AMBRÓZIO, Maria Lúcia. Outra óptica para o ensino de óptica. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP. 1990.
DADOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO | |
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IES: | Universidade de São Paulo |
Programa: | Interunidades em Ensino de Ciências - Modalidade Física |
Título: | Outra óptica para o ensino de óptica |
Autor(a): | Maria Lúcia Ambrózio |
Tipo de Trabalho: | Dissertação |
Ano da Defesa: | 1990 |
Resumo: | Como parte de uma iniciativa pala a recomposição do ensino de Física na escola de segundo grau, este trabalho defende um tratamento da óptica que lide tanto com a natureza física da luz, como
com o caráter prático da óptica na vida contemporânea; aspectos geralmente ausentes do aprendizado escolar. Esta defesa se embasa numa apreciação critica da escola no Brasil, da formação
de seus professores e do próprio conteúdo educacional de seus cursos. |
Orientador(a): | Luis Carlos de Menezes |
ANEXO: | Ambrozio_1990.pdf |
BARBOSA, Wagner Pereira. Uma proposta de ensino de eletrodinâmica: associando recursos tecnológicos do PhET à discussão significativa de conceitos do GREF. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte/MG. 2019.
DADOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO | |
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IES: | Pontifícia Universidade Católida de Minas Geraes |
Programa: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Título: | UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ELETRODINÂMICA: associando recursos tecnológicos do PhET à discussão significativa de conceitos do GREF |
Autor(a): | Wagner Pereira Barbosa |
Tipo de Trabalho: | Dissertação |
Ano da Defesa: | 2019 |
Resumo: | O universo dos alunos está cada vez mais informatizado. Seguindo essa tendência, os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem que a inserção de metodologias de ensino utilizando ferramentas computacionais
pode tornar o aluno mais apto a enfrentar as rápidas mudanças que a tecnologia vem apresentando nos tempos atuais. Desta maneira, a proposta deste trabalho tem como foco utilizar os textos
do GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física), sobre circuitos elétricos associados com o cotidiano, tendo como complemento de estudo o desenvolvimento de atividades práticas em simuladores
do PhET. Neste contexto, o produto educacional elaborado consiste em um roteiro com atividades, que utilizam simulações computacionais no formato de um laboratório virtual, para explorar
conceitos da eletrodinâmica e relacioná-los com fenômenos do cotidiano. As atividades propostas no roteiro têm como objetivo tornar os alunos mais ativos na construção do conhecimento. O
produto educacional foi aplicado a uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola particular de Sete Lagoas (MG). Inicialmente foi aplicado um pré-teste, para identificar o grau
de conhecimento dos alunos sobre o conteúdo de eletrodinâmica. Em seguida, os alunos manusearam a simulação Kit para Construção de Circuitos (PhET), orientados pelo roteiro. E, finalmente
foi aplicado um pós-teste, que permitiu verificar se houve assimilação de conteúdo pelos alunos. A análise dos dados coletados mostrou que a maioria dos alunos obteve um bom rendimento no
pós-teste, com o aproveitamento médio de 89% da turma. Considera-se, portanto, que o roteiro de estudos juntamente com a utilização da simulação do PhET, promoveram uma oportunidade para
que os alunos assimilassem o conteúdo de eletrodinâmica de uma forma diferenciada. Dados observacionais mostraram que, além de produtiva, os alunos consideraram a atividade bastante prazerosa. |
Orientador(a): | Adriana Gomes Dickman |
ANEXO: | Barbosa_2019.pdf |
DEL CARLO, Sandra. Duas propostas de ensino de segundo grau e suas formas de compreender a eletricidade.
Dissertação.
Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP. 1997.
DADOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO | |
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IES: | Universidade de São Paulo |
Programa: | Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Modalidade Física |
Título: | Duas propostas de ensino de segundo grau e suas formas de compreender a eletricidade |
Autor(a): | Sandra Del Carlo |
Tipo de Trabalho: | Dissertação |
Ano da Defesa: | 1997 |
Resumo: | Com este trabalho realizamos uma comparação nas formas de compreender a Eletricidade entre estudantes de segundo grau que passaram pelas propostas de ensino do GREF e do Ramalho. Inicialmente
fizemos um mapeamento das pesquisas a respeito dos conceitos espontâneos dos estudantes sobre corrente elétrica, resistência elétrica, energia e eletricidade a fim de sistematizarmos os modelos
existentes sobre esses conceitos e utilizá-los na análise dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes depois de cursarem uma das duas propostas de ensino. Através de um instrumento típico
dessa linha de pesquisa, obtivemos, entre uma grande parte dos estudantes da proposta do Ramalho, resultados semelhantes àqueles encontrados nas pesquisas mapeadas enquanto, uma parcela considerável
dos estudantes da proposta do GREF, mostraram uma formação diferenciada, com uma certa ampliação na visão a respeito da Eletricidade. Essas diferenças aparecem no uso correto do modelo clássico
de correntes para explicar os fenômenos elétricos resistivos; na identificação mais abrangente da utilização de Eletricidade ou, ainda, no reconhecimento dos efeitos nocivos dos fenômenos
elétricos, sem o temor que normalmente estes provocam. Tendo como referências nossas reflexões sobre a educação, o conhecimento físico e os processos de ensino-aprendizagem, procuramos compreender
esses resultados através da análise dos elementos característicos de cada uma das propostas e pudemos verificar que, apesar de ambas tratarem do ensino de Eletricidade, são bastante diferentes.
A proposta do Ramalho, com relação aos objetivos educacionais, almeja fundamentalmente que o aluno passe no exame vestibular, desenvolvendo, para isso, o conteúdo físico de maneira linear,
fragmentada e apenas formal. E, no que se refere ao processo de aprendizagem, não existe espaço para a participação do aluno. E a proposta do GREF, tem como objetivo educacional, "instrumentalizar"
o aluno para a compreensão do cotidiano, tratando o conhecimento físico de forma estruturada, usando o conceito de energia como elemento de estruturação e apresenta modelos explicativos para
a construção de imagens sobre os objetos em análise. E, no processo de aprendizagem, a participação do aluno ocorre desde o início do curso, através do planejamento. |
Orientador(a): | Yassuko Hosoume |
ANEXO: | DelCarlo_1997.pdf |
FIORAVANTE, Marco Antônio. Atualização de professores em serviço: indicadores de mudanças. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP, 1997.
DADOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO | |
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IES: | Universidade de São Paulo |
Programa: | Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Modalidade Física |
Título: | Atualização de professores em serviço: indicadores de mudanças |
Autor(a): | Marco Antônio Fioravante |
Tipo de Trabalho: | Dissertação |
Ano da Defesa: | 1997 |
Resumo: | O trabalho apresenta uma análise parcial de dois projetos de atualização de professores em serviço GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física - e PAPS - Programa de Atualização de Professores
em Serviço - baseado no acompanhamento de dois cursos ministrados nas cidades de Santos e Volta Redonda respectivamente. Partindo de um levantamento de dados mediante observações participativas
nos encontros e entrevistas não-diretivas com os professores (multiplicadores e aplicadores) envolvidos nos cursos, foram construídos indicadores referentes à relação entre multiplicadores
e aplicadores. Utilizando o modelo de mudança conceitual de Posner e colaboradores foi estimado a contribuição dos multiplicadores à mudança da púnica pedagógica dos aplicadores. |
Orientador(a): | Alberto Villani |
ANEXO: | Fioravante_1997.pdf |
LYRA, Maria Alice Farias de Morais. Análise do uso de um texto didático sobre o conceito de calor numa abordagem Kellyana. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife/PE. 2006.
DADOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO | |
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IES: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Programa: | Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Título: | Análise do uso de um texto didático sobre o conceito de calor numa abordagem Kellyana |
Autor(a): | Maria Alice Farias de Morais Lyra |
Tipo de Trabalho: | Dissertação |
Ano da Defesa: | 2006 |
Resumo: | A fim de colaborar com o professor de física, que se vê diante dessa nova proposta curricular trazida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino médio, este trabalho tem como objetivo
avaliar se os textos de “Leituras de Física”, produzido pelo Grupo de Reelaboração do Ensino de Física, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, possibilitam o desenvolvimento
de algumas competências relacionadas ao conceito de calor. Neste estudo, pesquisamos, também, a aplicação do ciclo da experiência kellyana (antecipação, investimento, encontro, confirmação/desconfirmação
e revisão construtiva), utilizando esse material, a alunos do segundo ano do ensino médio, em trinta aulas de cinqüenta minutos cada, das quais as duas primeiras contemplaram a fase de antecipação.
Após as intervenções aplicamos o pós-teste com duas intenções: permitir que o aluno ao respondê-lo fizesse uma grande revisão construtiva e diagnosticar se o aluno tinha desenvolvido as competências
esperadas. A comparação dos resultados obtidos no pré-teste, nas intervenções e no pós-teste mostrou que esse recurso didático, utilizado num ciclo da experiência, contribuiu não só para
desenvolvimento de determinadas competências relacionadas ao conceito de calor, como também permitiu que os alunos avançassem na sua capacidade de leitura e interpretação de textos. Assim,
a metodologia empregada nesta pesquisa, além de familiarizar os aprendizes com a linguagem particular da Física, possibilitou o desenvolvimento de competências necessárias para analisar e
interpretar notícias científicas. |
Orientador(a): | Ernande Barbosa da Costa |
ANEXO: | Lyra_2006.pdf |
OLIVEIRA, Rebeca Vilas Boas Cardoso de. Formação continuada de professores e mudanças nas formas de estruturar a mecânica clássica. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP, 1999.
DADOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO | |
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IES: | Universidade de São Paulo |
Programa: | Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Modalidade Física |
Título: | Formação continuada de professores e mudanças nas formas de estruturar a mecânica clássica |
Autor(a): | Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira |
Tipo de Trabalho: | Dissertação |
Ano da Defesa: | 1999 |
Resumo: | Este trabalho mostra que diferentes proposições de ensino de uma mesma teoria da física, traduzem diferentes objetivos com este ensino e também implicam em diferentes visões deste conhecimento.
A escolha dos elementos que irão compor a teoria e as relações estabelecidas entre eles, configuram diferentes maneiras de se estruturar um mesmo conhecimento, o que mostra a análise de duas
propostas de mecânica clássica para o ensino médio, a tradicional, representada pelos livros didáticos em geral, e a do GREF - Grupo de Reelaboração para o Ensino de Física. Para caracterizarmos
a estrutura da mecânica clássica, levantamos elementos que julgamos importantes para a composição desta teoria e articulamos estes elementos, estruturando-os num possível mapa conceitual
para esta teoria. Com este mapa, analisamos as duas propostas de mecânica, o que resultou em dois outros mapas conceituais, que apontaram diferenças consideráveis entre elas. Com entrevistas
a dois grupos de professores que utilizam as respectivas propostas de ensino, a nossa análise indica que as diferenças entre as proposições são constatadas também nos professores, que formam
dois grupos distintos. Os professores da proposta tradicional estruturam a teoria da mecânica apenas com elementos de translação, articulando-os de forma linear, como fazem os livros didáticos,
compondo um todo fragmentado. Os que aplicam o GREF apresentam elementos de translação e de rotação, destacam a importância das leis de conservação para a teoria, e a articulação dos conteúdos
é mais global, compondo um todo mais harmônico. Nossa pesquisa aponta a fragilidade da formação dos professores de física, que, na maioria das vezes, estão presos aos livros didáticos, tornando
suas aulas uma mera reprodução destes. Por outro lado, aponta a importância do trabalho de formação continuada do GREF, por promover uma reelaboração do conhecimento de física do professor,
que, esperamos, seja refletida em sua prática de sala de aula, propiciando um ensino mais significativo. |
Orientador(a): | Yassuko Hosoume |
ANEXO: | Oliveira_1999.pdf |
PEREIRA, Jairo Alves. Uma reelaboração de conteúdo de física do segundo grau: a eletricidade como exemplo. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP, 1995.
DADOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO | |
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IES: | Universidade de São Paulo |
Programa: | Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Modalidade Física |
Título: | Uma reelaboração de conteúdo de física do segundo grau: a eletricidade como exemplo |
Autor(a): | Jairo Alves Pereira |
Tipo de Trabalho: | Dissertação |
Ano da Defesa: | 1995 |
Resumo: | Este trabalho procura ressaltar as dimensões de educação e de ciência que estão implícitas em diversos livros de Física do 2" grau. Para isso, procuramos explicitar quais dimensões que priorizamos
para o ensino de Física: as dimensões de educação estão fundamentadas nos pressupostos dialógicos de Paulo Freire e no movimento de continuidade-ruptura de Georges Snyders. As dimensões de
ciência fundamentam-se nas categorias: produto e processo, fragmentação e totalidade, conceito e forma. Com base nessas dimensões que compõem o ensino, analisamos três livros de Física do
2o grau, bastante conhecidos por alunos e professores dessa disciplina. Nesta análise apontamos, criticamente, os momentos em que os autores desses livros deixam transparecer suas concepções
sobre o ensino de Física. Em outro momento deste trabalho, procuramos apresentar e justificar a proposta de conteúdo de Física desenvolvida pelo GREF, colocando-a como alternativa válida
na prática do professor em sala de aula. |
Orientador(a): | Yassuko Hosoume |
ANEXO: | Pereira_1995.pdf |
PIASSI, Luiz Paulo de Carvalho. Que física ensinar no segundo grau? Elementos para uma reelaboração de conteúdo. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP, 1995.
DADOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO | |
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IES: | Universidade de São Paulo |
Programa: | Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Modalidade Física |
Título: | Que física ensinar no segundo grau? Elementos para uma reelaboração de conteúdo |
Autor(a): | Luiz Paulo de Carvalho Piassi |
Tipo de Trabalho: | Dissertação |
Ano da Defesa: | 1995 |
Resumo: | Este trabalho aborda os elementos para uma reelaborarão do conteúdo de física para o 2o grau. Parte-se da análise do conteúdo presente nos livros de física atualmente mais usados. A conclusão
a que se chega é que esses livros deixam de lado aspectos do conteúdo significativos na formação dos alunos, como seu caráter de conhecimento científico e sua relação com o contexto sociocultural.
Apos essa análise, apresenta-se quatro projetos de ensino implementados no Brasil, com o intuito de mostrar que os conteúdos de física podem adquirir configurações bastante diversas da "física
padrão" e de verificar a multiplicidade de aspectos que podem estar presentes no conteúdo, e quais aspectos são enfatizados em função da visão ou dos objetivos que se tem. A partir dai, busca-se
uma relação mais sistemática entre os objetivos que se propor para a escola no contexto da sociedade e a forma que os conteúdos e os métodos de ensino assumem em função desses objetivos.
Procura-se mostrar que o papel da escola é definido a partir de projetos de sociedade que grupos ou classes sociais estabelecem, de acordo com seus interesses, e que a partir deste papel
atribuído à escola é que se definem os conteúdos. As propostas de ensino de física são então comparadas e analisadas quanto aos aspectos que permitem associá-las a diferentes visões de educação.
Pata isso busca-se identificar os objetivos que elas colocam para o ensino da física no 2o grau, qual o nível de explicitação desses objetivos, e como seus conteúdos e sua metodologia de
ensino vêm responder a esses objetivos. Constata-se que as propostas que têm maior clareza na definição de objetivos são as que melhor conseguem estabelecer critérios para a elaboração de
um programa de conteúdos e produzir uma maior articulação entre esses conteúdos e os métodos de ensino. Conclui-se também que as propostas que se colocam como objetivo uma formação de 20
grau que atenda às exigências colocadas pela prática social dos estudantes, devem elaborar um conteúdo e uma metodologia que veja no conhecimento de física um instrumento para a compreensão
e transformação dessa prática. |
Orientador(a): | Yassuko Hosoume |
ANEXO: | Piassi_1995.pdf |
PIERSON, Alice Helena Campos. O cotidiano e a busca de sentido para o ensino de Física. Tese. Doutorado em Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP, 1997.
DADOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO | |
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IES: | Universidade de São Paulo |
Programa: | Pós-Graduação em Educação |
Título: | O cotidiano e a busca de sentido para o ensino de Física |
Autor(a): | Alice Helena Campos Pierson |
Tipo de Trabalho: | Tese |
Ano da Defesa: | 1997 |
Resumo: | Este trabalho discute as diferentes formas de como o cotidiano tem sido utilizado no ensino de física, a partir da análise dos trabalhos publicados nas atas dos simpósios nacionais de ensino
de física ocorridos no período de 1990 a 1995. Articulando as perspectivas com que a área de ensino de física tem utilizado o cotidiano com um olhar sociológico, depreendido das teorias da
cotidianidade, procura-se somar novos elementos de análise e compreensão deste espaço. Uma vez identificadas as linhas de pesquisa em concepções espontâneas, e abordagens temáticas, como
aquelas que, com maior freqüência fazem referência ao cotidiano do aluno centramos nossa investigação na análise da concepção de cotidiano e razões para sua utilização presentes nas justificativas
e referências de cada uma das abordagens em questão. Esta análise levou-nos a identificar duas visões de cotidiano, uma que ao aproximá-lo do processo de ensino e aprendizagem procura trazer
ao ensino da física um sentido epistemológico com conteúdo cognitivo e outra que busca neste mesmo espaço um sentido social com conteúdo ético para o ensino desta mesma disciplina. Estes
diferentes sentidos buscados no cotidiano para além das diferentes visões de cotidiano, identificamos diferentes olhares para o aluno para a física que se quer ensinar. Enfim, diferentes
objetivos para o ensino da física. |
Orientador(a): | Yassuko Hosoume |
ANEXO: | - |
SATIRO, Maria Sumie Watanabe. "Reaquecendo" o ensino de física térmica. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP, 1989.
DADOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO | |
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IES: | Universidade de São Paulo |
Programa: | Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Modalidade Física |
Título: | "Reaquecendo" o ensino de física térmica |
Autor(a): | Maria Sumie Watanabe Satiro |
Tipo de Trabalho: | Dissertação |
Ano da Defesa: | 1989 |
Resumo: | Busca revelar como a Física Térmica tem sido ensinada de forma inadequada, incompatível com a relevância conceitual e prática deste assunto, especialmente na escola de 2o grau. Analisa e critica
o conteúdo e a motivação do ensino atual da Física Térmica no Brasil. Apresenta uma proposta de como tratá-la de maneira a recuperar um real sentido pedagógico. Faz isto a partir de uma visão
de educação emancipadora, em que vivência e diálogo são elementos essenciais, e que toma os aspectos práticos da Física, não só como motivação do treinamento formal, mas também como objetivos
mesmo da formação escolar. |
Orientador(a): | Luis Carlos de Menezes |
ANEXO: | - |
SILVA, Isilda Sampaio. Formação continuada de professores: mudanças nas formas de pensar a termodinâmica. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP, 1999.
DADOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO | |
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IES: | Universidade de São Paulo |
Programa: | Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Modalidade Física |
Título: | Formação continuada de professores: mudanças nas formas de pensar a termodinâmica |
Autor(a): | Isilda Sampaio Silva |
Tipo de Trabalho: | Dissertação |
Ano da Defesa: | 1999 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa identifica algumas características das atividades de formação continuada do GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física) a partir de uma investigação das formas
de pensar dos professores sobre elementos da Termodinâmica ensinada no ensino médio. Para esse estudo, fazemos uma análise comparativa entre dois grupos de professores: o primeiro, grupo
de pesquisa, cujos componentes participam da atividade de formação continuada do GREF e conhecem a proposta de Física Térmica, e o segundo, grupo referência, composto por professores que
não a conhecem. Os resultados obtidos, utilizando categorias de respostas, nos indicam que ocorrem mudanças, dos professores que participam da formação continuada do GREF, na forma de compreender
a Termodinâmica. Apontamos que, de um modo geral, são mudanças em relação à capacidade de identificar processos térmicos usando, para isto, alguns conceitos básicos da Termodinâmica como
calor, temperatura, equilíbrio térmico, condutores e isolantes térmicos; de estabelecer relações em processos mais globais como o do ciclo do carbono e da água; de relacionar elementos do
mundo concreto com grandezas da Física Térmica e de utilizar uma linguagem científica mais elaborada através do uso de um modelo microscópico. Uma reflexão sobre os resultados obtidos nessa
investigação serve de subsídio para o aprofundamento da compreensão dos trabalhos de formação continuada. |
Orientador(a): | Yassuko Hosoume |
ANEXO: | Silva_1999.pdf |
TOSCANO, Carlos. Acendendo algumas "luzes" e tomando uns "choques": a proposta para o ensino do eletromagnetismo do GREF numa perspectiva de formação continuada de professores. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências. Universidade Federal de São Carlos - Centro de Educação e Ciências Humanas. São Carlos/SP, 1991.
DADOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO | |
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IES: | Universidade Federal de São Carlos |
Programa: | Pós-Graduação em Educação |
Título: | Acendendo algumas "luzes" e tomando uns "choques": a proposta para o ensino do eletromagnetismo do GREF numa perspectiva de formação continuada de professores |
Autor(a): | Carlos Toscano |
Tipo de Trabalho: | Dissertação |
Ano da Defesa: | 1991 |
Resumo: | Este trabalho constitui um estudo analítico- descritivo do processo de construção, por professores, de uma prática de ensino da Física no 2° grau. Foi tomado como parâmetro a proposta de ensino
de Eletromagnetismo elaborada pelo GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física), cuja apresentação, explicitação de propósitos e análise também comparecem. Foram sujeitos dessa investigação
nove professores dc Física da rede pública de ensino do Estado de São Paulo da região de Presidente Prudente, num processo continuado de interação. Os dados foram coletados durante esse processo
e constituem as manifestações desses professores. Analisa-se, a partir dessas manifestações, como se configura o processo ou a concepção e implementação de uma proposta alternativa para o
ensino de Física que supere os problemas enfrentados pelos professores. Os principais resultados evidenciaram que num primeiro momento os professores não podiam corresponder aos desafios
que a proposta colocava devido a: deficiências no conhecimento científico relativas ao conteúdo de Física abordado; dificuldades no estabelecimento dc "pontes" entre o conhecimento teórico
e as construções práticas presentes no dia-a-dia e utilizados como objetos de estudo; procedimentos o posturas relativos ao conhecimento científico e ao processo pedagógico onde o primeiro
tido como compulsório e não maleável, acarretava o alheamento dos alunos, a priori, geralmente responsabilizados pelas dificuldades encontradas. Diante desta configuração, o processo de interação
procurou: desenvolver um trabalho que se constituísse um exemplo de como se poderia proceder nas aulas que seriam ministradas de acordo com a abordagem proposta; propor desafios que pudessem
ser enfrentados pelos professores pois seria implementado cm sala de aula aquilo que se apresentasse como estimulante e viável. A interação continuada possibilitou a esse grupo de professores
a vivência dc um processo dinâmico, não linear na reflexão; revendo enfoques acerca das dificuldades enfrentadas no ensino, e também na ação, onde o "velho" e o "novo" foram ingredientes
para a reconcepção e para a prática do ensino da Física. |
Orientador(a): | Maria da Graça Nicoletti Mizukami |
ANEXO: | - |
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