ESTADO DA INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM PORTUGAL


Maria da Conceição Duarte
Instituto de Educação e Psicologia
Universidade do Minho
Portugal



Resumo

    Podemos dizer que a investigação em educação em ciências em Portugal começa a ter algum significado na década de 70. Esta situação deve-se, fundamentalmente, à circunstância de nessa época se iniciar em algumas universidades portuguesas cursos integrados de formação de professores de ciências, para os 2º e 3º ciclos do ensino básico e para o ensino secundário, onde a par de uma componente de formação em ciências da especialidade existe uma componente de formação em ciências da educação e, dentro desta, uma disciplina de Didáctica/Metodologia de Ensino relativa à(s) área(s) científica(s) de formação. A leccionação desta disciplina passa a ser da responsabilidade de docentes com uma pós-graduação em educação em ciências, que pela primeira vez integram o corpo docente universitário. É neste contexto que começa a emergir alguma investigação em educação em ciências. A criação de novos cursos para formar professores dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, em Escolas Superiores de Educação, conduz à necessidade de formar docentes que irão leccionar estes futuros professores, o que leva à criação do primeiro curso de mestrado em Ensino das Ciências da Natureza realizado em Portugal (1983). Os resultados deste mestrado conduziram não apenas ao desenvolvimento de trabalhos de investigação realizados no seu âmbito como ao aumento de docentes, especialistas em educação em ciências, a maior parte dos quais continuou a desenvolver investigação. Desde então multiplicaram-se os cursos de pós-graduação oferecidos por universidades e outras instituições de Ensino Superior, implementaram-se medidas de apoio e incentivo à investigação, realizaram-se congressos e encontros científicos, especialmente dedicados à investigação em educação em ciências, etc. Todos estes factores contribuiram para esta registasse grandes progressos, quer no que diz respeito à quantidade de trabalhos realizados/publicados, quer à sua qualidade. Tendo como referência o percurso explicitado pretende-se nesta comunicação caracterizar, ainda que de forma breve, a investigação em educação em ciências realizada em Portugal através da referência a diversos aspectos de entre os quais se destacam: