Programação
 

III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

III ENPEC

Atibaia, SP, 7 a 10 de novembro de 2001

Horário
06.11.01

3ª Feira

07.11.01

4ª Feira

08.11.01

5ª Feira

09.11.01

6ª Feira

10.11.01

Sábado

07:30 – 08:30  
CAFÉ DA MANHÃ
08:30 – 10:00
Abertura e Conferência 1
Conferência 2
Mesa Redonda
Conferência 3
10:00 – 10:30
INTERVALO
10:30 – 12:30
Comunicações Orais 1

(Sessões paralelas)

Comunicações Orais 4

(Sessões paralelas)

Comunicações Orais 6

(Sessões paralelas)

Comunicações Orais 7

(Sessões paralelas)

12:30 – 14:30
Chegada ao Evento
ALMOÇO
14:30 – 16:30
Comunicações Orais 2

(Sessões paralelas)

Sessão de painéis 1
Sessão de painéis 2
Saída do Evento
16:30 – 17:00
INTERVALO
17:00 – 19:00
Comunicações Orais 3

(Sessões paralelas)

Comunicações Orais 5

(Sessões paralelas)

Assembléia da ABRAPEC 3
19:00 – 20:30
Coquetel (20h)
Grupos de 
interesse
Grupos de 
interesse
Lançamento Revista ABRAPEC
21:00 – 22:00
JANTAR
22:00 – 23:30
CONFRATERNIZAÇÃO

 

CONFERÊNCIA 1

07/11/01, 08:30h, Sala Integração

A ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA CAPES: ESTADO ATUAL E CRITÉRIOS. Marco Antonio Moreira, UFRGS/CAPES.
 
 

CONFERÊNCIA 2

08/11/01, 08:30h, Sala Integração

O ESTADO DA ARTE NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM PORTUGAL. Mª Conceição Duarte, Universidade do Minho, Portugal.
 
 

CONFERÊNCIA 3

10/11/01, 08:30h, Sala Integração

INTERATIVIDADE E DIALOGIA NA PESQUISA E NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Eduardo Fleury Mortimer, UFMG.
 
 

MESA REDONDA

09/11/01, 08:30h, Sala Integração

QUESTÕES METODOLÓGICAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Ileana Greca, ULBRA; Alexandre Medeiros, UFRP, Eduardo Fleury Mortimer, UFMG.
 
 

GRUPOS DE INTERESSE

Espaços disponíveis para grupos que queiram programar discussões sobre temas de interesse específico.

07/11/01, 19:00 – 20:00

Mestrado em Ensino

Simpósio Nacional de Ensino de Física

Revista ENSAIO

08/11/01, 19:00 – 20:00

Mestrado em Ensino

International Organization for Science Technology Education

I Encontro Estadual Paulista de Educação em Ciências
 
 
 

ASSEMBLÉIA DA ABRAPEC

09/11/01, 17:00 – 20:30, Sala Integração
 
 

APRESENTAÇÕES ORAIS

1ª Sessão: 07/11/01, 10:30 – 12:30h
 
 

Sala Amizade

(Coordenador: Cleiton Joni Benetti Lattari)

O USO DE UM VÍDEO NO ESTUDO DO FENÔMENO DE REFRAÇÃO DA LUZ
Dalva A. Vergara, Bernardo Buchweitz

PRÁTICAS DE INTERPRETAÇÃO MEDIADAS POR EXPERIMENTOS E SIMULAÇÕES
Adelson F. Moreira, Oto Borges

O ENSINO DE ELETRICIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DO COMPUTADOR
K. C. Mantovani, D. Schiel
 
 

Sala Participação

(Coordenadora: Rute Helena Trevisan)

INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CONHECENDO OBSTÁCULOS
Alice H. C. Pierson, Marcos Rogério Neves

ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NUMA LICENCIATURA EM FÍSICA
Luiz Eduardo Pedroso, Maria J. P. M. de Almeida

EVOLUÇÃO DOS CURRÍCULOS NOS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA COM ENFOQUE SOBRE O ENSINO DE SAÚDE PÚBLICA
Márcia R. Pfuetzenreiter, Arden Zylbersztajn, Fernando D. de Avila-Pires

INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO: O CASO DOS SEMIOQUÍMICOS
Analice de A. Lima, Cristiano de A. Marcelino Jr., Edilson A. da Silva Jr., Gilvaneide F. de Oliveira, Juliana Paulino, Zélia Jófili
 
 

Sala Motivação

(Coordenadora: Maria Helena da Silva Carneiro)

LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UM PROBLEMA NO SIGNIFICADO DAS PALAVRAS
Andréa S. D. Ferraz, Jaqueline S. Duarte, Francislene M. Cunha, Cláudio B. Filho, Maria S. P. de Arruda

MUDANÇA DO CLIMA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
Márcia Cristina Espiñeira Dias

O LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. SELECIONÁ-LOS: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Isauro Beltrán Nuñez, Betânia Leite Ramalho, Ilka Karine Pinheiro da Silva, Ana Paula Nogueira Campos, Sebastião Franco da Silva

PROBLEMAS CONCEITUAIS SOBRE SERPENTES E ACIDENTES OFÍDICOS EM LIVROS E OUTROS MATERIAIS DIDÁTICOS
Maria de F. Neves, Giuseppe Puorto, Roberto Nardi
 
 


Sala Desenvolvimento

(Coordenador: Cristina Araripe Ferreira)

A CONSTRUÇÃO DE UM ZOOLÓGICO VIRTUAL POR ALUNOS DE 12 A 14 ANOS
Ellen Suzi C. Lima Constantino, Michele Cavalcanti L. Dias, Rejane Martins Novais Barbosa, Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino Jr.

NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM VISITA A UM MUSEU INTERATIVO COM SEUS ALUNOS
Regina Maria Rabello Borges, Ana Clair Rodrigues Bertoletti, Berenice Álvares. Rosito, Plínio Fasolo, Ronaldo Mancuso, Valderez Marina do Rosário Lima

OS TEXTOS NOS MUSEUS DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DO DISCURSO EM BIOEXPOSIÇÕES
Martha Marandino
 
 

Sala Integração

(Coordenadora: Evelyse Lemos Borges)

REPRODUÇÃO HUMANA: ABORDAGEM HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA
Iône Inês Pinsson Slongo, Demétrio Delizoicov

DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS: ABORDAGEM HISTÓRICA NAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS NO 1981-1995
Marcia S. Ferreira

ANALISANDO AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO RELIGIOSA: II. O USO DE CASOS HISTÓRICOS DE CIENTISTAS COM CRENÇAS RELIGIOSAS COMO FERRAMENTAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Cláudia Sepúlveda, Charbel Niño El-Hani

UMA PROPOSTA DE PERFIL CONCEITUAL PARA O CONCEITO DE CALOR
Edenia Maria Ribeiro do Amaral, Eduardo Fleury Mortimer
 
 



2ª Sessão: 07/11/01, 14:30 – 16:30h

Sala Amizade

(Coordenadora: Roseli Pacheco Schnetzler)

REPENSAR O ENSINO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: EXAMINANDO A TRAJETÓRIA DE UM ESTUDANTE EM UM CURSO DE FÍSICA TÉRMICA
Orlando Aguiar Jr., João Filocre

PRÁTICAS DE ENSINO PEDAGOGICAMENTE DIFERENCIADAS SOBRE O CONHECIMENTO DO CORPO HUMANO
Rosália M. R. de Aragão

ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PEDAGOGIA DO CORPO HUMANO
Ortenila Sopelsa
 
 

Sala Participação

(Coordenador: Roberto Nardi)

INVESTIGANDO A PERCEPÇÃO SOBRE DESNVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CANOAS
Arno Bayer, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Maria Eloisa Farias

SITUAÇÃO DE ESTUDO COMO POSSIBILIDADE CONCRETA DE AÇÕES COLETIVAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO - AR ATMOSFÉRICO
Otavio Aloisio Maldaner, Lenir B. Zanon, Milton Auth, Sandra E. Nonenmacher, Alessandro Callai Bazzan, Sandra G. Pascoal

UMA PROPOSTA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Regina Helena Munhoz

INTEGRANDO A MATEMÁTICA AO TEMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Carmen Kaiber da Silva, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald
 
 

Sala Motivação

(Coordenadora: Célia Maria Soares Gomes de Sousa)

CONHECIMENTO ESCOLAR E EXPLICAÇÕES TELEOLÓGICAS – UM DESAFIO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Carmem M. C. Martins, Oto Borges

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS, DE ACORDO COM UMA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA
Eder Pires de Camargo

EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE GERMINAÇÃO EM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS – Um estudo no 6° ano de escolaridade
Maria da Conceição Duarte, Maria F. Gonçalves
 
 

Sala Desenvolvimento

(Coordenador: Sérgio Arruda)

HISTÓRIA DA QUÍMICA E SUA APROPRIAÇÃO PELO CURRÍCULO ESCRITO - A NOÇÃO DE VALÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA
Waldmir Nascimento de Araujo Neto, Joana Mara Teixeira dos Santos

A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA TABELA PERIÓDICA COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM
Ellen S. C. L. Constantino, Micheline C. L. Dias, Marcelo B. C. Leão

A HISTÓRIA DAS LEIS DE MENDEL NA PERSPECTIVA FLECKIANA
Raquel Crossara Maia Leite, Nadir Ferrari, Demétrio Delizoicov

ANALISANDO AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO RELIGIOSA: I. PROFESSORES DE CIÊNCIAS PODEM EVITAR O FISICALISMO?
Charbel N. El-Hani, Cládia Sepúlveda
 
 


Sala Integração

(Coordenador: Alexandre Medeiros)

PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: AS RESISTÊNCIAS COMO SINALIZAÇÃO PARA APRENDIZAGEM SOBRE SER PROFESSOR
Maria do Carmo Galiazi, Fábio Peres Gonçalves, Renata Lindeman

A NATUREZA DE MODELOS NA VISÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Rosária S. Justi

CONCEPÇÕES DE LICENCIADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Regina M. Rabello Borges, Karine Rabello Borges

O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO: LEI E TABELA PERIÓDICA. UMA REFLEXÃO PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM QUÍMICA
Luiz S. das Neves, Isauro B. Nuñez, Betânia L. Ramalho, Gleba C. L. da Silveira, Ana Lúcia P. Diniz
 
 



3ª Sessão: 07/11/01, 17:00 – 19:00h

Sala Amizade

(Coordenadora: Rosália Aragão)

A FALTA QUE UMA "BOA" INTERAÇÃO COGNITIVA FAZ AO PROFESSOR DE QUÍMICA
Mara S. Cesário da Mota, Rosália M. R. de Aragão

O PROFESSOR ARTISTA-REFLEXIVO DE FÍSICA, A PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA E A MODELAGEM ANALÓGICA
Glória Queiroz, Luiz A. Guimarães, Marcelo C. F. Boa

AS RELAÇÕES AFETIVAS NA SALA DE AULA COMO FATORES MOTIVACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA
Ana L. B. de Paula, Ana M. de Oliveira Cunha

O REPERTÓRIO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AO ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL FUNDAMENTAL
Nilma S. da Silva, Arnaldo Vaz
 
 


Sala Participação

(Coordenador: Laércio Ferracioli)

ENSINO DE CIÊNCIAS EM AMBIENTES VIRTUAIS: A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE AS DIFERENÇAS NA SUA PRÁTICA INTRODUZIDAS PELO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
Margareth Mayer, Heloisa Bastos, Sílvio Costa, Jeane Numeriano

ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E O ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA
Marcelo Eichler, Shirley M. Silva, José C. Del Pino

REDES E FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES EM CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA
Fábio da Purificação de Bastos

AVALIANDO PRÁTICAS DIDÁTICAS DE UTILIZAÇÃO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Taniamara V. Chaves, Joviane Mezzomo, Eduardo A. Terrazzan
 
 

Sala Motivação

(Coordenador: José de Pinho Alves Filho)

AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE E SUA ABORDAGEM EM LIVROS PARADIDÁTICOS
Márcia S. Anjo Reis, Graça Aparecida Cicillini

COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA ABORDAM A QUESTÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL?
Cristiane P. Andrade, Válter Forastieri, Charbel Niño El-Hani

ESTUDO PILOTO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DA CADEIA ALIMENTAR
Maria Cristina Leal

ANÁLISE DO PROCESSO DE RE-ELABORAÇÃO DISCURSIVA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA UM TEXTO DIDÁTICO
Isabel Martins, Mariana Cassab, Marcelo Boreges Rocha
 
 

Sala Desenvolvimento

(Coordenador: Otávio Maldaner)

PESQUISAR EM AULA: ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS
Maria do Carmo Galiazi, Roque Moraes

ARGUMENTAÇÃO: ANÁLISES A PARTIR DE UM PRINCÍPIO DE PESQUISA VIVENCIADO EM SALA DE AULA
Valderez M. R. Lima, Roque Moraes, Maurivan G. Ramos

PROFESSOR/A DE CIÊNCIAS E DE QUÍMICA: A BUSCA DE UMA IDENTIDADE
Cesar V. M. Lopes, Diogo O. Souza, José Claudio Del Pino
 
 



4ª Sessão: 08/11/01, 10:30 – 12:30h

Sala Amizade

(Coordenadora: Guaracira Gouvêa)

A EVOLUÇÃO DE UM GRUPO DE APRENDIZAGEM NUM CURSO DE FÍSICA DE ENSINO MÉDIO
Marcelo Alves Barros, Elisabeth Barolli, Alberto Villani

O USO DE ANALOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO POR PROFESSORES DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Daniela Frigo Ferraz, Eduardo Adolfo Terrazzan

OS ESPAÇOS OCUPADOS PELAS IMAGENS CANÔNICAS DA BIOOGIA EM SALA DE AULA EM SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
Claudia Avellar Freitas

CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE DISCURSO PARA A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO DE IMAGENS EM AULAS DE FÍSICA
Henrique César da Silva, Maria J. P. de Almeida
 
 


Sala Participação

(Coordenadora: Conceição Barbosa Lima)

UMA REFLEXÃO SOBRE PRÁTICA E AÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE FÍSICA
Doralice Bortoloci Ferreira, Alberto Villani

O CASO DO JOÃOZINHO DA MARÉ E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE FUTURAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDOS DE CASO E APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DOCENTE
Silvia Regina Q.A. Zuliani

ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MARCAS DA DIFERENÇA
Terezinha Valim Oliver Gonçalves

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA E A INTERDISCIPLINARIDADE
Jose de Pinho Alves Filho, Terezinha de Fátima Pinheiro, Maurício Pietrocola
 
 

Sala Motivação

(Coordenador: João Batista Siqueira Harres)

CONCEPÇÕES SOBRE O CONCEITO DE SAÚDE E DOENÇA POR ESTUDANTES DE SAÚDE PÚBLICA
Márcia Regina Pfuetzenreiter, José Francisco Custódio F., Raica Koepsel

COMPREENSÕES DE ESTUDANTES DE FÍSICA DE ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA ASTRONOMIA
Alexandre Medeiros, Maria Amélia Monteiro

MODELOS DE ATMOSFERA APRESENTADOS POR ESTUDANTES BRASILEIROS
Henri Araújo Lebouef, A. Tarciso Borges

POSSIBILIDADES E DIFICULDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA CÉLULA: MODELO MENTAL E REPRESENTAÇÃO VISUAL
Margarete Fátima Costa Nadalini, Lenice H.A. Silva
 
 

Sala Desenvolvimento

(Coordenadora: Dominique Colinvaux)

COMO ALUNOS E PROFESSORES ENTENDEM O PROPÓSITO DE UMA ATIVIDADE DE LABORATÓRIO
Eliane Ferreira Sá, Oto Borges

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PRÁTICOS NO LABORATÓRIO ESCOLAR
A. Tarciso Borges, Oto Nerio Borges, Marcus Vinícius Duarte Silva, Alessandro Damásio Trani Gomes

OS LUGARES DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA IDENTIFICAÇÃO DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Antonio Carlos Rodrigues Amorim, Maria Clotilde de Corrêa Curado, André Pietsch Lima

UM DIÁLOGO COM TRABALHOS SOBRE EXPERIMENTAÇÃO NAS CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria José P.M. de Almeida, Benigno Barreto Filho
 
 

Sala Integração

(Coordenadora: Nadir Ferrari)

ALBABETIZAÇÃO CIENTÍFICA-TECNOLÓGICA PARA QUÊ?
Décio Auler, Demétrio Delizoicov

INDÚSTRIA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: COMO SE CONSTRÓI ESTA RELAÇÃO?
Maira Ferreira

A FÍSICA ESCOLAR IDENTIFICADA POR TRABALHADORES INDUSTRIAIS EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS
Nilson Marcos Dias Garcia

TECNOLOGIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: RECONTEXTUALIZAÇÃO NO "NOVO ENSINO MÉDIO"
Rozana Gomes de Abreu
 
 




5ª Sessão: 08/11/01, 17:00 – 19:00h

Sala Amizade

(Coordenador: Luiz O.Q. Peduzzi)

O DIÁRIO DE AULA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RELEXIVOS: RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES ESTAGIÁRIOS DE BIOLOGIA/GEOLOGIA
Maria Helena Santos Silva, Maria da Conceição Duarte

TUTORIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS – UM MODELO PAUTADO NA RACIONALIDADE PRÁTICA
Maria Inês Freitas Petrucci dos Santos Rosa, Abrahão Gomes Medeiros, Eunice Kimie Higa Shimabukuro

A CRÔNICA DA DISCIPLINA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Elisabeth Barolli, Marisa Franzoni, Alberto Villani, Denise de Freitas

DA RECEITA AO MODELO: COMO ARTICULAR CONTEÚDOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DOCENTE?
Silvia Nogueira Chaves
 
 

Sala Participação

(Coordenadora: Sonia Krapas)

FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE
Sergio de Mello Arruda, Alberto Villani

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA REALIZADO EM NOSSAS ESCOLAS
Paulo Marcelo M. Teixeira

UM PROJETO DE PESQUISA NO APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES
Jesuína Lopes de Almeida Pacca

A (RE)CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO FORMATIVA
Carmem Lídia Pires Martinez, Lizete Maria Orquiza de Carvalho
 
 

Sala Motivação

(Coordenador: A. Tarciso Borges)

ENSINANDO CIÊNCIAS NATURAIS NUMA PERSPECTIVA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA
Daniela Corrêa da Rosa, Eduardo Adolfo Terrazzan

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NECESSÁRIO À SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA CIÊNCIA
Viviane Galvão Villani

CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE FÍSICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA E SUA TRANSFORMAÇÃO POR UMA ABORDAGEM CONTEXTUAL DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Elder Sales Teixeira, Charbel Niño El-Hani , Olival Freire Jr.
 
 


Sala Desenvolvimento

(Coordenadora: Irene Carniatto)

AVANÇANDO A PARTIR DAS PRÓPRIAS PEGADAS: DESENVOLVIMENTO CURRICULAR COM EDUCAÇÃO DE PROFESSORES
Roque Moraes, Cristina Silveira de Faria, Ronaldo Mancuso

DIFERENTES CONTEXTOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DOS PARÂMETROS NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO: INTEGRAÇÃO COM BASE NO MERCADO
Alice Casimiro Lopes, Maria Margarida Gomes, Inilcéa dos Santos Lima

AS CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. PERSPECTIVAS ATUAIS
Elizabeth Fernandes de Macedo

ENTRE O SONHO E A REALIDADE: COMPARANDO CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE 1ª A 4ª SÉRIES SOBRE ENSIO DE CIÊNCIAS COM A PROPOSTA DOS PCNS
Maria Angela V. de Almeida, Heloisa F.B.N. Bastos, Eneri S.C. de Albuquerque, Margareth Mayer
 
 


6ª Sessão: 09/11/01, 10:30 – 12:30

Sala Amizade

(Coordenador: Fábio da Purificação de Bastos)

DIMENSÕES DOS MODELOS PEDAGÓGICOS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DO FENÔMENO DA FOTOSSÍNTESE
Fátima Alves, Sonia Krapas

SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CARACTERIZANDO ALGUNS EXEMPLOS E BUSCANDO SUAS ORIGENS
Renato Eugênio da Silva Diniz, Luciana Maria Campos Lunardi, Fernando Bastos

O PENSAMENTO DO PROFESSOR: O TRABALHO COM PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Sebastião Franco da Silva, Isauro Beltrán Núñez, Betânea Leite Ramalho

O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE O QUE PENSAM OS ALUNOS . UMA PESQUISA EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE FORMAÇÃO NO CASO DAS CONCEPÇÕES SOBRE A FORMA DA TERRA
João Batista Siqueira Harres, Lígia Bergesh Rocha, Tatiane Henz
 
 



Sala Participação

(Coordenador: Henrique Breuckmann)

DESVENDANDO DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA RELACIONADAS AO GÊNERO DO ALUNO – UMA APLICAÇÃO DE MODELAGEM MULTINÍVEL AO SAEB 99
Luciana Arruda

O USO DA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL NA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Ileana Maria Greca, Marco Antonio Moreira

OBJEÇÕES EM RELAÇÃO A PROPOSTAS CONSTRUTIVISTAS PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DE REFERENCIAIS TEÓRICOS NORTEADORES DA PESQUISA E DO ENSINO
Fernando Bastos, Roberto Nardi, Renato Eugênio da Silva Diniz

PERFIL CONCEITUAL E/OU PERFIL SUBJETIVO?
Alberto Villani, Sergio de Mello Arruda, Carlos Eduardo Laburu
 
 

Sala Motivação

(Coordenador: Carlos Alberto Souza)

AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PRODUZIDOS DE FORMA INTEGRADA EM ATIVIDADES DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA
José Cláudio Del Pino, Ana Grace Pellenz, Marcelo Eichler

AS FORMAS E A CONSTRUÇÃO DA (INTER)SUBJETIVIDADE EM UM GRUPO DE PROFESSORES: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA E SEUS DISCURSOS
Juarez Melgaço Valadares, Alberto Villani

APRENDER A ENSINAR: A REFLEXÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
Marcos Daniel Longuini, Roberto Nardi

CONTRIBUIÇÕES DE UM FORMADOR DE ÁREA CIENTÍFICA ESPECÍFICA PARA A FUTURA AÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA
Lenice Heloísa de Arruda Silva
 
 

Sala União

(Coordenador: José Luiz Silva)

COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL EM SALAS DE AULA
Flávia Maria Teixeira dos Santos, Eduardo Fleury Mortimer

AULA DE CIÊNCIAS SOB UM OLHAR VYGOTSKYANO E BAKHTINIANO: SERÁ QUE GOLFINHO E BALEIA É PEIXE?
Daniela Lopes Scarpa, Silvia Luzia Frateschi Trivelato

A ARGUMENTAÇÃO EM DISCUSSÕES SÓCIO-CIENTÍFICAS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO
Wildson L.P. dos Santos, Eduardo Fleury Mortimer, Philip H. Scott

INVESTIGAÇÃO NARRATIVA: UMA POSSIBILIDADE PARA A PESQUISA EM ENSINO SEGUNDO O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE
Irene Carniatto, Rosália M.R. de Aragão
 
 

Sala Integração

(Coordenador: Bernardo Buchweitz)

A LINGUAGEM E O ENSINO DE FÍSICA NA ESCOLA FUNDAMENTAL
M.C. Barbosa Lima, A.M. Pessoa de Carvalho

O DISCURSO DE ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM QUÍMICA: ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE PESQUISA
Salete Linhares Queiróz, Maria José P.M. de Almeida

PROBLEMAS DE LINGUAGEM NA CONCEITUAÇÃO DA PALAVRA MASSA
Cleide de Farias Medeiros, Alexandre Medeiros, Severino Bezerra Filho

OS RAIOS NO IMAGINÁRIO POPULAR
Alexandre Medeiros, Cleide de Farias Medeiros
 
 

7ª Sessão: 10/11/01, 10:30 – 12:30h

Sala Amizade

(Coordenador: Fernando Bastos)

EDUCAÇÃO CONTINUADA ‘IN LOCUS’: ENCONTROS EM DESENCONTROS
Nora Ney Santos Barcelos, Alberto Villani

PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL COM TEMAS DE GEOCIÊNCIAS
Maurício Compiani, Silvia F. M. Figueirôa, Pedro W. Gonçalves, Vívian B. Newerla, Adriano Nogueira, Alexandre Altomani, Gabriela Finco, Fernanda K. M. da Silva, Maria José L. de Souza, Nancy N. G. Sugahara, Heronilda de Alcântara, Ana Mara F. Picciuto , Santa B. da Silva Neta, Luzia M. G. Teixeira, Maria da Glória Lourenço, Maria do Socorro O. Carvalho, Inês dos S. Vieira, Genir F. B. dos Santos, Genoefa T. dal Bó Marquezini, Helena Ceolin, Denise Y. S. Sumaio

DILEMAS, CONSCIENTIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL ENTRE PROFESSORES EM ESPECIALIZAÇÃO
Luciana Resende Allain
 
 

Sala Participação

(Coordenador: Regina Helena Munhoz)

EDUCAÇÃO, AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS CONCEPÇÕES HISTÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA SOCIEDADE ATUAL
Edson Roberto Oaigen, Beloni Domingues, Claudete Matias, Daniela Von Rohr, Giana Somavilla, Marlise Luiz da Silveira, Camila Migliavacca

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE MEIO AMBIENTE, A ESPÉCIE HUMANA, CIDADANIA E ESCOLA: IMPLICAÇÕES NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Daisi Teresinha Chapani, Ana Maria Lombardi Daibem

O QUE HÁ DO OUTRO LADO DO MURO? UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Sirlei Sebastiana Polidoro Campos

ANÁLISE DOS TRABALHOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL APRESENTADOS NOS ENCONTROS DE BIÓLOGOS DO CRB-1 DE 1996 A 2001
Taciana Neto Leme
 
 

Sala Motivação

(Coordenador: João Batista Siqueira Harres)

COMO OS PROFESSORES CONCEBEM OS OBJETIVOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves, Oto Borges

RECONHECENDO O DESENVOLVIMENTO DO ‘CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO’
Mirian Pacheco Silva, Washington L.P. Carvalho

COMO OS PROFESSORES CONCEBEM O ENSINO DE CIÊNCIAS IDEAL
Marina Assis, Oto Borges

EVOLUÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA SOBRE METODOLOGIA: ANÁLISE DE UM CASO
Verno Krüger
 
 

Sala Desenvolvimento

(Coordenadora: Sonia Krapas)

DO SABER CIENTÍFICO AO SABER APRESENTADO: ESTUDO DE DUAS EXPOSIÇÕES DO MAST
Maria Esther Valente, Sibele Cazelli, Fátima Alves, Guaracira Gouvêa, Martha Marandino, Douglas Falcão

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES INFORMAIS DIANTE DA INICIAÇÃO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO BÁSICO NO RIO GRANDE DO SUL, MATO GROSSO E RORAIMA: uma análise do valor formativo das Feiras de Ciências
Edson Roberto Oaigen, Patricia N. dos Santos, Ricardo B. Morais

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS
Henrique João Breuckmann, Dinamar Lemos Reynaldo, Marlene Salete Koch Lins

OS DIFERENTES SABERES NA AÇÃO DE MONITORES EM ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DE OBJETOS TÉCNICOS
Silvania Sousa do Nascimento, Dominique Davous, Annick Weil-Barais
 
 

Sala Integração

(Coordenador: Sebastião Franco da Silva)

A RECONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS COMO UMA FERRAMENTA HEURÍSTICA NO ENSINO DA FÍSICA
Alexandre Medeiros, Francisco Nairon Monteiro Jr

PLANEJAMENTO DA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA
A. Tarciso Borges, Oto Borges, Arnaldo Vaz

ATIVIDADES EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DE TECNOLOGIA
Jurandyr C.N.L. Neto, Dirceu da Silva

PENSAMENTO MATEMÁTICO CONTÍNUO E DISCRETO EM SALA DE AULA
Samuel Jurkiewicz, Clicia Valladares Peixoto Friedmann
 
 

APRESENTAÇÕES EM PAINEL

1ª Sessão: 08/11/01, 14:30 – 16:30, Salas Integração e Amizade

HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: DIFICULDADE DOS PROFESSORES
Ana M. de O. Cunha

INTERAÇÕES TRIÁDICAS ENTRE LICENCIADOS, PROFESSORES E FORMADORES NA LICENCIATURA DE QUÍMICA/CIÊNCIAS
Lenir B. Zanon, Roseli P. Schnetzler

INTERPRETACIÓN CULTURAL DE LA CONCEPCIÓN DE NATURALEZA DE NUEVE GRUPOS ETNICOS COLOMBIANOS: ESTUDIO DOCUMENTAL
Lyda Mojica Rios, Martha L. O. Raigosa, Claudia M. P. Navas, Adela Molina

INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES DE EXPERIMENTAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA QUÍMICA DA PUCRS
Berenice A. Rosito, Maurivan G. Ramos, Concetta S. Ferraro, Rejane R. de Azambuja

INVESTIGANDO O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA
Stella M. M. Kraetzig, Mary Angela L. Amorim

MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Sandra C. S. M. Nunes, José Luis P. B. Silva, Charbel N. El-Hani

MESTRES ILUSTRES: IMAGENS LITERÁRIAS DO BOM PROFESSOR E SUA PRÁTICA
Pedro da C. P. Neto

MODELAMENTO, SIMULAÇÃO E COMPUTADORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS E LIMITAÇÕES
Alexandre A. Barbosa Xavier, Antônio T. Borges

MUITO TRABALHO EM BUSCA DE UM MELHOR RENDIMENTO
João Freitas

O CIENTISTA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
R. V. M. Silveira, L. C. B. Tolentino Neto

O CONCEITO DE ECOSSISTEMA COMO UM DOS PILARES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS IDÉIAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
João Mendonça Filho, Maria Guiomar C. Tomazello

O CONCEITO DE HERANÇA BIOLÓGICA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO
A.C. Cantiello, S.L.F. Trivelato

O CONHECIMENTO FÍSICO E A LINGUAGEM
Carla M. A. de Oliveira, Anna M. Pessoa de Carvalho

O CONHECIMENTO FÍSICO NO NÍVEL FUNDAMENTAL: DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA À IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Maria L. V. dos S. Abib, Anna M. P. de Carvalho

O ENSINO DE CIÊNCIAS E O LIVRO-TEXTO NO COTIDIANO ESCOLAR
Catarina F. de O. Fraga

O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Edel Ern, Joanez A. Aires

O EXERCÍCIO DA FALA E DA ESCRITA NUMA RECONSTRUÇÃO CURRICULAR COLETIVA: DA COMUNICAÇÃO DESCRITIVA PARA A CONSTITUIÇÃO NO DISCURSO
Cristina S. de Faria, Roque Moraes

O PERFIL EDUCATIVO DOS MUSEUS DE CIÊNCIA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Lúcia Rebello, Sonia Krapas

O PROJETO GENOMA E O ENSINO DE BIOLOGIA
Rosemeire R. Canal, Fernando Bastos

O PROFESSOR E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA SALA DE AULA
Marcelo Borges Rocha, Isabel Martins

O USO DE ROTEIROS ABERTOS EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: EXEMPLOS NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA NO NÍVEL MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Claudio L. Hernandez, Luiz Clement, Eduardo A. Terrazan

O USO DA CALCULADORA NA SALA DE AULA E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO SOBRE ESTE TEMA
Rita de Cássia Pistóia Mariani

OBJETIVOS DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: UMA PESQUISA COLETIVA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria do Carmo Galiazzi, Jusseli M. de Barros Rocha, Luiz Carlos Schmitz, Moacir Langoni de Souza, Sérgio Giesta, Fábio Peres Gonçalves

OBSERVANDO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE NOÇÕES CIENTÍFICAS EM CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA
Gislaine A. R. da S. Rossetto, Eduardo A. Terrazan

OS DISCURSOS E SUAS IMPLICAÇÕES EM SALA DE AULA
Alberto Villani, Dulceval Andrade Santana

OS RESULTADOS DAS OFICINAS DE ASTRONOMIA EM FEIRAS DE CIÊNCIAS COM A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Rute H. Trevisan, Cleiton Joni B. Lattari, Daniel T. Sanzovo, Vanessa Queiroz

PENSANDO SOBRE REFLEXÃO
Magda M. Pechliye, Silvia F. Trivelato

PESQUISA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS
Tânia Aparecida da Silva, Vera L. Bahl de Oliveira, Álvaro Lorencini

PODE O ENSINO DA FÍSICA PRESCINDIR DA MATEMÁTICA?
Ana Maria de Oliveira

PORQUE NÃO ESTUDAR ENTALPIA DO ENSINO MÉDIO
José L. P. B. Silva

PRATICANDO E AVALIANDO UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NA REALIZAÇÀO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA: UM EXEMPLO ILUSTRATIVO EM FÍSICA MODERNA
Claudio L. Hernandez, Luiz Clement, Eduardo A. Terrazan

O PERFIL DO PROFESSOR DE BIOLOGIA: DIFICULDADES E DILEMAS NA PRÁTICA EDUCATIVA
Vera L. B. de Oliveira, R. M. do Aragão

PROFESSOR: MEDIADOR ENTRE O ABSTRATO E O CONCRETO
Margareth Mayer, Ana Maria dos A. Carneiro-Leão, Zélia Jófili, Heloisa Bastos

PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA (PROVOC) NA UFMG - AVALIAÇÃO DE UM MODELO EDUCACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO
Gisele B. M. de Oliveira, Izabella F. de A. Silva

REPENSANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GRUPOS DE TRABALHO DE PROFESSORES DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Claudio L. Hernandez, Taniamara V. Chaves, Luiz Clement, Joviane Mezzomo, Eduardo A. Terrazan

RODAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM APRENDIZADO LÚDICO E PRAZEROSO
Celi R. C. Dominguez, Silvia F. Trivelato

SABERES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Maria E. A. Marcondes de André

SE A PRÁTICA DOCENTE É UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES, PODERIA O DIÁRIO DE AULA SER UM DOS SEUS ATALHOS?
Cristiane Dias e Sarmento, Luciana Resende Allain

SERMOS OU TORNARMO-NOS HUMANOS É RELEVANTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS?
Elenise C. Pires de Andrade

SITUAÇÃO E POSSIBILIDADE DO USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA
Claudio L. Hernandez, Luiz Clement, Eduardo A. Terrazan

TEMAS TRANSVERSAIS: POSSIBILIDADES DE UMA "PRAXIS"NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria C. Ribeiro Cohen

TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA CLÁSSICA: EXEMPLOS EM TERMODINÂMICA E ELETROMAGNETISMO
Taniamara V. Chaves, Joviane Mezzomo, Eduardo A. Terrazan

TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA MODERNA: UM EXEMPLO DE RELATIVIDADE
Taniamara V. Chaves, Joviane Mezzomo, Eduardo A. Terrazan

TRANSFORMAÇÒES DO TEXTO CIENTÍFICO EM TEXTO DE DIVULGAÇÃO: O CASO DA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS
Guaracira Gouvêa, Henrique L. de Barros

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM A MODELAGEM COMPUTACIONAL SEMIQUANTITATIVA EM TÓPICOS DE CIÊNCIAS
Giuseppi Camiletti, Laércio Ferracioli

UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA "A" NA FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIADO EM FÍSICA DA UFSC
Fabiane A. S. S. Silva, Luiz O. Q. Peduzzi

UM EXEMPLO DE CONSTRUÇÃO DE UMA ILHA DE RACIONALIDADE EM TORNO DA NOÇÃO DE ENERGIA
Terezinha de Fatima Pinheiro, Maurício Pietrocola, José de P. A. Filho, Carlos Daniel O. Rodrigues

UM LEVANTAMENTO DAS IDÉIAS DE PROFESSORES EM SERVIÇO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DE TEXTOS NÃO DIDÁTICOS EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Taniamara V. Chaves, Joviane Mezzomo, Eduardo A. Terrazan

UMA BOA AULA DE BIOLOGIA: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UM GRUPO DE ALUNOS E PROFESSORES
Maria H. da S. Carneiro

UMA PROPOSTA DE DINAMIZAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA Maria B. de M. Cunha
Maricleide P. de Lima, Maria da C. Marinho Oki, Soraia Freaza Lôbo

VISÃO DE CIÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
Viviana Briccia do Nascimento, Anna M. P. de Carvalho

VISÃO DOS FORMADORES DE PROFESSORES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA
Ana M. da S. Arruda, Tânia Clarice S. de Souza, Maria L. V. dos S. Abib

VIVÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO EM ENFERMAGEM COMO PROJETO: UMA REFLEXÃO METODOLÓGICA
Márcia R. A. Rocha, Mara Alice F. de Abreu
 
 

2ª Sessão: 09/11/01, 14:30 – 16:30, Salas Integração e Amizade




A AVALIAÇÃO COMO TEMA NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO "EPEB"
Mary A. Leivas Amorim, Edel Eren

A DIMENSÃO SOCIAL DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO SÓCIO-CULTURAL EM CIÊNCIAS
Célia M. do Amaral Gurgel

A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL
Cláudia Piccinini, Isabel Martins

A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS: ARTICULAÇÕES PARA SITUAR, ENTENDER E REVER A PRÓPRIA AÇÃO DOCENTE
Milton A. Auth, José A. Angotti

A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NAS AULAS DE QUÍMICA: UM ESTUDO PRELIMINAR DE SABERES DOS PROFESSORES
Márcia G. Lima da Silva, Isauro B. Nuñez, Betânia L. Ramalho

A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DE 5a A 8a SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: TENDÊNCIAS DA PESQUISA ACADÊMICA ENTRE 1972 E 1995
Edílson Duarte dos Santos, Jorge Megid Neto

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA MODALIDADES DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, AVALIAÇÃO DE UM CURSO
Raquel A. V. Mendes, Dietrich Schiel, Edna M. Zuffi

A FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS E A NOÇÃO DE OBJETIVO-OBSTÁCULO NAS SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS
Elio Carlos Ricardo

A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS NO APRENDIZADO DOS CONCEITOS DE ASTRONOMIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Cleiton Joni B. Lattari, Rute H. Trevisan, Daniel T. Sanzovo, Vanessa Queiroz

A MUDANÇA DE ALGUMAS CONCEPÇÕES E/OU CRENÇAS DOS PROFESSORES DE SÉRIES INICIAIS: UM DESAFIO A ENFRENTAR DURANTE O CURSO DE FORMAÇÃO
Daniela C. da Rosa, Eduardo A. Terrazan

A PARTE DIVERSIFICADA DO CURRÍCULO E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Elio Carlos Ricardo

A PERTURBAÇÃO DO CONTRATO DIDÁTICO E O GERENCIAMENTO DOS PARADOXOS
Elio Carlos Ricardo, Iône I. P. Slongo, Maurício Pietrocola

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ANÁLISE DAS MONOGRAFIAS PRODUZIDAS
Renato E. da Silva Diniz, Luciana M. L. Campos, Raquel Bedani, Maisa B. Ciampi

A PRODUÇÃO TEXTUAL EM EDUCAÇÃO NA BIOQUÍMICA Rochele Q. Loguercio
José C. Del Pino, Diogo de Souza

A TECNOLOGIA COMO EIXO INTEGRADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ARTICULADOS COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Cristina C. Rubega

ABORDAGEM DE TEMAS DE SAÚDE UTILIZANDO A ANÁLISE DE UM TEXTO DIDÁTICO
Silvia Gilioli, Cláudio B. Filho, Maria S. P. de Arruda

ALFABETISMO CIENTÍFICO: NOVOS DESAFIOS NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO
Sibele Cazelli, Creso Franco

ALGUMAS CONCEPÇÕES E AÇÕES NO CAMPO DA SAÚDE, NO CONTEXTO DA FACULDADE DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Shirley N. Bueno, Sonia Krapas

ANÁLISE COM REFLEXÃO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE
Isabela C. T. Bozzini, Marcia R. Gomes Oliveira, Dulcimeire A. V. Zanon

ANALOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Naida Pimentel, Mary Angela L. Amorin, Daniela Frigo Ferraz, Lilian L. Pozzer, Daliane Spencer Dias, Leandro L. da Silva, Patricia M. Giraldi, Eduardo A. Terrazan

APRENDIZAGENS CONSIDERADAS SIGNIFICATIVAS PELOS ESTUDANTES
Bernardo Buchweitz

AS CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: DA PROPOSTA À PRÁTICA
Elio C. Ricardo, Arden Zylbersztajn

AS RELAÇÕES ENTRE PESQUISA E ENSINO NA VISÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA
Marcus Soares, Isabel Martins

ATIVIDADE PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Gislaine A. R. da S. Rossetto, Eduardo A. Terrazan, Mary A. L. Amorim

ATIVIDADES DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Maria C. Paternoso S. de Azevedo, Anna M. P. de Carvalho

AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DO ESTAGIÁRIO A PARTIR DO ACOMPANHAMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA NA ESTAÇÃO CIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DO PROJETO CIRCUITO CIÊNCIA
Francisco Bryan, Leonardo B. de Azevedo, Ivo Leite

AVALIAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS
José L. P. B. Silva, Edilson F. de Moradillo

BUSCANDO NOVAS PROPOSTAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA Marília P. Linhares
Ana P. D. Bemfeito, Marly da S. Santos

COMO ADULTOS POUCO ESCOLARIZADOS ENTENDEM FENÔMENOS ELÉTRICOS
Lúcia M. Batista, Antonio T. Borges

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DE FÍSICA
Célia M. S. Gomes de Sousa, Maria Helena Fávero

CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UNIDADES PRÁTICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INVESTIGAÇÃO DE INTERRELAÇÕES
Fernanda Bringhenti, Paula Prá Veleda, Roque Moraes

CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE PARA AVALIAÇÃO DE "PERFIS CONCEITUAIS" RELATIVOS AO CONCEITO DE TEMPO
André Ferrer P. Martins, Jesuína L. de A. Pacca

CONSTRUINDO PONTES E FRONTEIRAS: GÊNERO DISCURSIVO DE UMA CLASSE UNIVERSITÁRIA DE FÍSICA
Ana G. Dumrauf, Silvina Cordero, Dominique Colinvaux

CONTRIBUIÇÕES DO MUSEU DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (MCT/UBEA/PUCRS) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Carmem Sílvia R. Marques, Regina M. Rabello Borges

DA ORGANIZAÇÃO AO COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO GERADO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO BRASIL: CONTRIBUIÇÃO À CRIAÇÃO DE FACILIDADES DE ACESSO E USO DA INFORMAÇÃO
Glória Georges Feres, Roberto Nardi

DESENVOLVIMENTO DE UM ORGANIZADOR PRÉVIO EXPERIMENTAL EM SALA DE AULA PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA PARTINDO DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS
Marcus Vinícius Pereira, Susana de Souza Barros

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: TRABALHANDO ATITUDES E VALORES NA SALA DE AULA
Maria Eloísa Farias

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA SALA DE AULA: AS ESCOLHAS DOS PROFESSORES
Isabel Martins, Inez Andrade, Eliane Trigo, Marcelo B. Rocha, Úrsula Monique Cruz, Allan Damasceno Rocha

DOCENTES PROTAGONISTAS NA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENSNO
Aurea Bottecchia Cilurzo

DOS RESULTADOS DE PESQUISAS ÀS PROPOSTAS DE AÇÃO: UM EXEMPLO DE NUTRIÇÃO HUMANA
Ana C. Moreira Ayres, Sandra E. Selles, Fabio Cechetti

EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E A UTILIZAÇÃO DE DIÁRIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Sandro Rogério V. Ustra, Eduardo A. Terrazan

EDUCAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA DOCENTES DE CIÊNCIAS
Marcia C. E. Dias

ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS: UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES INICIAIS
Daniela C. da Rosa, Eduardo A. Terrazan

EM BUSCA DE UMA CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO
Alexandre A. da Silva, Maria Lúcia V. do S. Abib

EPISTEMOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Rejane M. G. da Silva, Roseli P. Schnetzler

ESTUDO DA PRODUÇÃO ESCRITA DOS LICENCIANDOS DE QUÍMICA EM DISCIPLINA DE TUTORIAMENTO EM PRÁTICA DE ENSINO
Maurivan Güntzel Ramos, Valéria Corrêa Cossio

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE ESTRATÉGIAS E MATERIAIS EDUCATIVOS UTILIZADOS NA PREVENÇÃO E CONTROLE DA ESQUISTOSSOMOSE E OUTRAS HELMINTOSES
Maria Cecília P. Diniz, Virgínia T. Schall

FAUNA E FLORA DO CERRADO: CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO TRIÂNGULO MINEIRO
Marcelle S. C. Rodrigues, Ana Maria de O. Cunha

FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO: UM EXEMPLO NO TRATAMENTO DE FÍSICA TÉRMICA
Claudio L. Hernandez, Luiz Clement, Eduardo A. Terrazan

FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE VISÃO INTERDISCIPLINAR
Luciana de O. Lellis, Maria Eunice R. Marcondes

FORMAÇÀO CONTINUADA: ENSINO QUE PROMOVA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE MATEMÁTICA
J. Roberto da Silva

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA NUMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA
Sérgio Camargo, Roberto Nardi

FOTOGRAFIA, RADIOGRAFIA, TOMOGRAFIA E ULTRASSONOGRAFIA: A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE OS PROCESSOS FÍSICOS DE OBTENÇÃO DAS IMAGENS
Renato Q. Machado, Maria G. C. Tomazello

GRUPO DE ESTUDO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA
Luciana M.L. Campos, Renato E. da S. Diniz

O PLANEJAMENTO DO ENSINO A PARTIR DE UM MODELO PARA MUDANÇAS COGNITIVAS: UM EXEMPLO NA FÍSICA TÉRMICA
Orlando Aguiar Jr., João Filocre

A LINGUAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE
Mariana Cassab Torres, Isabel Martins

AS AULAS DE CIÊNCIAS E AS IDÉIAS DOS ALUNOS: ESTUDANDO MICROORGANISMOS NA 6ª SÉRIE
Renato E. da Silva Diniz, Raquel Bedani