cab

Sessão de Painéis 14
Sala: Aroeira
Temas:              Avaliação na educação em Ciências
                              Diversidade Multiculturalismo e educação em Ciências

A CIÊNCIA COMO EXPRESSÃO DA CULTURA E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. Darlisângela Maria Monteiro, Marcos frederico Krüger.


A COMUNICAÇÃO COMO BARREIRA À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS DE TERMOLOGIA. Eder Pires Camargo, Roberto Nardi, Eliza Marcia Oliveira Lippe


A IDENTIDADE HUMANA E O ALTER VIVO: COMPROMISSO ACADÊMICO E AS CONCEPÇÕES DE ALGUNS ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Acácio Alexandre Pagan, Nelio Bizzo.


A ORIGEM DA VIDA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PRODUZIDOS POR UMA EDITORA DE TRADIÇÃO CRISTÃ: ANÁLISES A LUZ DO PLURALISMO EPISTEMOLÓGICO. Geilsa Costa Santos Baptista, Rodrigo da Silva Santos


A PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL: UM BALANÇO CRÍTICO DAS PUBLICAÇÕES DO ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA E CADERNO BRASILEIRO EM ENSINO DE FÍSICA Anita Domingues Queiroz, Cibelle Celestino Silva.


A PRODUÇÃO DE PORTFÓLIOS REFLEXIVOS COMO PRÁTICA AVALITIVA NA FORMAÇÃO INCIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Raquel Pereira Quadradp, Paula Regina Costa Ribeiro, Deise Azevedo Longaray, Suzana da Conceição de Barros


CATEGORIAS DE QUESTÕES SOBRE ENERGIA NO ENEM
Carlos Eduardo Guariglia, Esdras Viggiano, Cristiano Rodrigues de Mattos.


CIÊNCIA, CULTURA E EDUCAÇÃO NA HISTÓRIA DOS CENTROS DE CIÊNCIAS NO BRASIL. Regina Maria Rabello Borges, Ascendino Flávio Dias e Silva, André Luís Mattedi Dias


COMO A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA É TRATADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. Fernanda Malta Guimarães Dias, Jehud Bortolozzi


CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O FENOMENO DA DIVERSIDADE CULTURAL E SEUS ENVOLVIMENTOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS (Primeira parte): APROXIMAÇÃO METODOLÓGICA. Adela Molina Andrade, Carmen Alicia Martínez, Lyda Mojica, Carlos Javier Mosquera, Duván Reyes


EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS ATAS DO ENPEC E EM REVISTAS BRASILEIRAS E ESPANHOLAS RELEVANTES NA ÁREA: DELINEANDO TENDÊNCIAS E APONTANDO DEMANDAS DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS.
Eliza Marcia Oliveira Lippe, Eder Pires Camargo


ESTUDO DOS NÍVEIS COGNITIVOS DAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO VESTIBULAR E A RELAÇÃO COM O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS
Fabiele Cristiane Dias Broietti, Sonia Regina Giancoli Barreto


GEOCIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO: APRENDENDO PARA A CIDADANIA Daiane Martins Galvão, Gabriela Finco.


O ENSINO DA MORTE HUMANA NO CONTEXTO DAS AULAS DE BIOLOGIA. Luana Ferreira Almeida, Isadora Nunes Ramos, Eliane Brígida Falcão.


O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS: A INTERFACE COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
. Lucia Maria Fonseca Tenorino, Luiza Rodrigues de Oliveira, Antônio Carlos de Miranda


O USO DO ROLE PLAYING GAME (RPG) COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA Ricardo Castro Oliveira, Alice Helena Campos Pierson, Vânia Gomes Zuin.


PROBLEMATIZANDO OS DISCURSOS CIENTÍFICOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE. Deise Azevedo Longaray, Paula Regina Costa Ribeiro


REFLEXÃO SOBRE A INTERDEPENDÊNCIA DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS CALOUROS DE CURSO DE FÍSICA Maria Eulália Pinto Tarragó, Sayonara Salvador Cabral Costa,Leonardo Santos.


REPRESENTATIVIDADE E TENDÊNCIAS DA PESQUISA NA ÁREA DE QUÍMICA NOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (1997-2005).Leandro Henrique Tavares


SEXUALIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: DISCIPLINARIDADE OU TRANSVERSALIDADE? Suzana da Conceição de Barros, Raquel Pereira Quadrado, Paula Regina Costa Ribeiro.


SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A REVISTA CAPRICHO ENQUANTO UM ARTEFATO CULTURAL NA SALA DE AULA.
Benícia Silva, Paula Ribeiro


TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE: UM OLHAR NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Ana Julia Calazans Duarte, Márcia de Oliveira Teixeira

 

rod