Sessões de Painéis 8
Tema: Tecnologia da informação e comunicação e ensino de Ciências
A PESQUISA BASEADA EM DESIGN EM ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE O USO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIENCIAS: UMA ANÁLISE PRELIMINAR. Paula Ramos, Taís Rabetti Giannella, Miriam Struchiner.
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: TENDÊNCIAS NOS ENPECs ENTRE 1997 E 2007. Priscilla Carmona dos Santos, Agnaldo Arroio
CARACTERIZAÇÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, EM CURSO DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. Marcelo Jorge de Moraes, Eduardo Galembeck
CENÁRIOS FUTUROS DE TIC NO ENSINO DE CIÊNCIAS E NA SOCIEDADE. Cristian Costa da Silva, Álvaro Chrispino
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A INTERNET. Miguel Araujo Medeiros,Vinícius Vieira Costa
EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: POLÍTICAS, TENDÊNCIAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Paulo Sergio Garcia, Ana Maria Santos Gouw
ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DE APOIO A UMA DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. Jerino Queiroz Ferreira, Salete Linhares Queiroz
ESTUDOS SOBRE O USO E O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Denise Estorilho Baganha, Nilson Marcos Dias Garcia
HIDRODINÂMICA: UM ESTUDO DE CASO COM APOIO DE MÍDIA INFORMATIZADA COMO MOTIVADORA DO APRENDIZADO. Jair Augusto Gomes de Sant Ana, Daniel Arthur Pinheiro Palma, Wallace Vallory Nunes
LABORATÓRIOS CONVENCIONAIS E VIRTUAIS NO ENSINO DE FÍSICA. Dielson Pereira Hohenfeld, Maria Cristina Penido
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Aguinaldo Robinson de Souza
O TRABALHO DOCENTE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO E AS NOVAS TECNOLOGIAS. Adriano Vargas Freitas
O USO DE UM RECURSO MULTIMÍDIA SOBRE DST/AIDS COM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO: O CASO DO JOGO ZIG-ZAIDS. Lívia Fraga, Simone Monteiro, Sandra Rebello, Zilene Moreira Pereira
OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA INSTRUCIONAL PARA PROFESSORES DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. Marcelo Maia Cirino, Aguinaldo Robinson de Souza
OS JOGOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA. Andréia Hornes, Leonardo Grachinski, Sani de Carvalho Rutz da Silva, André Koscianski
PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE RECUROS EM MULTIMÍDIA NO ENSINO DE BIOLOGIA. Rosiney Rocha Almeida
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DE HISTOLOGIA. Guilherme da Silva Santa-Rosa, Miriam Struchiner
POR QUE TER JOGOS ELETRÔNICOS EM SALA DE AULA? Yupanqui Julho Muñoz
TECNOLOGIA COMO PRODUÇÃO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - Maritza Costa Moraes,Débora Laurino,Celiane Machado
TENDÊNCIAS DAS PROPOSTAS DE UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR. Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Daniele Cristina Nardo Elias, Carlos Fernando de Araújo Jr, Luiz Henrique Amaral
USO DE SIMULAÇÕES NA EVOLUÇÃO CONCEITUAL NO CAMPO DE EQUILÍBRIO ESTÁTICO DOS CORPOS RÍGIDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. Edenise Alves Pereira, Agostinho Serrano Andrade Neto
USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ESTUDO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. Gisele Nanini Mathias, Márcia Léa Pagani Bispo, Carmem Lúcia Costa Amaral
|