Sessões de Painéis 3
Tema: Formação de professores de Ciências
A PRÁTICA DE PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS APÓS UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Ruberley Rodrigues de Souza, Milton Batista Ferreira Junior, Marta João Franscisco Silva Souza
A TEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA COMO METODOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS. Ireuda da Costa Mourão,Josefina Barrera Kalhil
AS MARCAS DO GÊNERO NA CIÊNCIA: A FORMAÇÃO DO LICENCIADO E DO QUÍMICO NA ANTIGA FNFi E NO INSTITUTO DE QUÍMICA/UFRJ. Elisa Prestes Massena, Nadja Paraense dos Santos
CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO CONCEITO DE FORMAÇÃO (PROFISSIONAL) E DE SUAS REPRESENTAÇÕES ENTRE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Daisi Teresinha Chapani, Lizete Maria Orquiza de Carvalho
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO POR ALUNOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Rafael Castoldi, Celso Aparecido Polinarski
CONTRIBUIÇÕES DO SENSORIAMENTO REMOTO AO ESTUDO DE BIOMAS BRASILEIROS. Juliana Mariani Santos,Régis Alexandre Lahm,Valderez Marina do Rosário Lima,Regina Maria Rabello Borges
CORPOREIDADE: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Cláudio Eduardo Resende Alves, Fernando Costa Amaral, Agnela da Silva Giusta
DROGAS: UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR QUE ARTICULA FORMAÇÃO DOCENTE. Eva Teresinha de Oliveira Boff, Tatiele Walker Soardi, Maria Cristina Pansera de Araújo, José Cláudio Del Pino
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ALGUMAS REFLEXÕES. Taitiâny Kárita Bonzanini, Fernando Bastos
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO SUPERIOR EM QUÍMICA. Agnaldo Arroio
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ELABORAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE UNIDADES DIDÁTICAS. Jair Lopes Junior, Fabiana Maris Versuti-Stoque
INVESTIGAÇÕES SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CONHECIMENTOS IMPLÍCITOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Bruno Pastoriza, Rochele de Quadros Loguercio
MAPEANDO CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS DA BAIXADA FLUMINENSE. Giselle Rôças, Elizabeth Augustinho, Sandra da Silva Viana
O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPREENDENDO DISCURSOS DE PROFESSORAS-ALUNAS. Rosemary Rodrigues Oliveira, Renato Eugênio da Silva Diniz
O ENSINO DE ECOLOGIA E OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO CERRADO. Tatiana Seniciato
O QUE ANUNCIA A “VOZ DOS PROFESSORES”, NO ENSINO DE CIÊNCIAS DE LONDRINA, QUANDO QUESTIONADOS SOBRE SEUS SABERES DOCENTES? Doura Abdul Hamid, Sergio de Mello Arruda
PARALELOS ENTRE A BIOGRAFIA DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS E O “ROMANCE DE FORMAÇÃO”: POSSIBILIDADES DE ACLARAMENTO DAS REPRESENTAÇÕES DE FORMAÇÃO. Daisi Teresinha Chapani, Lizete Maria Orquiza de Carvalho
PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA REGIÃO DE SANTA MARIA/RS: ALGUMAS CARACTERÍSTICAS. Cristiane Muenchen, Demétrio Delizoicov
PROFESSOR EM INÍCIO DE CARREIRA: CRENÇAS E CONFLITOS. Pedro Donizete Colombo Junior
PROFESSORES ARTISTAS-REFLEXIVOS: O TRABALHO DOCENTE BASEADO NUMA ASSOCIAÇÃO DE COMPANHEIROS DE OFÍCIO. Raquel Crosara Leite, Raphael Alves Feitosa
QUESTÕES RELACIONADAS À SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO POR PROFESSORES DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL DA BAHIA. Autores: Juliana de Oliveira Maia, Luciana Passos Sá e Edson José Wartha.
UMA ANÁLISE DOS PROBLEMAS DE PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NOS ARTIGOS DAS REVISTAS ENSAIO E REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (1999-2007). Angela Meneghello Passos,Marinez Meneghello Passos, Sergio Mello Arruda
UMA EXPERIÊNCIA ARTICULANDO A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E A COMUNIDADE ESCOLAR. Eduarda Maria Schneider,Rafael Castoldi,Bárbara Grace Tobaldini, Lourdes Aparecida Della Justina, Fernanda Aparecida Meglhioratti, Daniela Frigo Ferraz
|