A EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPASSES E DESAFIOS. Vanessa Wegner Agostini, Nadir Castilho Delizoicov
A INQUIRIÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA PROMOVER O RACIOCÍNIO E ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA Maíra Elias Manzano, Elen Cristina Faht
A INVESTIGAÇÃO ORIENTADA COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA. Thiago Bufeli Bianchini, Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani
A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. - Ethel Silva de Oliveira, Amarildo Gonzaga
ANÁLISE DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO UTILIZANDO TEMAS DA SEXUALIDADE: TENDÊNCIAS E POSSIBILIDADES. - Maria de Fátima Lopes Garcia, Alvaro Lorencini Jr., Andreia de freitas Zômpero
ANÁLISE DE ARTIGOS SOBRE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE FÍSICA NAS ATAS DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. - Jairo Gonçalves Carlos,Francisco Nairon Monteiro Júnior, Hernani Luiz Azevedo, Thiago Pereira dos Santos, Bruno Nogueira Tancredo
ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O SIGNIFICADO E A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA SALA DE AULA. - Maurivan Güntzel Ramos,Magda Cristiane Fonseca,Marivane Menuncin Viêra
ATIVIDADES DE CAMPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA PRÁTICA EDUCATIVA DE UM GRUPO DE PROFESSORES. - Alessandra Aparecida Viveiro,Renato Eugênio da Silva Diniz
ATIVIDADES PRÁTICAS DO PROJETO TELESCÓPIOS NA ESCOLA: PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. - Osvaldo de Souza, Jane Gregorio-Hetem, Maria Clara Igrejas Amom
CHUVA ÁCIDA E SEU EFEITO NO SOLO NA ABORDAGEM DO CONCEITO DE pH. Sonia Regina Giancoli Barreto
O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E AS PRÁTICAS EPISTÊMICAS: REFERENCIAS PARA A ANÁLISE DA DINAMICA DISCURSIVA DA DISCIPLINA “PROJETOS EM BIOQUÍMICA”. Fábio Augusto Rodrigues Silva
O USO DO EXPERIMENTO NO ENSINO DA FÍSICA: TENDÊNCIAS A PARTIR DO LEVANTAMENTO DOS ARTIGOS EM PERIÓDICOS DA ÁREA NO BRASIL. - Hernani Luiz Azevedo,Francisco Nairon Monteiro Júnior, Jairo Gonçalves Carlos, Thiago Pereira dos Santos, Bruno Nogueira Tancredo
PRODUÇÃO DE VÍDEOS POR ESTUDANTES COMO UMA NOVA ESTRATÉGIA DE TRABALHO EXPERIMENTAL NO LABORATÓRIO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. Susana de Souza Barros, Marcus Vinicius Pereira
PROJETOS INVESTIGATIVOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA VISÃO DOS ALUNOS. Ana Maria Santos-Gouw,Ana Maria Akemi de Faria Yoshitake, Ana Clara Renó Ferreira, Isabel Gomide Martinelli, Marcela Elena Fejes
PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DO LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO VOLTADO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. - Alexandre Lopes de Oliveira
RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE ECOSSISTEMAS POR MEIO DE UNIDADE DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO COMO FERRAMENTA O SENSORIAMENTO REMOTO. - Liane Solange Petry, Valderez Marina do Rosário Lima, Regis Alexandre Lahm
SEGURANÇA EM LABORATÓRIO: UMA ABORDAGEM DIALÉTICA. - Suely Rodrigues Cabeleira Andrade, Flaveli Almeida
SOBRE AS PROPOSTAS DE UTILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA. - Ana Claudia Souza Moreira, Maria Cristina Martins Penido
UMA ANÁLISE CRÍTICA DO LABORATÓRIO DE FÍSICA: A EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA A CULTURA CIENTÍFICA. - Jorge Augusto Nascimento de Andrade, Nataly Carvalho Lopes, Washington Pacheco Carvalho