cab

Sessão de Painéis 13


Temas:              Currículos e Políticas educacionais no ensino de Ciências
                              Modelos e modelagem na educação em Ciências


A INFLUÊNCIA DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE QUÍMCA
Yara Araújo Ferreira Guimarães, Milton M. Oliveira Júnior, Júlia Duarte, Dayse P. da Silva, Maria Lúcia Vital dos Santos Abib


A MODELAGEM MATEMÁTICA E A EXPERIMENTAÇÃO APLICADAS NO ENSINO DE FÍSICA. Luís da Silva Campos e Mauro Sérgio Teixeira de Araújo.


A PROPOSTA CURRICULAR DE CIÊNCIAS EM MINAS GERAIS E AS PRÁTICAS DOCENTES: UMA PRIMEIRA ANÁLISE
Vanúbia Emanuelle de Souza, Carmen Maria de Caro Martins


ABORDAGEM DA ANÁLISE DO COMPLEXO DE HEMOGLOBINA E DO EFEITO COOPERATIVO NO ENSINO DE QUÍMICA.
Ana Paula Sodré da Silva Estevão, Jussara Lopes de Miranda

AS OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS: MOTIVAÇÃO PARA O ESTUDO DA QUÍMICA? - Ana Luiza de Quadros, Dayse Carvalho da Silva, Frank Pereira de Andrade, Gilson de Freitas Silva, Helga Gabriela Aleme, Sheila Rodrigues Oliveira, Ângelo de Fátima.


BIOLOGIA LIMITADA: UM JOGO INTERATIVO PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. Viviane Loureiro Jorge, Anne Goni Guedes, Monique Thérèze Schulz Fontoura, Rosalina Maria de Magalhães Pereira


CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: ÁCIDOS E BASES - Angela Carine Moura Figueira, Lílian fenalti Salla, Rafaela Fenalti Salla, João Batista Teixeira Rocha


CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CURRICULO DE CIÊNCIAS COMO FORMA DE ENVOLVER OS PROFESSORES NA SUA IMPLEMENTAÇÃO. Gilvaneide Ferreira Oliveira, Maria Lucia de Oliveira, Zélia Maria Soares Jófili


CURRÍCULO NARRATIVO E EFEITOS DE PODER, SABER SOBRE O EDUCADOR E ALUNO. Mirian Pacheco Silva, Maria Inês Petrucci Rosa


FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA: INVESTIGANDO OPÇÕES E TRADIÇÕES CURRICULARES NAS OFICINAS PEDAGÓGICAS DO PROJETO FUNDÃO BIOLOGIA - UFRJ (1989-2000). Karine Bloomfield Fernandes, Bruno de Sousa Dantas, Marcia Serra Ferreira


INVESTIGAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA PRESENTES NOS REGISTROS DE AULA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Vanessa Queiroz, Rute Helena Trevisan


LICENCIATURA EM FÍSICA: AS NOVAS TENDÊNCIAS E A PESQUISA EM ENSINO.
Marcília Barcellos, Maria Regina Kawamura


MODELOS ATÔMICOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: OBSTÁCULOS À APRENDIZAGEM? Ehrick Eduardo Martins Melzer, AIRES Aparecida Joanez, GUIMARÃES Maciel Orliney


O PROCESSO DE PLANEJAMENTO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA LICENCIATURA EM FISICA: ANÁLISES PRELIMINARES. Beatriz Salemme Corrêa Cortela, Roberto Nardi


O USO DE MODELOS NO ENSINO DA DIVISÃO CELULAR NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
Cleonice Miguez Dias da Silva Braga, Louise Ferreira, Maria Luisa Gastal


PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE CIÊNCIAS NATURAIS: UMA LEITURA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO EM GIMENO SACRISTÁN.
Larissa Regina Capeloto, Maria Cristina de Senzi Zancul


PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS E USABILIDADE DE INTERFACES DE REALIDADE AUMENTADA E MISTA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: VISÃO GERAL E TENDENCIAS.
César Vaghetti, Silvia Silva da Costa Botelho


REPRESENTAÇÃOS DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA.
Fabiane Ferreira da Silva, Paula Regina Costa Ribeiro


UMA ANÁLISE CRÍTICA DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: IDEOLOGIA, CULTURA E PODER - Nataly Carvalho Lopes, Moisés Nascimento Soares, Wellington Pereira de Queirós, Jorge Augusto Nascimento de Andrade, Leonardo Fábio Martínez Pérez


UTILIZANDO A METODOLOGIA DE HISTÓRIA ORAL PARA A COMPREENSÃO DOS CURRÍCULOS DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFRJ (1993-2005). Elisa Prestes Massena

rod