O Projeto Político Pedagógico (ou somente Projeto Pedagógico) é um documento que reflete a identidade da instituição de ensino. Ele define as intenções da instituição, diretrizes, metas e objetivos, juntamente
com as ações a serem valorizadas no processo de ensino e aprendizagem.
O Manual tem como objetivo apresentar uma descrição sucinta do currículo do Curso de Licenciatura em Física oferecido pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. O Manual apresenta informações
sobre o currículo do curso (objetivos, grade curricular, estrutura etc.), a relação das disciplinas obrigatórias e optativas, além de outras informações úteis para a/o estudante de graduação.
Manuais: Manual 2021 | Manual 2019 | Manual 2017 | Manual 2013
Desde 1993, o Instituto de Física da Universidade de São Paulo oferece um Curso de Licenciatura em Física com ingresso independente do Curso de Bacharelado. A Licenciatura do IFUSP dispõe de uma grade curricular própria, voltada à formação de professores, e disponibiliza, anualmente, 50 vagas no período diurno e 60 vagas no período noturno. Estamos preparando um material sobre a história desse curso, com documentos que registram as transformações e mudanças pelas quais passou (reformas, reestruturações curriculares, desenvolvimento e criação de disciplinas e blocos temáticos, avaliações etc.). Mais
informações sobre o curso podem ser obtidas nos seguintes espaços:
Instituto de Física da USP
Comissão de Graduação do Instituto de Física da USP
Comissão Coordenadora do Curso de Licenciatura - CoC-Lic
Grade Curricular - Sistema Júpiter
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da CAPES, tem como objetivos: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; elevar a qualidade
da formação inicial de professores/as nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando
seus/suas professores/as como coformadores/as dos/as futuros/as docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e contribuir para a articulação entre
teoria e prática necessárias à formação dos/as docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
O público-alvo:
discentes que estejam na primeira metade de curso de licenciatura da USP .
Inscrições: - .
Informações adicionais: - .
Pro-Reitoria de Graduação: PIBID e Residência Pedagógica
Editais anteriores: Edital PIBIB 01/2020
O Programa de Residência Pedagógica (PRP), da CAPES, tem como objetivos: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa
a relação entre teoria e prática profissional docente; promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC); fortalecer e ampliar a relação entre as instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica; e fortalecer
o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.
O público-alvo: discentes que estejam na segunda metade de curso de licenciatura da USP
.
Inscrições: - .
Informações adicionais: - .
Pro-Reitoria
de Graduação: PIBID e Residência Pedagógica
Editais anteriores:
Edital PRP 02/2020 | Edital PRP 01/2020
AMARAL, Elisabeth Aparecida do. Gravitação também é cultura no Ensino Médio? 2018.
289p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências - Ensino de Física). Instituto de Física, Faculdade de Educação, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. São Paulo. 2018.
BARCELLOS, Marcília Ellis. Conhecimento Físico e currículo: problematizando a licenciatura em física. 2013.
257p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências - Ensino de Física). Instituto de Física, Faculdade de Educação, Instituto de Química, Universidade de São Paulo. São Paulo. 2013.
CONCHETI, Andreza Fernanda. A pluralidade da relação entre física e a matemática em um curso inicial de licenciatura em física. 2015.
128p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências - Ensino de Física). Instituto de Física, Faculdade de Educação, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. São Paulo.
2015.
FONSECA, Monaliza da. O laboratório virtual como atividade complementar de disciplinas introbutórias de mecânica: análise a partir da experiência do giroscópio. 2015.
207p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências - Ensino de Física). Instituto de Física, Faculdade de Educação, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. São Paulo.
2015.
NEVES, Graziela das. Contribuições da disciplina de Elementos e Estratégias para o Ensino de Física no curso de licenciatura do IFUSP. 2003. 129p. Dissertação
(Mestrado em Ensino de Ciências - Ensino de Física). Instituto de Física, Faculdade de Educação, Instituto de Química, Universidade de São Paulo. São Paulo. 2003.
OLIVEIRA, Rafaela Felix Munhoz. Uma licenciatura em Física sob o olhar de seus egressos. 2019.
157p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências - Ensino de Física). Instituto de Física, Faculdade de Educação, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. São Paulo,
2019.
RIBEIRO, Danila Farias Brito. IFUSP, escola pública e formação de professores de Física: contradição e alienação no movimento dialético do estágio (não) supervisionado. 2016.
209p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências - Ensino de Física). Instituto de Física, Faculdade de Educação, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. São Paulo.
2016.
SEVERINO, Elizabeth Zaki Gonçalves. Recursos virtuais em aulas de laboratório de física. 2006.
155p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências - Ensino de Física). Instituto de Física, Faculdade de Educação, Instituto de Química, Universidade de São Paulo. São Paulo. 2006.
SILVA, Glauco dos Santos Ferreira. A formação de professores de Física na perspectiva da teoria da Atividade: análise de uma disciplina de Práticas em Ensino e suas implicações para codocência. 2013.
327p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências - Ensino de Física). Instituto de Física, Faculdade de Educação, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. São Paulo.
2013.
SOUZA, Carla Alves de. A identidade de licenciandos em Física: em busca de uma caracterização. 2012.
290p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências - Ensino de Física). Instituto de Física, Faculdade de Educação, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. São Paulo.
2012.
FONSECA, Monaliza da. Aplicação do Laboratório Virtual no curso de Licenciatura em Física da Universidade de São Paulo. In:
REF - Reunión Nacional de Educación en la Fisica, XVIII, 2013. Catamarca. Anais... Catamarca/Argentina. 2013.
SILVA, Fernando Augusto; KAWAMURA, Maria Regina D. Cursos de Licenciatura em Física: uma revisão sobre os estudos de evasão. In:
SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, XIX, 2011. Manaus/AM. Anais... São Paulo: SBF. 2011.
SOUZA, Carla Alves; SALEM, Sonia; KAWAMURA, Maria Regina D. Um panorama da evasão e dos concluintes do curso de licenciatura em física na USP: 1997-2007 In:
SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, XVIII, 2009. Vitória/ES. Anais... São Paulo: SBF. 2009.
MIRANDA, Roberta Martins; VANIN, Vito; BECHARA, Maria José. Uso de simulações em disciplinas básicas de Mecânica em um curso de Licenciatura em Física In:
EPEF - Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, IX, 2004. Jaboticatubas/MG. Anais... São Paulo: SBF. 2004.
POLATI, Flávia; DIAS, Valéria Silva; ZANETIC, João. A disciplina Gravitação no curso de Licenciatura em Física da USP: objetivos e fundamentos de uma proposta guiada pela história e filosofia da ciência. Khronos,
Revista de História da Ciência, n. 4. pp. 73-83. Agosto de 2017.
Licenciatura em Física da USP
Vídeo com a Profa. Dra. Cristina Leite (IFUSP) sobre o curso de Licenciatura em Física da Universidade de São Paulo, elaborado para a Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Física da USP.
Data:10/09/2020
Física - Licenciatura (IFUSP)
Vídeo produzido pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo sobre o curso de Licenciatura em Física oferecido pelo Instituto de Física da USP.
Canal: PGR Online USP
Data: 24/08/2020
Física - Feira USP e as Profissões 2020
Video sobre os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física da USP, produzido para a edição de 2020 do evento USP e as Profissões, com depoimentos de docentes e estudantes desses dois cursos.
Canal: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP
Data: 01/10/2020