a


ENCONTROS
PIBID-IFUSP

Encontros do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
do Instituto de Física da Universidade de São Paulo


······························        INÍCIO        CRÉDITOS        EDIÇÃO ATUAL        EDIÇÕES ANTERIORES        CONTATO        ······························





 Apresentação

 Participantes

 Trabalhos

 Ficha Catalográfica

 Caderno de Resumos
EDIÇÃO ATUAL - Resumo P07

Ano I [2014]


   A inserção dos licenciandos no cotidiano das escolas para reflexão e desenvolvimento de situações de aprendizagem, promove a sensibilização dos mesmos e a valorização do seu conhecimento. A observação e a prática à docência ganha importância na significação do tempo de permanência, por se tornar um espaço privilegiado que ajuda a construir a sua identificação, alicerçados por princípios orientadores para promoção de competências indispensáveis ao enfrentamento dos desafios sociais, culturais e profissionais. A coordenação de ações entre licenciandos e os alunos, reforçam a formação continuada de ações, com atitudes que possibilitam a percepção cooperativa e solidária, resultando numa síntese de saberes.
   Há inúmeros projetos e materiais disponíveis para que o gestor lidere e tenha a capacidade de estimular e orientar a sequência didática, porém, assumir o compromisso com a aprendizagem, implica uma nova abordagem dos conteúdos,.. implica a atuação do professor que analisa a participação deste aluno ativo, buscando uma leitura imagética que forneça indícios de evolução, um trabalho de valorização do que o aluno traz como conhecimento de mundo, para ser ampliado e aperfeiçoado, traduzindo a metodologia construtivista.
   A estratégia e a metodologia suscitam não só a construção do conhecimento, mas também a construção da disciplina. É apostar no planejar e atuar interagindo com os alunos, para o sucesso da aprendizagem. Observar que as regras da boa pedagogia também são aplicadas àqueles que estão aprendendo a ensinar, trabalhando a organização, com a construção de valores, como o planejamento, conteúdos, condições de acesso à organização, mudando radicalmente a ideia de aula de Física como algo sem apropriação e mais um fator de exclusão.
   À finalização, o licenciando tende a deixar de ser espectador ou reprodutor de conhecimento, para se apropriar do mesmo, verificando a coerência do seu posicionamento, consolidando conteúdos com atitudes, tornando-os facilitadores e parceiros na aprendizagem.
[PDF]

[ANTERIOR]     [PRÓXIMO]