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Seminário Ensinar com Pesquisa
Ensinar, Pesquisar e Aprender


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EDIÇÕES ANTERIORES - Resumo P13

Ano IV [2011]


ASTRONOMIA E CULTURA NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA ÚLTIMA DÉCADA

Marta de Souza Rodrigues
Vanessa Albuquerque
Clístines Mariano Daniel Merlucci
Cristina Leite

   Apresentar a ciência como construção humana, histórica e cultural tem sido preocupação dos pesquisadores em ensino de ciências. Acredita-se que estas características poderiam mostrar este saber como mais uma forma de interpretação da realidade, colaborando para: a compreensão das visões de mundo de povos antigos e diversas culturas contemporâneas; o conhecimento dos contextos culturais que envolvem a observação e utilização dos fenômenos astronômicos, além da conscientização de seus efeitos sobre a sociedade estudada, evitando uma visão etnocêntrica da compreensão do mundo.
   Na perspectiva de traçar um panorama das possíveis contribuições do tema para o ensino, este trabalho traz um estado da arte de pesquisas relacionadas à Astronomia e Cultura, descrevendo os objetivos e resultados apresentados por tais investigações. As fontes de busca foram os artigos publicados na última década nos principais eventos em ensino de ciências, em periódicos nacionais, revistas internacionais, banco de teses e dissertações, entre outros. Ao todo foram encontrados onze artigos sobre o tema. Após leitura das pesquisas selecionadas, procuramos agrupá-las em categorias elaboradas a partir da análise dos dados. Estas revelam os objetivos de cada trabalho: Reconhecimento cultural e Propostas de Ensino. Os trabalhos em Reconhecimento Cultural realizam um movimento de imersão em outra cultura, procurando desmistificar o caminho unívoco que a construção do conhecimento aparentar ter. Em Proposta de Ensino: Educação formal, classificamos os trabalhos que apresentam propostas de ensino interdisciplinares e que compartilham uma abordagem diferenciada, ao estabelecer relações entre astronomia e áreas humanísticas. Já em Proposta de Ensino: Educação não-formal, agrupamos os trabalhos que apresentam como objetivo a divulgação da astronomia de outras culturas ao grande público, de maneira a promover o respeito pela diversidade cultural, em contrapartida à uma visão etnocentrista. A quantidade reduzida de trabalhos relacionando Astronomia e Cultura é o principal aspecto para o qual nosso panorama chama a atenção. Tendo em vista as potencialidades educativas percebidas ao longo da análise, evidencia-se a necessidade de desenvolvimento desta área de pesquisa junto ao ensino de ciências.

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