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ATAS
Seminário Ensinar com Pesquisa
Ensinar, Pesquisar e Aprender


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 Caderno de Resumos
EDIÇÃO ATUAL - Resumo P02

Ano V [2012]


   Temas ambientais são extensamente trabalhados pela mídia, sendo a Internet a principal fonte de material de consulta sobre esses assuntos, tanto para estudantes como para o público em geral. No entanto, dada a abrangência desses temas, o conjunto de notícias, informações e conhecimentos disponível é muito diversificado, sendo difícil, para os usuários dos sistemas de busca construir um panorama mais geral. Assim, o objetivo desse trabalho é investigar algumas características dessa forma de divulgação, no sentido de oferecer subsídios para sua utilização no contexto de ensino e aprendizagem. Pretendemos investigar, por exemplo, que compreensão sobre um dado tema é proporcionada através de pesquisas realizadas na internet a partir de palavras-chave de interesse. Assim, há um ano, em uma primeira etapa, analisamos o material que é disponibilizado nos sites quando se indica aquecimento global e mudança climática, do ponto de vista da natureza da informação veiculada. Usando metodologia semelhante, nessa segunda etapa, essa análise foi reproduzida, na expectativa de acompanhar a dinâmica entre o tema e a própria mídia. Assim, foi possível comparar, de diferentes pontos de vista, os resultados obtidos nesses períodos. Além disso, a partir da identificação das temáticas presentes, foram construídas categorias amplas que indicam as alterações observadas. Concluímos, em um primeiro momento, que as fontes nem sempre são atuais, proporcionando, em geral, abordagens pontuais. Percebemos, também, que as palavras-chave, nesse caso, apresentaram uma dinâmica própria, refletindo a consolidação da temática. Ao mesmo tempo, observa-se que prevalece uma linguagem que induz a existência de certezas, com ênfase, portanto em uma perspectiva de ciência como conhecimento baseado na sua autoridade própria e não passível de discussão. Nesse sentido, considerar esses aspectos é essencial para que a atuação dos professores possa ser mais efetiva.