cab

Sessão de Painéis 11


Tema: Linguagem, cultura e cognição

A ANÁLANÁLISE DO DISCURSO E A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO EM PERIÓDICOS ENTRE 1998 E 2008. Francine Lopes Pinhão, Isabel Gomes Rodrigues Martins


A PERSPECTIVA DIDÁTICA EM LIVROS DE CIENCIAS E A FORMAÇÃO CIENTIFICA VOLTADA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Aline Mendes do Amaral Corsini, Prof Dr Viviane Souza Galvão


ANÁLISE DO REFLEXO DO MOVIMENTO CTS SOBRE O DISCURSO DOCENTE NO CONTEXTO DE SALA DE AULA. Gizella Menezes Rodrigues, Ana Carolina Sobral, Simone Melo, Suzane Bezerra França


APLICABILIDADE DE JOGOS EDUCATIVOS COM ALUNOS DO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA.
Monique Thérèze Schulz Fontoura, Rafaela Freire Lima, Aline Sousa Santos, Rosalina Maria de Magalhães Pereira

 

CRENÇAS EPISTEMOLÓGICAS A RESPEITO DAS CIÊNCIAS NATURAIS E HUMANAS NO DISCURSO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Flavia Rezende, Isabella Oliveira, Silvania Sousa Nascimento


DISCURSOS DA LINGUAGEM DOS GRÁFICOS: ANÁLISE DE QUESTÕES DO ENEM: LEITURAS, LIMITES, POSSIBILIDADES. Edson Roberto Souza, Henrique César da Silva


ESTADO DA ARTE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS ENPECs SOBRE EXPLICAÇÃO DE 1997 – 2007. Francimar Martins Teixeira, Mirtes Ribeiro Lira


ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: INVESTIGANDO ALGUNS ASPECTOS DA PRÁTICA DOCENTE.
Alessandra Aparecida Viveiro, Luciana Maria Lunardi Campos


ESTUDOS PRELIMINARES SOBRE RESTRIÇÕES COGNITIVAS NA ABORDAGEM DA GLICÓLISE EM LIVROS DE BIOQUÍMICA. Fernanda Jesus Costa, Andréa Carla Leite Chaves, Adriana Gonçalves Soares, Francisco Ângelo Coutinho


GENERALIZAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIA. Felipe Prado Pazello dos Santos, Cristiano Rodrigues de Mattos


IMAGEM E ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES VISUAIS SOBRE DNA E BIOTECNOLOGIA SEGUNDO A RETÓRICA DA CONOTAÇÃO. Tânia Aparecida Klein, Carlos Eduardo Laburú


IMAGENS DA SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CÌÊNCIAS.
Lucia Pralon, Guaracira Gouvea


INTERAÇÕES DISCURSIVAS NA SALA DE AULA DE CIÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS.
Patricia Silva Sessa


INVESTIGAÇÃO DE MODELOS MENTAIS DINÂMICOS SOBRE A DISSOLUÇÃO DE NaCl POR MEIO DA ELABORAÇÃO DE ANIMAÇÕES.
Gustavo Bizarria Gibin, Luiz Henrique Ferreira


INVESTIGANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA SALA DE AULA DE FÍSICA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Erico Tadeu Fraga Freitas, Orlando Gomes de Aguiar Jr.


INVESTIGANDO A PERSISTÊNCIA DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS: O CASO DA SUPOSTA MUDANÇA DE TIMBRE NAS GRAVAÇÕES DE ÁUDIO. Francisco Nairon Monteiro Júnior, Fúlvia Eloá Maricato, Washington Luiz Pacheco de Carvalho, Fernando Bastos


MICRÓBIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE AS CRIANÇAS PEQUENAS PENSAM SOBRE OS MICROORGANISMOS? Natalia Leporo, Celi Rodrigues Chaves Dominguez


MODELO DE ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA ANÁLISE DA QUALIDADE DA ESCRITA CIENTÍFICA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA.
Jane Raquel Silva Oliveira, Alzir Azevedo Batista, Salete Linhares Queiroz


OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DEVEM ENSINAR OS ALUNOS A ARGUMENTAR?
Salete Linhares Queiroz, Luciana Passos Sá, Jerino Queiroz Ferreira


UMA FORMA LÚDICA DE ENSINAR CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Jackson Gois, Juliano dos Santos, Vivian Leamari Magalhães


WITTGENSTEIN E OS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Jackson Gois, Marcelo Giordan

 

rod