Programação
III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
III ENPEC
Atibaia, SP, 7 a 10 de novembro de 2001
|
3ª Feira |
4ª Feira |
5ª Feira |
6ª Feira |
Sábado |
07:30 08:30 |
|
||||
08:30 10:00 |
|
|
|
|
|
10:00 10:30 |
|
||||
10:30 12:30 |
(Sessões paralelas) |
(Sessões paralelas) |
(Sessões paralelas) |
(Sessões paralelas) |
|
12:30 14:30 |
|
|
|||
14:30 16:30 |
(Sessões paralelas) |
|
|
|
|
16:30 17:00 |
|
||||
17:00 19:00 |
(Sessões paralelas) |
(Sessões paralelas) |
|
||
19:00 20:30 |
|
interesse |
interesse |
|
|
21:00 22:00 |
|
||||
22:00 23:30 |
|
CONFERÊNCIA 1
07/11/01, 08:30h, Sala Integração
A ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA CAPES:
ESTADO ATUAL E CRITÉRIOS. Marco Antonio Moreira, UFRGS/CAPES.
CONFERÊNCIA 2
08/11/01, 08:30h, Sala Integração
O ESTADO DA ARTE NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
EM PORTUGAL. Mª Conceição Duarte, Universidade do
Minho, Portugal.
CONFERÊNCIA 3
10/11/01, 08:30h, Sala Integração
INTERATIVIDADE E DIALOGIA NA PESQUISA E NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
Eduardo
Fleury Mortimer, UFMG.
MESA REDONDA
09/11/01, 08:30h, Sala Integração
QUESTÕES METODOLÓGICAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
EM CIÊNCIAS. Ileana Greca, ULBRA; Alexandre Medeiros, UFRP, Eduardo
Fleury Mortimer, UFMG.
GRUPOS DE INTERESSE
Espaços disponíveis para grupos que queiram programar discussões sobre temas de interesse específico.
07/11/01, 19:00 20:00
Mestrado em Ensino
Simpósio Nacional de Ensino de Física
Revista ENSAIO
08/11/01, 19:00 20:00
Mestrado em Ensino
International Organization for Science Technology Education
I Encontro Estadual Paulista de Educação em Ciências
ASSEMBLÉIA DA ABRAPEC
09/11/01, 17:00 20:30, Sala Integração
APRESENTAÇÕES ORAIS
1ª Sessão: 07/11/01, 10:30 12:30h
Sala Amizade
(Coordenador: Cleiton Joni Benetti Lattari)
O USO DE UM VÍDEO NO ESTUDO DO FENÔMENO DE
REFRAÇÃO DA LUZ
Dalva A. Vergara, Bernardo Buchweitz
PRÁTICAS DE INTERPRETAÇÃO MEDIADAS
POR EXPERIMENTOS E SIMULAÇÕES
Adelson F. Moreira, Oto Borges
O ENSINO DE ELETRICIDADE NA EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DO COMPUTADOR
K. C. Mantovani, D. Schiel
Sala Participação
(Coordenadora: Rute Helena Trevisan)
INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DE CIÊNCIAS: CONHECENDO OBSTÁCULOS
Alice H. C. Pierson, Marcos Rogério Neves
ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NUMA
LICENCIATURA EM FÍSICA
Luiz Eduardo Pedroso, Maria J. P. M. de Almeida
EVOLUÇÃO DOS CURRÍCULOS NOS CURSOS
DE MEDICINA VETERINÁRIA COM ENFOQUE SOBRE O ENSINO DE SAÚDE
PÚBLICA
Márcia R. Pfuetzenreiter, Arden Zylbersztajn,
Fernando D. de Avila-Pires
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO: O CASO DOS
SEMIOQUÍMICOS
Analice de A. Lima, Cristiano de A. Marcelino Jr., Edilson
A. da Silva Jr., Gilvaneide F. de Oliveira, Juliana Paulino, Zélia
Jófili
Sala Motivação
(Coordenadora: Maria Helena da Silva Carneiro)
LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS
DE CIÊNCIAS: UM PROBLEMA NO SIGNIFICADO DAS PALAVRAS
Andréa S. D. Ferraz, Jaqueline S. Duarte, Francislene
M. Cunha, Cláudio B. Filho, Maria S. P. de Arruda
MUDANÇA DO CLIMA EM LIVROS DIDÁTICOS DE
BIOLOGIA
Márcia Cristina Espiñeira Dias
O LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.
SELECIONÁ-LOS: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Isauro Beltrán Nuñez, Betânia Leite
Ramalho, Ilka Karine Pinheiro da Silva, Ana Paula Nogueira Campos, Sebastião
Franco da Silva
PROBLEMAS CONCEITUAIS SOBRE SERPENTES E ACIDENTES OFÍDICOS
EM LIVROS E OUTROS MATERIAIS DIDÁTICOS
Maria de F. Neves, Giuseppe Puorto, Roberto Nardi
Sala Desenvolvimento
(Coordenador: Cristina Araripe Ferreira)
A CONSTRUÇÃO DE UM ZOOLÓGICO VIRTUAL
POR ALUNOS DE 12 A 14 ANOS
Ellen Suzi C. Lima Constantino, Michele Cavalcanti L.
Dias, Rejane Martins Novais Barbosa, Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino
Jr.
NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E EDUCAÇÃO
EM CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM VISITA A
UM MUSEU INTERATIVO COM SEUS ALUNOS
Regina Maria Rabello Borges, Ana Clair Rodrigues Bertoletti,
Berenice Álvares. Rosito, Plínio Fasolo, Ronaldo Mancuso,
Valderez Marina do Rosário Lima
OS TEXTOS NOS MUSEUS DE CIÊNCIAS: ANÁLISE
DO DISCURSO EM BIOEXPOSIÇÕES
Martha Marandino
Sala Integração
(Coordenadora: Evelyse Lemos Borges)
REPRODUÇÃO HUMANA: ABORDAGEM HISTÓRICA
NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA
Iône Inês Pinsson Slongo, Demétrio
Delizoicov
DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS: ABORDAGEM HISTÓRICA
NAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS NO 1981-1995
Marcia S. Ferreira
ANALISANDO AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO
CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO RELIGIOSA: II. O USO DE CASOS
HISTÓRICOS DE CIENTISTAS COM CRENÇAS RELIGIOSAS COMO FERRAMENTAS
NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Cláudia Sepúlveda, Charbel Niño
El-Hani
UMA PROPOSTA DE PERFIL CONCEITUAL PARA O CONCEITO DE CALOR
Edenia Maria Ribeiro do Amaral, Eduardo Fleury Mortimer
2ª Sessão: 07/11/01, 14:30 16:30h
Sala Amizade
(Coordenadora: Roseli Pacheco Schnetzler)
REPENSAR O ENSINO A PARTIR DA AVALIAÇÃO
DA APRENDIZAGEM: EXAMINANDO A TRAJETÓRIA DE UM ESTUDANTE EM UM CURSO
DE FÍSICA TÉRMICA
Orlando Aguiar Jr., João Filocre
PRÁTICAS DE ENSINO PEDAGOGICAMENTE DIFERENCIADAS
SOBRE O CONHECIMENTO DO CORPO HUMANO
Rosália M. R. de Aragão
ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PEDAGOGIA DO CORPO HUMANO
Ortenila Sopelsa
Sala Participação
(Coordenador: Roberto Nardi)
INVESTIGANDO A PERCEPÇÃO SOBRE DESNVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CANOAS
Arno Bayer, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Maria
Eloisa Farias
SITUAÇÃO DE ESTUDO COMO POSSIBILIDADE CONCRETA
DE AÇÕES COLETIVAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO
- AR ATMOSFÉRICO
Otavio Aloisio Maldaner, Lenir B. Zanon, Milton Auth,
Sandra E. Nonenmacher, Alessandro Callai Bazzan, Sandra G. Pascoal
UMA PROPOSTA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Regina Helena Munhoz
INTEGRANDO A MATEMÁTICA AO TEMA DA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL
Carmen Kaiber da Silva, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald
Sala Motivação
(Coordenadora: Célia Maria Soares Gomes de Sousa)
CONHECIMENTO ESCOLAR E EXPLICAÇÕES TELEOLÓGICAS
UM DESAFIO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Carmem M. C. Martins, Oto Borges
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE FÍSICA
PARA DEFICIENTES VISUAIS, DE ACORDO COM UMA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA
Eder Pires de Camargo
EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE GERMINAÇÃO
EM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS Um estudo no 6°
ano de escolaridade
Maria da Conceição Duarte, Maria F. Gonçalves
Sala Desenvolvimento
(Coordenador: Sérgio Arruda)
HISTÓRIA DA QUÍMICA E SUA APROPRIAÇÃO
PELO CURRÍCULO ESCRITO - A NOÇÃO DE VALÊNCIA
NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA
Waldmir Nascimento de Araujo Neto, Joana Mara Teixeira
dos Santos
A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA TABELA
PERIÓDICA COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM
Ellen S. C. L. Constantino, Micheline C. L. Dias, Marcelo
B. C. Leão
A HISTÓRIA DAS LEIS DE MENDEL NA PERSPECTIVA FLECKIANA
Raquel Crossara Maia Leite, Nadir Ferrari, Demétrio
Delizoicov
ANALISANDO AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO
CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO RELIGIOSA: I. PROFESSORES DE
CIÊNCIAS PODEM EVITAR O FISICALISMO?
Charbel N. El-Hani, Cládia Sepúlveda
Sala Integração
(Coordenador: Alexandre Medeiros)
PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: AS
RESISTÊNCIAS COMO SINALIZAÇÃO PARA APRENDIZAGEM SOBRE
SER PROFESSOR
Maria do Carmo Galiazi, Fábio Peres Gonçalves,
Renata Lindeman
A NATUREZA DE MODELOS NA VISÃO DE PROFESSORES DE
CIÊNCIAS
Rosária S. Justi
CONCEPÇÕES DE LICENCIADOS EM CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS SOBRE A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Regina M. Rabello Borges, Karine Rabello Borges
O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO: LEI
E TABELA PERIÓDICA. UMA REFLEXÃO PARA A FORMAÇÃO
DO LICENCIADO EM QUÍMICA
Luiz S. das Neves, Isauro B. Nuñez, Betânia
L. Ramalho, Gleba C. L. da Silveira, Ana Lúcia P. Diniz
3ª Sessão: 07/11/01, 17:00 19:00h
Sala Amizade
(Coordenadora: Rosália Aragão)
A FALTA QUE UMA "BOA" INTERAÇÃO COGNITIVA
FAZ AO PROFESSOR DE QUÍMICA
Mara S. Cesário da Mota, Rosália M. R.
de Aragão
O PROFESSOR ARTISTA-REFLEXIVO DE FÍSICA, A PESQUISA
EM ENSINO DE FÍSICA E A MODELAGEM ANALÓGICA
Glória Queiroz, Luiz A. Guimarães, Marcelo
C. F. Boa
AS RELAÇÕES AFETIVAS NA SALA DE AULA COMO
FATORES MOTIVACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA
Ana L. B. de Paula, Ana M. de Oliveira Cunha
O REPERTÓRIO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
AO ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL FUNDAMENTAL
Nilma S. da Silva, Arnaldo Vaz
Sala Participação
(Coordenador: Laércio Ferracioli)
ENSINO DE CIÊNCIAS EM AMBIENTES VIRTUAIS: A PERCEPÇÃO
DO PROFESSOR SOBRE AS DIFERENÇAS NA SUA PRÁTICA INTRODUZIDAS
PELO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
Margareth Mayer, Heloisa Bastos, Sílvio Costa,
Jeane Numeriano
ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA DA
INFORMAÇÃO E O ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA
Marcelo Eichler, Shirley M. Silva, José C. Del
Pino
REDES E FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES
EM CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA
Fábio da Purificação de Bastos
AVALIANDO PRÁTICAS DIDÁTICAS DE UTILIZAÇÃO
DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO RECURSO DIDÁTICO
EM AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Taniamara V. Chaves, Joviane Mezzomo, Eduardo A. Terrazzan
Sala Motivação
(Coordenador: José de Pinho Alves Filho)
AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE
E SUA ABORDAGEM EM LIVROS PARADIDÁTICOS
Márcia S. Anjo Reis, Graça Aparecida Cicillini
COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
ABORDAM A QUESTÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL?
Cristiane P. Andrade, Válter Forastieri, Charbel
Niño El-Hani
ESTUDO PILOTO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
DA CADEIA ALIMENTAR
Maria Cristina Leal
ANÁLISE DO PROCESSO DE RE-ELABORAÇÃO
DISCURSIVA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA
UM TEXTO DIDÁTICO
Isabel Martins, Mariana Cassab, Marcelo Boreges Rocha
Sala Desenvolvimento
(Coordenador: Otávio Maldaner)
PESQUISAR EM AULA: ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO
NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS
Maria do Carmo Galiazi, Roque Moraes
ARGUMENTAÇÃO: ANÁLISES A PARTIR DE
UM PRINCÍPIO DE PESQUISA VIVENCIADO EM SALA DE AULA
Valderez M. R. Lima, Roque Moraes, Maurivan G. Ramos
PROFESSOR/A DE CIÊNCIAS E DE QUÍMICA: A BUSCA
DE UMA IDENTIDADE
Cesar V. M. Lopes, Diogo O. Souza, José Claudio
Del Pino
4ª Sessão: 08/11/01, 10:30 12:30h
Sala Amizade
(Coordenadora: Guaracira Gouvêa)
A EVOLUÇÃO DE UM GRUPO DE APRENDIZAGEM NUM
CURSO DE FÍSICA DE ENSINO MÉDIO
Marcelo Alves Barros, Elisabeth Barolli, Alberto Villani
O USO DE ANALOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO POR PROFESSORES
DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Daniela Frigo Ferraz, Eduardo Adolfo Terrazzan
OS ESPAÇOS OCUPADOS PELAS IMAGENS CANÔNICAS
DA BIOOGIA EM SALA DE AULA EM SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
Claudia Avellar Freitas
CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE DISCURSO
PARA A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO DE IMAGENS EM AULAS DE FÍSICA
Henrique César da Silva, Maria J. P. de Almeida
Sala Participação
(Coordenadora: Conceição Barbosa Lima)
UMA REFLEXÃO SOBRE PRÁTICA E AÇÕES
NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE FÍSICA
Doralice Bortoloci Ferreira, Alberto Villani
O CASO DO JOÃOZINHO DA MARÉ E O PROCESSO
DE APRENDIZAGEM DE FUTURAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDOS DE
CASO E APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DOCENTE
Silvia Regina Q.A. Zuliani
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E FORMAÇÃO
DE PROFESSORES: MARCAS DA DIFERENÇA
Terezinha Valim Oliver Gonçalves
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
E A INTERDISCIPLINARIDADE
Jose de Pinho Alves Filho, Terezinha de Fátima
Pinheiro, Maurício Pietrocola
Sala Motivação
(Coordenador: João Batista Siqueira Harres)
CONCEPÇÕES SOBRE O CONCEITO DE SAÚDE
E DOENÇA POR ESTUDANTES DE SAÚDE PÚBLICA
Márcia Regina Pfuetzenreiter, José Francisco
Custódio F., Raica Koepsel
COMPREENSÕES DE ESTUDANTES DE FÍSICA DE
ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA ASTRONOMIA
Alexandre Medeiros, Maria Amélia Monteiro
MODELOS DE ATMOSFERA APRESENTADOS POR ESTUDANTES BRASILEIROS
Henri Araújo Lebouef, A. Tarciso Borges
POSSIBILIDADES E DIFICULDADES DIDÁTICAS PARA O
ENSINO DA CÉLULA: MODELO MENTAL E REPRESENTAÇÃO VISUAL
Margarete Fátima Costa Nadalini, Lenice H.A. Silva
Sala Desenvolvimento
(Coordenadora: Dominique Colinvaux)
COMO ALUNOS E PROFESSORES ENTENDEM O PROPÓSITO
DE UMA ATIVIDADE DE LABORATÓRIO
Eliane Ferreira Sá, Oto Borges
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PRÁTICOS
NO LABORATÓRIO ESCOLAR
A. Tarciso Borges, Oto Nerio Borges, Marcus Vinícius
Duarte Silva, Alessandro Damásio Trani Gomes
OS LUGARES DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA IDENTIFICAÇÃO
DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Antonio Carlos Rodrigues Amorim, Maria Clotilde de Corrêa
Curado, André Pietsch Lima
UM DIÁLOGO COM TRABALHOS SOBRE EXPERIMENTAÇÃO
NAS CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria José P.M. de Almeida, Benigno Barreto Filho
Sala Integração
(Coordenadora: Nadir Ferrari)
ALBABETIZAÇÃO CIENTÍFICA-TECNOLÓGICA
PARA QUÊ?
Décio Auler, Demétrio Delizoicov
INDÚSTRIA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS:
COMO SE CONSTRÓI ESTA RELAÇÃO?
Maira Ferreira
A FÍSICA ESCOLAR IDENTIFICADA POR TRABALHADORES
INDUSTRIAIS EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS
Nilson Marcos Dias Garcia
TECNOLOGIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: RECONTEXTUALIZAÇÃO
NO "NOVO ENSINO MÉDIO"
Rozana Gomes de Abreu
5ª Sessão: 08/11/01, 17:00 19:00h
Sala Amizade
(Coordenador: Luiz O.Q. Peduzzi)
O DIÁRIO DE AULA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
RELEXIVOS: RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES ESTAGIÁRIOS
DE BIOLOGIA/GEOLOGIA
Maria Helena Santos Silva, Maria da Conceição
Duarte
TUTORIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
UM MODELO PAUTADO NA RACIONALIDADE PRÁTICA
Maria Inês Freitas Petrucci dos Santos Rosa, Abrahão
Gomes Medeiros, Eunice Kimie Higa Shimabukuro
A CRÔNICA DA DISCIPLINA: UMA EXPERIÊNCIA NA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Elisabeth Barolli, Marisa Franzoni, Alberto Villani,
Denise de Freitas
DA RECEITA AO MODELO: COMO ARTICULAR CONTEÚDOS
E ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DOCENTE?
Silvia Nogueira Chaves
Sala Participação
(Coordenadora: Sonia Krapas)
FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES
DE CIÊNCIAS NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE
Sergio de Mello Arruda, Alberto Villani
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA REALIZADO
EM NOSSAS ESCOLAS
Paulo Marcelo M. Teixeira
UM PROJETO DE PESQUISA NO APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES
Jesuína Lopes de Almeida Pacca
A (RE)CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO FORMATIVA
Carmem Lídia Pires Martinez, Lizete Maria Orquiza
de Carvalho
Sala Motivação
(Coordenador: A. Tarciso Borges)
ENSINANDO CIÊNCIAS NATURAIS NUMA PERSPECTIVA DE
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA
Daniela Corrêa da Rosa, Eduardo Adolfo Terrazzan
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UM PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO NECESSÁRIO À SUPERAÇÃO DE
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA CIÊNCIA
Viviane Galvão Villani
CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE FÍSICA
SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA E SUA TRANSFORMAÇÃO POR
UMA ABORDAGEM CONTEXTUAL DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Elder Sales Teixeira, Charbel Niño El-Hani , Olival
Freire Jr.
Sala Desenvolvimento
(Coordenadora: Irene Carniatto)
AVANÇANDO A PARTIR DAS PRÓPRIAS PEGADAS:
DESENVOLVIMENTO CURRICULAR COM EDUCAÇÃO DE PROFESSORES
Roque Moraes, Cristina Silveira de Faria, Ronaldo Mancuso
DIFERENTES CONTEXTOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS
DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DOS PARÂMETROS
NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO: INTEGRAÇÃO COM BASE NO
MERCADO
Alice Casimiro Lopes, Maria Margarida Gomes, Inilcéa
dos Santos Lima
AS CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. PERSPECTIVAS
ATUAIS
Elizabeth Fernandes de Macedo
ENTRE O SONHO E A REALIDADE: COMPARANDO CONCEPÇÕES
DE PROFESSORES DE 1ª A 4ª SÉRIES SOBRE ENSIO DE CIÊNCIAS
COM A PROPOSTA DOS PCNS
Maria Angela V. de Almeida, Heloisa F.B.N. Bastos, Eneri
S.C. de Albuquerque, Margareth Mayer
6ª Sessão: 09/11/01, 10:30 12:30
Sala Amizade
(Coordenador: Fábio da Purificação de Bastos)
DIMENSÕES DOS MODELOS PEDAGÓGICOS DE PROFESSORES
DO ENSINO MÉDIO ACERCA DO FENÔMENO DA FOTOSSÍNTESE
Fátima Alves, Sonia Krapas
SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS:
CARACTERIZANDO ALGUNS EXEMPLOS E BUSCANDO SUAS ORIGENS
Renato Eugênio da Silva Diniz, Luciana Maria Campos
Lunardi, Fernando Bastos
O PENSAMENTO DO PROFESSOR: O TRABALHO COM PROBLEMAS NO
ENSINO DE CIÊNCIAS
Sebastião Franco da Silva, Isauro Beltrán
Núñez, Betânea Leite Ramalho
O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE O QUE PENSAM OS ALUNOS
. UMA PESQUISA EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE FORMAÇÃO
NO CASO DAS CONCEPÇÕES SOBRE A FORMA DA TERRA
João Batista Siqueira Harres, Lígia Bergesh
Rocha, Tatiane Henz
Sala Participação
(Coordenador: Henrique Breuckmann)
DESVENDANDO DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES EM CIÊNCIAS
E EM MATEMÁTICA RELACIONADAS AO GÊNERO DO ALUNO UMA APLICAÇÃO
DE MODELAGEM MULTINÍVEL AO SAEB 99
Luciana Arruda
O USO DA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL NA PESQUISA EM
ENSINO DE CIÊNCIAS
Ileana Maria Greca, Marco Antonio Moreira
OBJEÇÕES EM RELAÇÃO A PROPOSTAS
CONSTRUTIVISTAS PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: POSSÍVEIS
IMPLICAÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DE REFERENCIAIS
TEÓRICOS NORTEADORES DA PESQUISA E DO ENSINO
Fernando Bastos, Roberto Nardi, Renato Eugênio
da Silva Diniz
PERFIL CONCEITUAL E/OU PERFIL SUBJETIVO?
Alberto Villani, Sergio de Mello Arruda, Carlos Eduardo
Laburu
Sala Motivação
(Coordenador: Carlos Alberto Souza)
AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
PRODUZIDOS DE FORMA INTEGRADA EM ATIVIDADES DE FORMAÇÃO INICIAL
E CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA
José Cláudio Del Pino, Ana Grace Pellenz,
Marcelo Eichler
AS FORMAS E A CONSTRUÇÃO DA (INTER)SUBJETIVIDADE
EM UM GRUPO DE PROFESSORES: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA E SEUS
DISCURSOS
Juarez Melgaço Valadares, Alberto Villani
APRENDER A ENSINAR: A REFLEXÃO NA FORMAÇÃO
INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
Marcos Daniel Longuini, Roberto Nardi
CONTRIBUIÇÕES DE UM FORMADOR DE ÁREA
CIENTÍFICA ESPECÍFICA PARA A FUTURA AÇÃO DOCENTE
DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA
Lenice Heloísa de Arruda Silva
Sala União
(Coordenador: José Luiz Silva)
COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL EM SALAS DE
AULA
Flávia Maria Teixeira dos Santos, Eduardo Fleury
Mortimer
AULA DE CIÊNCIAS SOB UM OLHAR VYGOTSKYANO E BAKHTINIANO:
SERÁ QUE GOLFINHO E BALEIA É PEIXE?
Daniela Lopes Scarpa, Silvia Luzia Frateschi Trivelato
A ARGUMENTAÇÃO EM DISCUSSÕES SÓCIO-CIENTÍFICAS:
REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO
Wildson L.P. dos Santos, Eduardo Fleury Mortimer, Philip
H. Scott
INVESTIGAÇÃO NARRATIVA: UMA POSSIBILIDADE
PARA A PESQUISA EM ENSINO SEGUNDO O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE
Irene Carniatto, Rosália M.R. de Aragão
Sala Integração
(Coordenador: Bernardo Buchweitz)
A LINGUAGEM E O ENSINO DE FÍSICA NA ESCOLA FUNDAMENTAL
M.C. Barbosa Lima, A.M. Pessoa de Carvalho
O DISCURSO DE ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
EM QUÍMICA: ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE PESQUISA
Salete Linhares Queiróz, Maria José P.M.
de Almeida
PROBLEMAS DE LINGUAGEM NA CONCEITUAÇÃO DA
PALAVRA MASSA
Cleide de Farias Medeiros, Alexandre Medeiros, Severino
Bezerra Filho
OS RAIOS NO IMAGINÁRIO POPULAR
Alexandre Medeiros, Cleide de Farias Medeiros
7ª Sessão: 10/11/01, 10:30 12:30h
Sala Amizade
(Coordenador: Fernando Bastos)
EDUCAÇÃO CONTINUADA IN LOCUS: ENCONTROS
EM DESENCONTROS
Nora Ney Santos Barcelos, Alberto Villani
PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA PARA
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
COM TEMAS DE GEOCIÊNCIAS
Maurício Compiani, Silvia F. M. Figueirôa,
Pedro W. Gonçalves, Vívian B. Newerla, Adriano Nogueira,
Alexandre Altomani, Gabriela Finco, Fernanda K. M. da Silva, Maria José
L. de Souza, Nancy N. G. Sugahara, Heronilda de Alcântara, Ana Mara
F. Picciuto , Santa B. da Silva Neta, Luzia M. G. Teixeira, Maria da Glória
Lourenço, Maria do Socorro O. Carvalho, Inês dos S. Vieira,
Genir F. B. dos Santos, Genoefa T. dal Bó Marquezini, Helena Ceolin,
Denise Y. S. Sumaio
DILEMAS, CONSCIENTIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO
DA IDENTIDADE PROFISSIONAL ENTRE PROFESSORES EM ESPECIALIZAÇÃO
Luciana Resende Allain
Sala Participação
(Coordenador: Regina Helena Munhoz)
EDUCAÇÃO, AMBIENTE E EDUCAÇÃO
AMBIENTAL: AS CONCEPÇÕES HISTÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS
DA SOCIEDADE ATUAL
Edson Roberto Oaigen, Beloni Domingues, Claudete Matias,
Daniela Von Rohr, Giana Somavilla, Marlise Luiz da Silveira, Camila Migliavacca
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES
ENTRE MEIO AMBIENTE, A ESPÉCIE HUMANA, CIDADANIA E ESCOLA: IMPLICAÇÕES
NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO
AMBIENTAL
Daisi Teresinha Chapani, Ana Maria Lombardi Daibem
O QUE HÁ DO OUTRO LADO DO MURO? UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Sirlei Sebastiana Polidoro Campos
ANÁLISE DOS TRABALHOS DE EDUCAÇÃO
AMBIENTAL APRESENTADOS NOS ENCONTROS DE BIÓLOGOS DO CRB-1 DE 1996
A 2001
Taciana Neto Leme
Sala Motivação
(Coordenador: João Batista Siqueira Harres)
COMO OS PROFESSORES CONCEBEM OS OBJETIVOS PARA O ENSINO
DE CIÊNCIAS
Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves, Oto Borges
RECONHECENDO O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO
DO CONTEÚDO
Mirian Pacheco Silva, Washington L.P. Carvalho
COMO OS PROFESSORES CONCEBEM O ENSINO DE CIÊNCIAS
IDEAL
Marina Assis, Oto Borges
EVOLUÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE
PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA SOBRE METODOLOGIA:
ANÁLISE DE UM CASO
Verno Krüger
Sala Desenvolvimento
(Coordenadora: Sonia Krapas)
DO SABER CIENTÍFICO AO SABER APRESENTADO: ESTUDO
DE DUAS EXPOSIÇÕES DO MAST
Maria Esther Valente, Sibele Cazelli, Fátima Alves,
Guaracira Gouvêa, Martha Marandino, Douglas Falcão
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES INFORMAIS DIANTE
DA INICIAÇÃO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
NO ENSINO BÁSICO NO RIO GRANDE DO SUL, MATO GROSSO E RORAIMA: uma
análise do valor formativo das Feiras de Ciências
Edson Roberto Oaigen, Patricia N. dos Santos, Ricardo
B. Morais
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS:
UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS
Henrique João Breuckmann, Dinamar Lemos Reynaldo,
Marlene Salete Koch Lins
OS DIFERENTES SABERES NA AÇÃO DE MONITORES
EM ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DE OBJETOS TÉCNICOS
Silvania Sousa do Nascimento, Dominique Davous, Annick
Weil-Barais
Sala Integração
(Coordenador: Sebastião Franco da Silva)
A RECONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS
COMO UMA FERRAMENTA HEURÍSTICA NO ENSINO DA FÍSICA
Alexandre Medeiros, Francisco Nairon Monteiro Jr
PLANEJAMENTO DA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA
A. Tarciso Borges, Oto Borges, Arnaldo Vaz
ATIVIDADES EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DE TECNOLOGIA
Jurandyr C.N.L. Neto, Dirceu da Silva
PENSAMENTO MATEMÁTICO CONTÍNUO E DISCRETO
EM SALA DE AULA
Samuel Jurkiewicz, Clicia Valladares Peixoto Friedmann
APRESENTAÇÕES EM PAINEL
1ª Sessão: 08/11/01, 14:30 16:30, Salas Integração e Amizade
HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO DE CIÊNCIAS:
DIFICULDADE DOS PROFESSORES
Ana M. de O. Cunha
INTERAÇÕES TRIÁDICAS ENTRE LICENCIADOS,
PROFESSORES E FORMADORES NA LICENCIATURA DE QUÍMICA/CIÊNCIAS
Lenir B. Zanon, Roseli P. Schnetzler
INTERPRETACIÓN CULTURAL DE LA CONCEPCIÓN
DE NATURALEZA DE NUEVE GRUPOS ETNICOS COLOMBIANOS: ESTUDIO DOCUMENTAL
Lyda Mojica Rios, Martha L. O. Raigosa, Claudia M. P.
Navas, Adela Molina
INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES DE EXPERIMENTAÇÃO
DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA QUÍMICA DA PUCRS
Berenice A. Rosito, Maurivan G. Ramos, Concetta S. Ferraro,
Rejane R. de Azambuja
INVESTIGANDO O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO
DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA
Stella M. M. Kraetzig, Mary Angela L. Amorim
MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
EM BIOLOGIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Sandra C. S. M. Nunes, José Luis P. B. Silva,
Charbel N. El-Hani
MESTRES ILUSTRES: IMAGENS LITERÁRIAS DO BOM PROFESSOR
E SUA PRÁTICA
Pedro da C. P. Neto
MODELAMENTO, SIMULAÇÃO E COMPUTADORES NO
ENSINO DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS E LIMITAÇÕES
Alexandre A. Barbosa Xavier, Antônio T. Borges
MUITO TRABALHO EM BUSCA DE UM MELHOR RENDIMENTO
João Freitas
O CIENTISTA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
R. V. M. Silveira, L. C. B. Tolentino Neto
O CONCEITO DE ECOSSISTEMA COMO UM DOS PILARES PARA A EDUCAÇÃO
AMBIENTAL: AS IDÉIAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
João Mendonça Filho, Maria Guiomar C. Tomazello
O CONCEITO DE HERANÇA BIOLÓGICA NO CURRÍCULO
DO ENSINO MÉDIO
A.C. Cantiello, S.L.F. Trivelato
O CONHECIMENTO FÍSICO E A LINGUAGEM
Carla M. A. de Oliveira, Anna M. Pessoa de Carvalho
O CONHECIMENTO FÍSICO NO NÍVEL FUNDAMENTAL:
DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA À IMPLEMENTAÇÃO
DE NOVAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Maria L. V. dos S. Abib, Anna M. P. de Carvalho
O ENSINO DE CIÊNCIAS E O LIVRO-TEXTO NO COTIDIANO
ESCOLAR
Catarina F. de O. Fraga
O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM EDUCAÇÃO
Edel Ern, Joanez A. Aires
O EXERCÍCIO DA FALA E DA ESCRITA NUMA RECONSTRUÇÃO
CURRICULAR COLETIVA: DA COMUNICAÇÃO DESCRITIVA PARA A CONSTITUIÇÃO
NO DISCURSO
Cristina S. de Faria, Roque Moraes
O PERFIL EDUCATIVO DOS MUSEUS DE CIÊNCIA DA CIDADE
DO RIO DE JANEIRO
Lúcia Rebello, Sonia Krapas
O PROJETO GENOMA E O ENSINO DE BIOLOGIA
Rosemeire R. Canal, Fernando Bastos
O PROFESSOR E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
NA SALA DE AULA
Marcelo Borges Rocha, Isabel Martins
O USO DE ROTEIROS ABERTOS EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS:
EXEMPLOS NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA NO NÍVEL MÉDIO
DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Claudio L. Hernandez, Luiz Clement, Eduardo A. Terrazan
O USO DA CALCULADORA NA SALA DE AULA E AS CONCEPÇÕES
DOS PROFESSORES DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO SOBRE ESTE TEMA
Rita de Cássia Pistóia Mariani
OBJETIVOS DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: UMA PESQUISA COLETIVA
EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria do Carmo Galiazzi, Jusseli M. de Barros Rocha,
Luiz Carlos Schmitz, Moacir Langoni de Souza, Sérgio Giesta, Fábio
Peres Gonçalves
OBSERVANDO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE NOÇÕES
CIENTÍFICAS EM CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA
Gislaine A. R. da S. Rossetto, Eduardo A. Terrazan
OS DISCURSOS E SUAS IMPLICAÇÕES EM SALA
DE AULA
Alberto Villani, Dulceval Andrade Santana
OS RESULTADOS DAS OFICINAS DE ASTRONOMIA EM FEIRAS DE
CIÊNCIAS COM A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
E MÉDIO
Rute H. Trevisan, Cleiton Joni B. Lattari, Daniel T.
Sanzovo, Vanessa Queiroz
PENSANDO SOBRE REFLEXÃO
Magda M. Pechliye, Silvia F. Trivelato
PESQUISA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA A
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS
Tânia Aparecida da Silva, Vera L. Bahl de Oliveira,
Álvaro Lorencini
PODE O ENSINO DA FÍSICA PRESCINDIR DA MATEMÁTICA?
Ana Maria de Oliveira
PORQUE NÃO ESTUDAR ENTALPIA DO ENSINO MÉDIO
José L. P. B. Silva
PRATICANDO E AVALIANDO UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NA
REALIZAÇÀO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA:
UM EXEMPLO ILUSTRATIVO EM FÍSICA MODERNA
Claudio L. Hernandez, Luiz Clement, Eduardo A. Terrazan
O PERFIL DO PROFESSOR DE BIOLOGIA: DIFICULDADES E DILEMAS
NA PRÁTICA EDUCATIVA
Vera L. B. de Oliveira, R. M. do Aragão
PROFESSOR: MEDIADOR ENTRE O ABSTRATO E O CONCRETO
Margareth Mayer, Ana Maria dos A. Carneiro-Leão,
Zélia Jófili, Heloisa Bastos
PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA (PROVOC)
NA UFMG - AVALIAÇÃO DE UM MODELO EDUCACIONAL PARA O ENSINO
MÉDIO
Gisele B. M. de Oliveira, Izabella F. de A. Silva
REPENSANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GRUPOS
DE TRABALHO DE PROFESSORES DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Claudio L. Hernandez, Taniamara V. Chaves, Luiz Clement,
Joviane Mezzomo, Eduardo A. Terrazan
RODAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
UM APRENDIZADO LÚDICO E PRAZEROSO
Celi R. C. Dominguez, Silvia F. Trivelato
SABERES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES
DE QUÍMICA
Maria E. A. Marcondes de André
SE A PRÁTICA DOCENTE É UM CAMINHO PARA A
FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES, PODERIA O DIÁRIO
DE AULA SER UM DOS SEUS ATALHOS?
Cristiane Dias e Sarmento, Luciana Resende Allain
SERMOS OU TORNARMO-NOS HUMANOS É RELEVANTE PARA
O ENSINO DE CIÊNCIAS?
Elenise C. Pires de Andrade
SITUAÇÃO E POSSIBILIDADE DO USO DE ATIVIDADES
EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE
SANTA MARIA
Claudio L. Hernandez, Luiz Clement, Eduardo A. Terrazan
TEMAS TRANSVERSAIS: POSSIBILIDADES DE UMA "PRAXIS"NA FORMAÇÃO
DE PROFESSORES
Maria C. Ribeiro Cohen
TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO
RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA CLÁSSICA:
EXEMPLOS EM TERMODINÂMICA E ELETROMAGNETISMO
Taniamara V. Chaves, Joviane Mezzomo, Eduardo A. Terrazan
TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO
RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA MODERNA:
UM EXEMPLO DE RELATIVIDADE
Taniamara V. Chaves, Joviane Mezzomo, Eduardo A. Terrazan
TRANSFORMAÇÒES DO TEXTO CIENTÍFICO
EM TEXTO DE DIVULGAÇÃO: O CASO DA CIÊNCIA HOJE DAS
CRIANÇAS
Guaracira Gouvêa, Henrique L. de Barros
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM A MODELAGEM COMPUTACIONAL
SEMIQUANTITATIVA EM TÓPICOS DE CIÊNCIAS
Giuseppi Camiletti, Laércio Ferracioli
UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA INSTRUMENTAÇÃO
PARA O ENSINO DE FÍSICA "A" NA FORMAÇÃO INICIAL DO
LICENCIADO EM FÍSICA DA UFSC
Fabiane A. S. S. Silva, Luiz O. Q. Peduzzi
UM EXEMPLO DE CONSTRUÇÃO DE UMA ILHA DE
RACIONALIDADE EM TORNO DA NOÇÃO DE ENERGIA
Terezinha de Fatima Pinheiro, Maurício Pietrocola,
José de P. A. Filho, Carlos Daniel O. Rodrigues
UM LEVANTAMENTO DAS IDÉIAS DE PROFESSORES EM SERVIÇO
SOBRE AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DE TEXTOS NÃO
DIDÁTICOS EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Taniamara V. Chaves, Joviane Mezzomo, Eduardo A. Terrazan
UMA BOA AULA DE BIOLOGIA: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES
SOCIAIS DE UM GRUPO DE ALUNOS E PROFESSORES
Maria H. da S. Carneiro
UMA PROPOSTA DE DINAMIZAÇÃO PARA O ENSINO
MÉDIO DE QUÍMICA Maria B. de M. Cunha
Maricleide P. de Lima, Maria da C. Marinho Oki, Soraia
Freaza Lôbo
VISÃO DE CIÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO
MÉDIO E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
Viviana Briccia do Nascimento, Anna M. P. de Carvalho
VISÃO DOS FORMADORES DE PROFESSORES SOBRE A FORMAÇÃO
CONTINUADA
Ana M. da S. Arruda, Tânia Clarice S. de Souza,
Maria L. V. dos S. Abib
VIVÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO EM ENFERMAGEM
COMO PROJETO: UMA REFLEXÃO METODOLÓGICA
Márcia R. A. Rocha, Mara Alice F. de Abreu
2ª Sessão: 09/11/01, 14:30 16:30, Salas Integração e Amizade
A AVALIAÇÃO COMO TEMA NOS TRABALHOS APRESENTADOS
NO "EPEB"
Mary A. Leivas Amorim, Edel Eren
A DIMENSÃO SOCIAL DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES
PARA A EDUCAÇÃO SÓCIO-CULTURAL EM CIÊNCIAS
Célia M. do Amaral Gurgel
A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA
SOCIOCULTURAL
Cláudia Piccinini, Isabel Martins
A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS: ARTICULAÇÕES
PARA SITUAR, ENTENDER E REVER A PRÓPRIA AÇÃO DOCENTE
Milton A. Auth, José A. Angotti
A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NAS AULAS
DE QUÍMICA: UM ESTUDO PRELIMINAR DE SABERES DOS PROFESSORES
Márcia G. Lima da Silva, Isauro B. Nuñez,
Betânia L. Ramalho
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DE 5a A 8a SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: TENDÊNCIAS
DA PESQUISA ACADÊMICA ENTRE 1972 E 1995
Edílson Duarte dos Santos, Jorge Megid Neto
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE
MATEMÁTICA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS
DA MODALIDADES DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, AVALIAÇÃO
DE UM CURSO
Raquel A. V. Mendes, Dietrich Schiel, Edna M. Zuffi
A FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS E A NOÇÃO
DE OBJETIVO-OBSTÁCULO NAS SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS
Elio Carlos Ricardo
A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS NO APRENDIZADO DOS CONCEITOS
DE ASTRONOMIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Cleiton Joni B. Lattari, Rute H. Trevisan, Daniel T.
Sanzovo, Vanessa Queiroz
A MUDANÇA DE ALGUMAS CONCEPÇÕES E/OU
CRENÇAS DOS PROFESSORES DE SÉRIES INICIAIS: UM DESAFIO A
ENFRENTAR DURANTE O CURSO DE FORMAÇÃO
Daniela C. da Rosa, Eduardo A. Terrazan
A PARTE DIVERSIFICADA DO CURRÍCULO E A ALFABETIZAÇÃO
CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Elio Carlos Ricardo
A PERTURBAÇÃO DO CONTRATO DIDÁTICO
E O GERENCIAMENTO DOS PARADOXOS
Elio Carlos Ricardo, Iône I. P. Slongo, Maurício
Pietrocola
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ENSINO
DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS: ANÁLISE DAS MONOGRAFIAS PRODUZIDAS
Renato E. da Silva Diniz, Luciana M. L. Campos, Raquel
Bedani, Maisa B. Ciampi
A PRODUÇÃO TEXTUAL EM EDUCAÇÃO
NA BIOQUÍMICA Rochele Q. Loguercio
José C. Del Pino, Diogo de Souza
A TECNOLOGIA COMO EIXO INTEGRADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
EM CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ARTICULADOS COM A EDUCAÇÃO
BÁSICA
Cristina C. Rubega
ABORDAGEM DE TEMAS DE SAÚDE UTILIZANDO A ANÁLISE
DE UM TEXTO DIDÁTICO
Silvia Gilioli, Cláudio B. Filho, Maria S. P.
de Arruda
ALFABETISMO CIENTÍFICO: NOVOS DESAFIOS NO CONTEXTO
DA GLOBALIZAÇÃO
Sibele Cazelli, Creso Franco
ALGUMAS CONCEPÇÕES E AÇÕES
NO CAMPO DA SAÚDE, NO CONTEXTO DA FACULDADE DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Shirley N. Bueno, Sonia Krapas
ANÁLISE COM REFLEXÃO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO:
UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE
Isabela C. T. Bozzini, Marcia R. Gomes Oliveira, Dulcimeire
A. V. Zanon
ANALOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Naida Pimentel, Mary Angela L. Amorin, Daniela Frigo
Ferraz, Lilian L. Pozzer, Daliane Spencer Dias, Leandro L. da Silva, Patricia
M. Giraldi, Eduardo A. Terrazan
APRENDIZAGENS CONSIDERADAS SIGNIFICATIVAS PELOS ESTUDANTES
Bernardo Buchweitz
AS CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO E OS PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS: DA PROPOSTA À PRÁTICA
Elio C. Ricardo, Arden Zylbersztajn
AS RELAÇÕES ENTRE PESQUISA E ENSINO NA VISÃO
DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA
Marcus Soares, Isabel Martins
ATIVIDADE PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO
DAS CRIANÇAS
Gislaine A. R. da S. Rossetto, Eduardo A. Terrazan, Mary
A. L. Amorim
ATIVIDADES DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Maria C. Paternoso S. de Azevedo, Anna M. P. de Carvalho
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DO ESTAGIÁRIO
A PARTIR DO ACOMPANHAMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA NA ESTAÇÃO
CIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DO PROJETO
CIRCUITO CIÊNCIA
Francisco Bryan, Leonardo B. de Azevedo, Ivo Leite
AVALIAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS
José L. P. B. Silva, Edilson F. de Moradillo
BUSCANDO NOVAS PROPOSTAS PARA A FORMAÇÃO
CONTINUADA Marília P. Linhares
Ana P. D. Bemfeito, Marly da S. Santos
COMO ADULTOS POUCO ESCOLARIZADOS ENTENDEM FENÔMENOS
ELÉTRICOS
Lúcia M. Batista, Antonio T. Borges
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA
SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DE FÍSICA
Célia M. S. Gomes de Sousa, Maria Helena Fávero
CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UNIDADES PRÁTICAS
E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INVESTIGAÇÃO DE
INTERRELAÇÕES
Fernanda Bringhenti, Paula Prá Veleda, Roque Moraes
CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE
PARA AVALIAÇÃO DE "PERFIS CONCEITUAIS" RELATIVOS AO CONCEITO
DE TEMPO
André Ferrer P. Martins, Jesuína L. de
A. Pacca
CONSTRUINDO PONTES E FRONTEIRAS: GÊNERO DISCURSIVO
DE UMA CLASSE UNIVERSITÁRIA DE FÍSICA
Ana G. Dumrauf, Silvina Cordero, Dominique Colinvaux
CONTRIBUIÇÕES DO MUSEU DE CIÊNCIAS
E TECNOLOGIA (MCT/UBEA/PUCRS) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Carmem Sílvia R. Marques, Regina M. Rabello Borges
DA ORGANIZAÇÃO AO COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO
CIENTÍFICO GERADO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
NO BRASIL: CONTRIBUIÇÃO À CRIAÇÃO DE
FACILIDADES DE ACESSO E USO DA INFORMAÇÃO
Glória Georges Feres, Roberto Nardi
DESENVOLVIMENTO DE UM ORGANIZADOR PRÉVIO EXPERIMENTAL
EM SALA DE AULA PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE CALOR
E TEMPERATURA PARTINDO DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS
ALUNOS
Marcus Vinícius Pereira, Susana de Souza Barros
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: TRABALHANDO ATITUDES
E VALORES NA SALA DE AULA
Maria Eloísa Farias
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA SALA DE
AULA: AS ESCOLHAS DOS PROFESSORES
Isabel Martins, Inez Andrade, Eliane Trigo, Marcelo B.
Rocha, Úrsula Monique Cruz, Allan Damasceno Rocha
DOCENTES PROTAGONISTAS NA ELABORAÇÃO DE
UMA PROPOSTA DE ENSNO
Aurea Bottecchia Cilurzo
DOS RESULTADOS DE PESQUISAS ÀS PROPOSTAS DE AÇÃO:
UM EXEMPLO DE NUTRIÇÃO HUMANA
Ana C. Moreira Ayres, Sandra E. Selles, Fabio Cechetti
EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
E A UTILIZAÇÃO DE DIÁRIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Sandro Rogério V. Ustra, Eduardo A. Terrazan
EDUCAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
PARA DOCENTES DE CIÊNCIAS
Marcia C. E. Dias
ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
DE ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS: UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO
EM CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES INICIAIS
Daniela C. da Rosa, Eduardo A. Terrazan
EM BUSCA DE UMA CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO
DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO
Alexandre A. da Silva, Maria Lúcia V. do S. Abib
EPISTEMOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Rejane M. G. da Silva, Roseli P. Schnetzler
ESTUDO DA PRODUÇÃO ESCRITA DOS LICENCIANDOS
DE QUÍMICA EM DISCIPLINA DE TUTORIAMENTO EM PRÁTICA DE ENSINO
Maurivan Güntzel Ramos, Valéria Corrêa
Cossio
ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE ESTRATÉGIAS E
MATERIAIS EDUCATIVOS UTILIZADOS NA PREVENÇÃO E CONTROLE DA
ESQUISTOSSOMOSE E OUTRAS HELMINTOSES
Maria Cecília P. Diniz, Virgínia T. Schall
FAUNA E FLORA DO CERRADO: CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE ENSINO
MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO TRIÂNGULO MINEIRO
Marcelle S. C. Rodrigues, Ana Maria de O. Cunha
FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO: UM EXEMPLO
NO TRATAMENTO DE FÍSICA TÉRMICA
Claudio L. Hernandez, Luiz Clement, Eduardo A. Terrazan
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES
DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE
VISÃO INTERDISCIPLINAR
Luciana de O. Lellis, Maria Eunice R. Marcondes
FORMAÇÀO CONTINUADA: ENSINO QUE PROMOVA
UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE MATEMÁTICA
J. Roberto da Silva
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
NUMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA
Sérgio Camargo, Roberto Nardi
FOTOGRAFIA, RADIOGRAFIA, TOMOGRAFIA E ULTRASSONOGRAFIA:
A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE OS PROCESSOS FÍSICOS
DE OBTENÇÃO DAS IMAGENS
Renato Q. Machado, Maria G. C. Tomazello
GRUPO DE ESTUDO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE
DE UMA PROPOSTA
Luciana M.L. Campos, Renato E. da S. Diniz
O PLANEJAMENTO DO ENSINO A PARTIR DE UM MODELO PARA MUDANÇAS
COGNITIVAS: UM EXEMPLO NA FÍSICA TÉRMICA
Orlando Aguiar Jr., João Filocre
A LINGUAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS:
UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE
Mariana Cassab Torres, Isabel Martins
AS AULAS DE CIÊNCIAS E AS IDÉIAS DOS ALUNOS:
ESTUDANDO MICROORGANISMOS NA 6ª SÉRIE
Renato E. da Silva Diniz, Raquel Bedani