cab

Sessões de Painéis 1

Tema:  Aprendizagem de conceitos científicos

A ABORDAGEM PROBABILÍSTICA DA TEORIA CINÉTICA DE COLISÕES EM LIVROS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. Marcelo Maia Cirino,Aguinaldo Robinson de Souza


A RELAÇÃO ENTRE O DISCURSO CIENTÍFICO E OS NÍVEIS DO SABER NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. Mateus Schwarz Vedana,Suzani Cassiani Souza


ALGUMAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A RESPEITO DAS PROTEÍNAS. Julio Cesar Queiroz de Carvalho,Nelma Regina Segnini Bossolan


ANALISANDO A CAPACIDADE DE ESTUDANTES CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE INTERPRETAR INFORMAÇÕES DE GRÁFICOS E TABELAS. Márcia Andréia Telöken Jungkenn,José Cláudio Del Pino


ANALOGIAS E EXPERIMENTAÇÃO EM ELETRODINÂMICA BASEADAS NO CONHECIMENTO SENSÍVEL: UM EXPERIMENTO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS. Wagner Morrone,Mauro Sergio Teixeira Araujo,Luiz Henrique Amaral


AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO, SOBRE PERIODICIDADE QUÍMICA, EM UMA TURMA DE QUÍMICA GERAL. Miguel Araujo Medeiros,Roberta Vilarino Matos


CONCEITO DE VIDA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. André Luis Corrêa,Fernanda Meglhioratti,Ana Maria Caldeira


CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JABOTICABAL – SP A RESPEITO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Caio Samuel Franciscati da Silva,Taís Carmona Lavagnini,Rosemary Rodrigues de Oliveira


CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS DOS ALUNOS. Karine Nantes da Silva Veronez,Paulo Diniz Veronez,Maria Celina Piazza Recena


CONTEXTUALIZANDO A MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS DE TRABALHO. Jeanine Alves Oliveira,Nilcéia Maciel Pinheiro


DIFERENTES TENTATIVAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NUMA AULA DE BIOLOGIA. Elen Cristina Faht,Maíra Manzano


ENSINO DE FISICA POR MEIO DE PROBLEMAS GERADORES DE DISCUSSÕES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENGENHARIA. Vinicius Machado,Nilcéia Maciel Pinheiro


ESPORTE: UM ALIADO PARA O ENSINO DE FÍSICA. Patricia Weishaupt Bastos,Cristiano Rodrigues de Mattos


INTERAÇÕES DISCURSIVAS NAS AULAS DE BIOLOGIA: A ELABORAÇÃO DO CONCEITO DE FOTOTROPISMO. Alessandra Maziero Lalin Soato,Álvaro Lorencini Junior


INTER-RELAÇÃO ENTRE FÍSICA E BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR PARA O ESTUDO DA TRANSMISSÃO DE CALOR. Adriana Gomes Dickman, Maria Neuza Almeida Queiroz.


LIVRO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE APOIO PARA CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS. Marli Dallagnol Frison,Jaqueline Vianna,Jéssica Mello Chaves,Fernanda Naimann Bernardi


MATÉRIA E SUAS MANIFESTAÇÕES: ANÁLISE CRÍTICA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA SOBRE TEMAS DE ESTRUTURA DA MATÉRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA E QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. Jéferson Norberto Marinho Mendes


MUDANÇAS E SIMPLIFICAÇÕES DO SABER CIENTÍFICO AO SABER A ENSINAR: UMA ANÁLISE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CICLO DO NITROGÊNIO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. Rogerio Silva,Rita Cássia Frenedozo


O ensino da termodinâmica na perspectiva sociointeracionista: proposta de um livro paradidático. Nilton von Rondow Júnior,Lídia Maria Luz Paixão Ribeiro de Oliveira


O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES EM UM AMBIENTE CRIATIVO E MOTIVADOR. Elena Mariele Bini,André Koscianski


PROPOSTA DE UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO. Caio Samuel Franciscati da Silva,Taís Carmona Lavagnini,Rosemary Rodrigues de Oliveira


RADICAIS LIVRES E ANTIOXIDANTES: CONCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. Franciele Carolina Silva,Rita de Cássia Ribeiro,Andréa Carla Leite Chaves


rod