a


ATAS
Seminário Ensinar com Pesquisa
Ensinar, Pesquisar e Aprender


······························        INÍCIO        CRÉDITOS        EDIÇÃO ATUAL        EDIÇÕES ANTERIORES        CONTATO        ······························





 Apresentação

 Participantes

 Trabalhos

 Ficha Catalográfica

 Caderno de Resumos
EDIÇÃO ATUAL - Resumo P10

Ano V [2012]


   Cada vez mais têm se intensificado o uso das novas tecnologias da informação na vida cotidiana e, também, no meio educacional. Dentre as várias formas pelas quais isso vem acontecendo, tanto no âmbito geral como no Ensino de Física, está bastante difundido o uso da internet para pesquisa ou obtenção de informações, das mais diferentes naturezas. Essa estratégia pode ter grande potencial, sendo facilitada pela exigência de eficientes programas de busca. No entanto, surgem dois problemas. Por um lado, o acesso à informação e seu grau de confiabilidade não são triviais, necessitando que se estabeleçam procedimentos e critérios de verificação. Por outro lado, a informação não necessariamente se transforma em conhecimento aprendido, seja pela forma de utilização, seja por razões mais intrínsecas, relacionadas à própria construção do conhecimento. Desde modo, o objetivo do presente trabalho é investigar os usos da internet como fonte de informação e a relação informação-aprendizagem. Para isso, primeiramente procuramos entender como a informação é indexada e como funcionam os programas de busca e sua confiabilidade, além de incluir um breve histórico sobre a própria internet. Paralelamente analisamos como o uso da internet vem sendo proposto, em livros didáticos mais recentes, e as expectativas implícitas nessas propostas. Espera-se que, dessa análise possam emergir alguns aspectos relacionados às condições de uso e sobre seu possível sentido como ferramenta ou meio de aprendizagem.