física. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP. 1976.
PENA, Fábio Luis Alves; FREIRE JR., Olival. Sobre a modernização do ensino de física no Brasil. Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru/SP. 2003.
QUEIROZ, Maria Neusa Almeida; HOSOUME, Yassuko. Ensino de física no Brasil nas décadas de 1960-1970 na perspectiva dos projetos inovadores PSSC, PEF e FAI. Atas do EPEF. Natal/RN. 2016.
Projeto Física, também conhecido como Projeto Harvard, foi desenvolvido por Gerald Holton (físico), James Rutherford (professor de física na escola secundária) e Fletcher Watson (educador) no início dos anos 1960. Um dos
objetivos do Projeto Harvard era organizar um curso de física humanisticamente orientado. A Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal) fez uma tradução/adaptação desse projeto ao sistema de ensino português.
Conceitos de movimento
Movimento nos céus
O triunfo da mecânica
Luz e eletromagnetismo
Partículas elementares
Discoveries in Physics
Project Physics Text and Hanbbook
Unit 2 - Motion in the heavens
Unit 3 - The triumph of mechanics
Unit 4 - Light and Electromagnetism
Project Physics Reader
Reader 2 - Motion in the heavens
Reader 3 - The triumph of mechanics
Project Physics Test Booklet
Test Booklet 1 - Concepts of motion
Test Booklet 2 - Motion in the heavens
Test Booklet 3 - The triumph of mechanics
Test Booklet 4 - Light and Electromagnetism
Test Booklet 5 - Models of the atom
Project Physics Transparencies
Unit 1 - Concepts of motion
Unit 2 - Motion in the heavens
Unit 3 - The triumph of mechanics
Unit 4 - Light and Electromagnetism
Project Physics Programmed Instruction
BORK, Alfred M. The Harvard Project Physics Film Program. The Physics Teacher 8(4), pp. 163-168, 1970.
HOLTON, Gerald. Project Physics. A Report on Its Aims and Current Status. The Physics Teacher 5(5), pp. 198-211, 1967.
HOLTON, Gerald. Harvard Project Physics A report on its aims and current status. Physics Education 4(1), pp. 19-25, 1969.
HOLTON, Gerald. The project physics course - Notes on its educational philosophys. Physics Education 11(5), pp. 330-335, 1976.
HOLTON, Gerald. The Project Physics Course, Then and Now. Science and Education 12(8), pp. 779-786, 2003.
MOORE, Arnold J. Harvard project physics—A cogent approach. Science and Education 52(4), pp. 377-345, 1968.
NARDI, Roberto. Memórias da educação em ciências no Brasil: a pesquisa em ensino de física. Investigações em Ensino de Ciências, 10(1), pp. 63-101, 2005.
OLIVEIRA, Bernardo Jefferson; FREIRE JR., Olival. Uma conversa com Gerald Holton. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 23(3), p. 315-328, 2006.
PENA, Fábio Luís Alves. Sobre a presença do Projeto Harvard no sistema educacional brasileiro. Revista Brasileira de Ensino de Física, 34(1), p. 1701, 2012.
RUSSELL, Thomas L. What history of science, how much, and why?. Science Education, 65(1), p. 51-64, 1981.
WELCH, Wayne W.; WALBERG, Herbert J. A National Experiment in Curriculum Evaluation. American Educational Research Journal, 9(3), p. 373-383, 1972.
WELCH, Wayne W. Review of the research and evaluation program of harvard project physics. Journal of Research in Science Teaching, 10(4), p. 365-378, 1973.
Projeto desenvolvido na Inglaterra, pela Fundação Nuffield, no início dos anos 1960. São objetivos do projeto o desenvolvimento de um programa de física completo por si só; baseado na curiosidade natural dos jovens; relevante para o mundo fora da sala de aula; que forneça uma imagem ampla sobre o que é a ciência moderna; e que promova um espírito de investigação nos jovens estudantes. Mais informações sobre o Projeto Nuffield podem ser acessadas em: https://www.stem.org.uk/resources/collection/3252/nuffield-physics. O material disponível está em inglês (não houve tradução do Nuffield para português).
Nuffield Advanced Physics
Electricity, Electrons and Energy Levels
Electronics and Reactive Circuits
Revised Nuffield Advanced Physics
Nuffield Science
The discovery of the electric current
The discovery of the inert gases
LEWIS, John. The Nuffield Physics Project. Bulletin of the Institute of Physics and the Physical Society, 16(3), pp. 81-94, 1965.
MADDOX, J. The Nuffield Physics Project. Physics Education, 1(1), pp. 3-7, 1966.
DORLING, Geoffrey. Nuffield Coordinated Sciences - aims and history. Physics Education 23(4), pp. 19-25, 1988.
TEBBUTT, M.J.. Teachers' views about the Nuffield advanced physics course. Physics Education 16(4), pp. 228-233, 1981.