Grupo de reelaboração do ensino de física

DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE O GREF

AMBRÓZIO, Maria Lúcia.  Outra óptica para o ensino de óptica. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP. 1990.

BARBOSA, Wagner Pereira. Uma proposta de ensino de eletrodinâmica: associando recursos tecnológicos do PhET à discussão significativa de conceitos do GREF. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte/MG. 2019. 

DEL CARLO, Sandra. Duas propostas de ensino de segundo grau e suas formas de compreender a eletricidade
Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP. 1997. 

FIORAVANTE, Marco Antônio. Atualização de professores em serviço: indicadores de mudanças. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP, 1997.

LYRA, Maria Alice Farias de Morais. Análise do uso de um texto didático sobre o conceito de calor numa abordagem Kellyana. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife/PE. 2006.

OLIVEIRA, Rebeca Vilas Boas Cardoso de. Formação continuada de professores e mudanças nas formas de estruturar a mecânica clássica. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP, 1999.

PEREIRA, Jairo Alves. Uma reelaboração de conteúdo de física do segundo grau: a eletricidade como exemplo. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP, 1995.

PIASSI, Luiz Paulo de Carvalho. Que física ensinar no segundo grau? Elementos para uma reelaboração de conteúdo. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP, 1995.

PIERSON, Alice Helena Campos. O cotidiano e a busca de sentido para o ensino de Física. Tese. Doutorado em Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP, 1997.

SATIRO, Maria Sumie Watanabe. "Reaquecendo" o ensino de física térmica. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP, 1989.

SILVA, Isilda Sampaio. Formação continuada de professores: mudanças nas formas de pensar a termodinâmica. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP, 1999.

TOSCANO, Carlos. Acendendo algumas "luzes" e tomando uns "choques": a proposta para o ensino do eletromagnetismo do GREF numa perspectiva de formação continuada de professores. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Universidade Federal de São Carlos - Centro de Educação e Ciências Humanas. São Carlos/SP, 1991.